17/10/09 - Tribes Brasil Edição 2 (Rio de Janeiro - RJ)
Por Tahoser Sharif
Fonte: Dança Tribal
Postado em 14 de outubro de 2009
RIO SEDIARÁ TRIBES BRASIL EDIÇÃO 2
Fusão contemporânea entre o moderno e o ancestral
A cidade do Rio de Janeiro será palco do maior evento nacional de Dança Tribal deste ano – o TRIBES BRASIL® Edição 2, cuja proposta é unir, difundir e promover a integração e troca de experiências entre professores, bailarinos, coreógrafos, aspirantes e os amantes deste novo estilo que conquistou admiradores por todo o mundo.
O evento ocorrerá entre os dias 17 de 18 de outubro, no Centro Cultural do Colégio Marista São José (Rua Conde de Bonfim, 1.067 - Tijuca - Rio de Janeiro), a partir das 10 horas da manhã, com entrada e estacionamento gratuitos. Todos os dançarinos, palestrantes e visitantes contarão com uma admirável infra-estrutura, composta por sala de audiovisual (com capacidade para 100 pessoas), uma grande sala de dança, três confortáveis camarins, um teatro (com capacidade para 400 pessoas), um galpão coberto e uma quadra.
Durante dois dias o visitante participará de uma programação diversificada, composta por Pocktet.Shows, palestras, mostra de vídeos, oficinas técnicas, Grand.Show Noturno e feira de produtos.
Entre os destaques do evento teremos os Pocket-Shows, apresentações gratuitas de curta duração que acontecem duas vezes durante o evento, podendo ter solos, duplas, trios ou grupos. A idéia é que as artistas fiquem prontas, já circulando com seus figurinos e, no momento marcado, são anunciadas e sobem no palco, assim como nos tradicionais festivais internacionais.
O evento contará este ano com dois palestrantes convidados, especialistas em suas áreas de atuação. Pryia Rupa ministrará a palestra "Deuses Hindus e suas Danças: Shiva - guerreiro e Krishna - o amor". Já Tahoser Sharif, do projeto Ventre Tempo – Nos Caminhos da Dança do Ventre, apresentará as palestras "Bacantes do Nilo: as festas das deusas egípcias" e "Ghawazee: dos templos ao tribal". Todas as palestras são gratuitas.
O público poderá assistir, gratuitamente, a duas mostras comentadas de vídeos. A primeira é um especial sobre a Dança Tribal, que explicará um pouco mais sobre este fascinante universo. A segunda, intitulada "Entendendo o Cinema Indiano", será comentada por Aline Mahive e mostrará um pouco mais sobre o rico universo das produções indianas: sua música, sua dança e figurinos. Para assistir a mostra aceitaremos doações para a ONG OITO VIDAS beneficiada pelo evento (valor simbólico sugerido de R$ 5,00).
Será oferecido quatorze Oficinas Técnicas que abordarão os princípios e fundamentos da Dança Tribal, assumindo também como desafio as novas fusões (como o Tango Fusion) e as habilidades corporais das mais diversas técnicas. Essas oficinas são pagas e ministradas por dançarinas e professoras do Rio de Janeiro (Aline Muhana, Carol Schavarosk, Jhade Sharif, Karine Xavier, Nadja el Balady, Rhada Nashpitz e Renata Violanti), São Paulo (Mariana Quadros) e Minas Gerais (Nanda Najla). As oficinas podem ser feitas juntas ou separadamente, de acordo com as necessidades do público.
Para abrilhantar o evento será realizado o Grand.Show Noturno, no dia 17 ás 19:30h, que reunirá solistas e grupos de Tribal de todo o Brasil, irmanados em uma grande festa multicultural, onde será celebrada a vida, a natureza, o feminino e a arte da dança.
A programação do evento, as inscrições para as Oficinas Técnicas e a compra dos ingressos do Grand.Show Noturno poderão ser acessadas através do site oficial do evento (www.dancatribal.com.br/tribes2009-ofestival).
Este evento é organizado pelas dançarinas e professoras Jhade Sharif e Nadja el Balady, nomes expressivos no cenário nacional e internacional da Dança Tribal, que estão se dedicando arduamente para que o TRIBES BRASIL® Edição 2 se consolide como um referencial do gênero no país.
Jhade Sharif conquistou este ano o título de campeã carioca e nacional de Dança Tribal, pelo Festival Internacional Tribal y Fusion Bel Fusco, e será a representante oficial do Brasil deste mesmo festival na Argentina, em 2010. Também é diretora e professora da ASMAHAN Escola de Artes Orientais, pioneira em aulas, shows e produções de Dança Tribal, tendo ministrado workshops por todo país.
Já Nadja el Balady é bailarina internacional, tendo estudado no festival "Ahlan wa Sahlan" no Cairo∕Egito e ministrado workshops em Roma, Turim, Nápoles e Milão. Desde 2005 se dedica ao estudo do Tribal e desenvolve pesquisas na Fusão Afro, fundindo o orientalismo à corporeidade afro-brasileira.
DANÇA TRIBAL - Fusão Étnica Universal
Tribal é um estilo contemporâneo de dança onde são valorizados aspectos étnicos de diversas culturas em fusão com conceitos de universo feminino e união. O Tribal é guiado pela filosofia da multiplicidade de estilos: tantas são as etnias presentes no mundo, tantas são as possibilidades da criação.
Elementos comuns nos aspectos coreográficos das criações do estilo são: os movimentos sinuosos que celebram o feminino e seu poder gerador de vida. Da mesma forma, muitas das criações em grupo podem sugerir tribos de mulheres unidas na beleza e na arte.
