30/05/08 - Arte na Rua (Rio de Janeiro - RJ)
Por Lucilda Sales
Postado em 26 de maio de 2008
Nesta sexta, dia 30 de maio, acontece no Méier a segunda edição do Arte na Rua, evento produzido pelo Movimento SOMA. Com o tema Rock em Defesa da Cultura Livre, o intuito da manifestação é levar ao público diferentes tipos de arte, como música, teatro e poesia, e de forma totalmente gratuita, fortalecendo assim a resistência cultural alternativa desvinculada, ou seja, aquela cuja produção não está pré-vinculada ao grande capital. O evento tem início às 18 horas e terá a duração de quatro horas, terminando impreterivelmente às 22 horas; a produção arrecadará também alimentos para doar a uma instituição local.
O SOMA é um movimento cultural criado em julho de 2007, tendo como principais bandeiras o profissionalismo da chamada cena independente, a luta contra o jabá (especialmente o 'pagar para tocar'), a divulgação mútua entre os artistas e a união do cenário. Entre os parceiros do SOMA estão músicos, produtores, atores, poetas e selos musicais, além do Circo Voador, onde são realizadas as reuniões do Movimento, que ocorrem quinzenalmente. As reuniões e encontros são sempre feitos em forma de debates, sendo o objetivo maior a conscientização das pessoas envolvidas e profissionais do meio, a fim de procurar soluções que visem a auto-valorização e a defesa dos interesses da Cultura Alternativa.
As pessoas envolvidas com o Movimento apostam na Cultura como agente diminuidor da violência e que a falta desta pode levar à violência, que por isto é fundamental levar as diversas formas de Cultura ao alcance do povo; daí a importância de se fazer eventos gratuitos em praças e locais públicos. Na opinião deles, não basta somente o Estado apertar a segurança pública e promover ações para reintegração da sociedade; é preciso que cada um se sinta parte do mesmo todo. O Arte na Rua é a tentativa das pessoas envolvidas com o SOMA de dar a sua contribuição social, promovendo a Cultura ao acesso de todos.
Seguem as informações completas sobre o evento:
Serviço:
Arte na Rua - Rock em Defesa da Cultura Livre
Data: Sexta-feira, 30/05/2008
Local: Praça do Méier (Dias da Cruz em frente ao Mc Donalds)
Horário: 18 às 22 horas
Shows com Agnus Graal, Consciência Tranquila e Lado 2
Teatro, Poesia e Conscientização
Grátis
Arte Solidária: Leve 1 kg de alimento não-perecível
Mais informações sobre o Arte na Rua e Movimento SOMA em:
Site oficial
www.somacultural.org
Blog:
www.rocksoma.blogspot.com
Fotolog:
www.fotolog.com/vamos_somar
Comunidade no Orkut:
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36069087
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O álbum do Iron Maiden considerado por Bruce Dickinson fraco e por Steve Harris forte
O hit da Legião Urbana que seria recado de Renato Russo para Bonfá e Villa-Lobos
Andre Matos: o que ele faria se fosse mulher por um dia?

Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
O único compositor brasileiro na história que foi gravado por Elvis Presley
Gosto Musical: artistas falam do que devia ser banido para sempre
David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



