Em 18/10/2008 | AC/DC: com o novo "Black Ice", banda se afasta do iTunes

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

AC/DC: com o novo "Black Ice", banda se afasta do iTunes

Traduzido por Ligia Fonseca | Fonte: Reuters

  | Comentários:

Matéria publicada em 18/10/08. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

(Tradução de matéria assinada por Matt Daily)

Saudações do AC/DC a quem quiser rock - a não ser que deseje comprar o mais novo álbum do grupo de heavy metal australiano, "Black Ice," no iTunes, ou qualquer lugar que não seja o Wal-Mart, quando ele chegar às lojas, em 20 de outubro.

"Talvez eu seja antiquado, mas esse iTunes, Deus o abençoe, vai matar a música se não tomar cuidado", o vocalista Brian Johnson, 61 anos, disse à Reuters.

O AC/DC, formado pelos irmãos Angus e Malcolm Young em 1973, está entre os poucos grupos que se recusam a incluir sua música no popular website de download, em uma atitude que Johnson defendeu como uma tentativa de proteger o formato do álbum contra a ênfase da Internet de comprar músicas isoladas.

"Essa coisa é... um monstro", ele disse. "Isso me preocupa, e tenho certeza de que eles fazem tudo com a intenção de ganhar... o máximo de dinheiro possível. Quer dizer, com certeza não é por... amor, vamos deixar claro."

As 15 músicas de "Black Ice" estão próximas aos riffs poderosos com influência do blues que o AC/DC utilizou nos 14 álbuns anteriores, que, juntos, venderam cerca de 200 milhões de discos no mundo inteiro.

O álbum "Back in Black" - o quinto mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos, de acordo com a Recording Industry Association of America - se transformou em um marco do heavy metal. A faixa-título, bem como "You Shook Me All Night Long," continuam tocando nas rádios quase 30 anos depois de seu lançamento.

O álbum seguinte, "For Those About to Rock (We Salute You)", um título que brinca com a saudação dos antigos gladiadores romanos, disparou para o número 1 das paradas norte-americanas assim que lançado, e também se tornou um clássico do rock.

Depois de um intervalo de quase sete anos após "Stiff Upper Lip", de 2000, o AC/DC se reuniu para gravar "Black Ice" e Johnson lembra ter ficado arrepiado quando Angus e Malcolm levaram suas guitarras para o The Warehouse Studio em Vancouver, Canadá.

Ainda assim, o ódio de Johnson por estúdios de gravação o fez ir até o balcão de recepção, onde o produtor Brendan O'Brien montou um microfone e Johnson gravou os vocais - mais um sinal do comportamento idiossincrático na carreira cheia de histórias da banda.

Vender músicas online também é outro problema. Embora o download de músicas do iTunes para iPods e de outros sites voltados a música para players digitais tenho se tornado uma prática comum para amantes de música, isso soa desafinado para o AC/DC.

Sob seu novo contrato com a Columbia Music, da Sony, "Black Ice" será disponibilizado apenas no Wal-Mart e em suas lojas Sam's Club, bem como no site do AC/DC.

"Muitas pessoas disseram 'Cara, vocês vão pro Wal-Mart, estão se vendendo', disse Johnson.

"O Wal-Mart foi a única grande loja a estocar todos os nossos álbuns, cada um deles, e nunca se desviou do caminho, vendeu camisetas e pijamas do AC/DC para crianças, o que achamos muito legal", contou.

Fãs esgotaram as entradas para a turnê mundial do AC/DC que começa no final do mês nos Estados Unidos, e Johnson disse que estava malhando para acompanhar o ritmo do frenético Angus Young, famoso por usar um uniforme escolar no palco.

Johnson, que também participa de corridas de carro, contratou um treinador para entrar em forma e espera poder saltar para a corda embaixo do sino gigante que o AC/DC tradicionalmente abaixa no início do hino do rock "Hells Bells."

"O sino vai baixar de novo e digo a mim mesmo 'Devo pular essa altura?'", falou Johnson. "Ainda consigo fazer isso?"

Apesar do hiato da banda, a fome dos fãs pelo AC/DC continua grande, e o single mais recente do novo álbum, "Rock'n Roll Train", chegou ao número 2 da parada de rock mainstream da Billboard.

"Agora, temos crianças de 8 ou 9 anos que são fãs, e os pais deles são fãs. É bem impressionante", conta Johnson.

Ainda assim, ele foi filosófico quanto à banda lançar mais um álbum. "Vou deixar na mão dos deuses. A vida é o que é, sabe. Se você começa a planejar com muitos detalhes, ela te dá um chute no traseiro", disse.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "AC/DC"

AC/DC: Amigo diz que Malcolm Young não consegue mais tocar
AC/DC: site da Billboard afirma que banda não vai acabar
AC/DC: vídeos do possível último show da banda
AC/DC: banda tem reserva em estúdio de gravação para maio
AC/DC: Mais detalhes surgem sobre doença de Malcolm Young?
AC/DC: Saúde de Malcolm pode ser motivo da aposentadoria?
AC/DC: Banda anunciará em breve a aposentadoria?
Rick Astley: cover de "Highway to Hell" no show de ontem em SP
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
AC/DC: Música no trailer de novo filme da Disney
AC/DC: Os Top 10 solos de guitarra de Angus Young
AC/DC: primeiras gravações dos irmãos Young serão relançadas
AC/DC: biografia escrita por Mick Wall ganha edição em português
AC/DC: vídeo da jam de Brian Johnson com Billy Joel em NYC

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ligia Fonseca

Tradutora, formada em Jornalismo pela PUC-SP, resolveu mudar de carreira quando percebeu que gostava mais de traduzir do que de escrever textos. Descobriu o rock aos 5 anos, ao assistir o clipe de “I Love it Loud” do Kiss.

Mais matérias de Ligia Fonseca no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas