Lynyrd Skynyrd

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

Por Paulo Haroldo

Tudo começou em Jacksonville, Flórida, quando Ronnie Van Zant – então com 16 anos – juntou alguns colegas de escola e fundou o Noble Five. Deste embrião participavam Gary Rossington e Allen Collins, a futura turbina de guitarras do LS. Enquanto matavam aulas para beber e fazer Rock ’n’ Roll, os cabeludos do NF eram perseguidos pelo seu professor de educação física – Leonard Skinner – que os suspendia seguidamente. Em "homenagem" ao professor, deram um show uma vez usando o seu nome, e a resposta foi tão boa que a banda resolveu adotar o nome Lynyrd Skynyrd.

1378 acessosLynyrd Skynyrd: banda processa ex-baterista e quer impedir filme5000 acessosCharles Manson: casamento era plano para expor seu cadáver

Em 1971 mudaram-se para Atlanta, Geórgia, a fim de se aproximar do movimento do Southern Rock, quando foram observados por Al Kooper, que prontamente se dispôs a produzi-los. Kooper ficou impressionado com o poder vocal de Van Zant e com uma música de Allen Collins, "Free Bird", que mais tarde se tornaria um hino do grupo. Em 1973, lançaram o primeiro álbum – "Pronounced’ lêh-nérd ‘skin-‘nérd" – tão bem recebido que foram convocados para abrir os shows da turnê do The Who pelos EUA.

Em 1974 lançaram seu 2º LP, "Second Helping", com a mesma mistura de country, blues e Hard Rock que os consagraria. Após o lançamento do 3º LP ("Nuthin’ Fancy"), o baterista Robert Burns sente cansaço e é substituído por Artymus Pyle. Em 1976 o grupo lança o ótimo "Gimme Back My Bullets", mas o guitarrista Ed King sai, para entrar em seu lugar o grande Steve Gaines. Nessa época também incorpora o line-up o trio vocal de apoio The Honkettes, onde canta Cassie Gaines, irmã de Steve. Com a nova formação, a banda lança o sensacional "One More From The Road", álbum duplo ao vivo platinado com uma antológica gravação de "Free Bird", clássica por unir lirismo e um furioso solo final de 6 minutos com 3 guitarras!

Em 07 de outubro de 1977, o LS lança "Street Survivor", que recebe disco de ouro. No dia 20 de outubro daquele ano, o Convair 240 turbo, privativo da banda, cai perto de uma floresta em McComb, Mississipi. Ronnie Van Zant, Steve Gaines, Cassie Gaines e o manager Dean Kilpatrick morrem instantaneamente. Os fãs ficam estarrecidos pela dimensão da tragédia e o grupo ganha uma notoriedade mundial nunca antes conquistada. Gary Rossington e Allen Collins montam em seguida a Rossington Collins Band junto com a vocalista Dale Krantz (futura esposa de Rossington) , e lançam dois álbuns de baixa repercussão. Aí Collins resolve montar sua Allen Collins Band mas sofre, em 1986, um traumático acidente de carro, no qual falece sua namorada e o deixa paralítico das pernas. Quatro anos mais tarde, morre de pneumonia.

Depois do acidente de avião o mundo do LS parecia resumir-se a coletâneas com gravações antigas e um disco-tributo ao vivo ("Southern by the Grace of God"), que conta com a participação especial de Steve Morse, Charlie Daniels, Jeff Carlisi e Donnie Van Zant (38º Special), subindo ao palco 5 guitarristas para tocar em "Free Bird". A formação do LS nesse show serviria de base para a banda lançar, em 1991, seu primeiro CD de estúdio com canções inéditas ("Lynyrd Skynyrd 1991"), já com Johnnie Van Zant, irmão de Ronnie, como vocalista oficial. Este CD marca a volta de Ed King, que forma o trio de guitarras com Rossington e Randall Hall (ex-Allen Collins Band). Seguiram-se "The Last Rebel" (93) e "Endangered Species" (94), ambos de estúdio.

É preciso dizer que sem Allen Collins e Steve Gaines as guitarras do LS nunca mais tiveram a mesma força. Apesar disso e do grande desnível vocal entre Johnny e Ronnie, o LS seguiu lotando estádios e quebrando recordes de audiência, tudo em cima do nome consagrado. Para comprovar o entusiasmo das apresentações ao vivo, foram lançados dois CDs duplos em seguida – "Southern Knights" e "Lyve From Steel Town". E para os saudosos de Ronnie Van Zant, foi reservado o lançamento, em 98, das gravações completas da primeira sessão no Muscle Shoals Studio, de 1971. Destas gravações fez parte o baterista Rickey Medlocke (inclusive cantando bonito na faixa White Dove), ex-Blackfoot, e que integra a atual formação do Skynyrd.

Em 1997 a banda lançou "Twenty" (alusivo ao aniversário de 20 anos do acidente aéreo) e bem recentemente "Edge of Forever". Assim como aconteceu com a morte de Duanne Allman em relação ao Allman Brothers, os fãs do Lynyrd Skynyrd preferem não pensar no sonho que acabou em 1977. Porém, mesmo lançando discos regularmente, o Lynyrd Skynyrd é hoje apenas um nome que dá muita saudade...

Várias bandas já tiveram 3 guitarristas em sua formação (Buffalo Springfield – ex de S. Stills e Neil Young, The Outlaws, New Riders of the Purple Sage, Quicksilver Messenger Service, Love, Groundhogs, e ao que tudo indica, o próximo Iron Maiden), mas nenhuma com 3 guitarras solo.

Apesar de ainda ser desconhecido de uma grande parte da comunidade do Rock, o Lynyrd Skynyrd tem 19 CDs lançados, uma 3CD–boxset e já vendeu mais de 30 milhões de álbuns até hoje.

O LS é um ícone nos States e a fama do clássico "Sweet Home Alabama" é tão grande que já virou cover de vários grupos pop e até foi citada num diálogo no filme Con Air, quando Nicholas Cage comenta "sutilmente", ao som da música, que espera que o avião em que estão também não caia...

O roadie Billy Powell foi efetivado como membro da banda após compor e tocar a introdução de Free Bird ao piano.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lynyrd SkynyrdLynyrd Skynyrd
Banda processa ex-baterista e quer impedir filme

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Lynyrd Skynyrd"

Lynyrd SkynyrdLynyrd Skynyrd
A história e curiosidades de "Sweet Home Alabama"

Em 1977Em 1977
O trágico acidente que vitimou o Lynyrd Skynyrd

Artimus PyleArtimus Pyle
O Lynyrd Skynyrd atual é uma fraude

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"

Charles MansonCharles Manson
Casamento era plano para expor seu cadáver

Dave MustaineDave Mustaine
Dez coisas que você não sabia sobre o vocalista

AerosmithAerosmith
As 20 frases mais ultrajantes de Steven Tyler

5000 acessosRafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio5000 acessosKid Vinil: "Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"5000 acessosHelter Skelter: a música que Charles Manson "roubou" dos Beatles5000 acessosMustaine: revelando qual sua composição preferida do Metallica5000 acessosLoudwire: os 50 maiores álbuns de metal da história5000 acessosCorey Taylor: "Scott Weiland é um preguiçoso de merda"

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online