Desta forma, é possível fundir conceitos e movimentos de danças étnicas das mais variadas regiões do planeta, tais como a Dança do Ventre, Flamenco, Bollywood, Hip Hop, entre outras. Incorpora também elementos das danças tribais, folclóricas e ritualísticas de diversas partes do Oriente e da África Central, além dos movimentos de animais e elementos sagrados da Terra.
O estilo surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, pela coreógrafa Jamila Salimpour que, após longa viagem pelo Oriente Médio e norte da África, criou um estilo onde unia movimentos de danças folclóricas de países como Marrocos, Argélia, Líbia e Egito, criando um estilo único.
Esta nova estética permite a fusão de diversas etnias e assim expressar melhor a ancestralidade presente em cada uma delas. Com sua modernidade e seu inusitado contraste entre o arquétipo do coletivo, do ritualístico e do poder feminino na criação, possibilita a liberdade para que as artistas ampliem seu vocabulário gestual, utilizando também técnicas ocidentais e dêem vazão ao seu gosto pelo exótico e alternativo.
Não sem motivos o Tribal se tornou uma nova referência estética de dança, figurino e música, representando a atualização estética com o que há de mais significativo na fusão contemporânea entre o moderno e o ancestral.
Para citar a bailarina americana Sharon Kihara (Bellydance Superstars), desde a criação do "ATS" (American Tribal Style), na década de 60, até as fusões recentes do tribal com outras linhas estéticas de dança, o que encontramos no Estilo Tribal são "mulheres unidas para realizar algo muito poderoso juntas, transformando a si mesmas e as sociedades que as cercam, através da cultura."
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O TRIBES BRASIL® Edição 2 também tem cunho social e estará arrecadando doações de qualquer valor para a ONG de proteção animal Oito Vidas (www.oitovidas.org.br), dedicada aos animais de rua, aqueles excedentes urbanos que foram abandonados à própria sorte.
A Oito Vidas terá um representante durante todos os dias do evento para arrecadar, além de contribuições financeiras, doações de jornal, remédios, brinquedinhos e sacos plásticos.
PROGRAMAÇÃO
17 de Outubro
10:00 - Abertura do Tribal.Fest® Edição 2
10:00 - Oficina "Bollywood Combos", com Jhade Sharif e Aline Maahive
11:00 - Oficina "Tribal Fusion: Explorando os Contrastes, com Mariana Quadros
Mostra gratuita de Vídeos de Dança Tribal
12:00 - Oficina "Afro Fusion", com Nadja al Balady e percussão ao vivo
14:00 - Oficina "Expressão Corporal", com Renata Violanti
Oficina "Ritmos com Snujs", com Aline Muhana
15:00 - Oficina "Zambra", com Karine Xavier
Palestra gratuita "Deuses Hindus e suas Danças: Shiva - guerreiro e Krishna - o amor, com Pryia Rupa
16:00 - Oficina "Gothic Fusion", com Jhade Sharif
Mostra gratuita comentada de vídeos de Bollywood "Entendendo o Cinema Indiano", com Aline Mahive
Pocket-Show, no Lounge Live
16:30 - Oficina gratuita "Aprenda os movimentos principais de Dança do Ventre"
17:00 - Oficina "Hip Hop Tribal Fusion", com Carol Schavarosk
Pocket-Show, no Lounge Live
17:30 - Palestra gratuita "Bacantes do Nilo: as festas das deusas egípcias", com Tahoser Sharif (Antoane Rodrigues)
Oficina "Maquiagem Artística para Tribal", com Aline Muhana
18:00 - Sorteio de brindes, no Hall de Exposição
19:30 - Grand-Show Tribal.Fest, no Teatro
22:00 - Encerramento do primeiro dia
18 de Outubro
10:00 - Oficina "Balkan Fusion", com Carol Schavarosk
Oficina gratuita "Práticas de Bioenergetica", com Diana Sharif
11:00 - Oficina "Danza Marcial com Espada". com Jhade Sharif
Oficina artesanal "Dream Cather - Caça Sonhos", com Diana Sharif
12:00 - Oficina "Gothic Gipsy", com Rhada Nashpitz
14:00 - Pocket-Show, no Lounge Live
Oficina "ATS - American Tribal Style", com Aline Muhana
15:00 - Oficina gratuita "Introdução à Dança Tribal"
Oficina "Belly Tango", com Nanda Najla
16:00 - Pocket-Show, no Lounge Live
Oficina "Tribal Tango", com Nanda Najla
16:30 - Palestra gratuita "Ghawazee: dos templos ao tribal", com Tahoser Sharif (Antoane Rodrigues)
17:00 - Sorteio de brindes, no Hall de Exposição
Oficina "Brasil Fusion", com Nadja al Balady e música ao vivo
17:30 - Oficina "Zambra com Pandeiro", com Nadhirra
18:30 - Encerramento do Tribal.Fest 2009
CRÉDITOS
Realização:
Jhade DANÇA TRIBAL
Nadja
ASMAHAN Escola de Artes Orientais
Atelier ARTEXOTICA
Sharif Books Fotograficos
Organização e Produção:
Jhade Sharif
Nadja el Balady
Apoio e Parceria:
K2 Studios Books Fotográficos
Atelier ARTEXOTICA
MAIORES INFORMAÇÕES:
TRIBES BRASIL® Edição 2 - http://www.dancatribal.com.br/tribes2009-ofestival
Central de Atendimento: (21) 3419-8156 - [email protected]
Jhade Sharif: (21) 98715303 - [email protected]
Nadja el Balady: (21) 8124-0588 - [email protected]
ASMAHAN Escola de Artes Orientais: (21) 2527-0704 e 2240-3933
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps