Adrian Belew: fazendo mágica em sua primeira apresentação em SP
Resenha - Adrian Belew Power Trio (Carioca Club, São Paulo, 27/11/2016)
Por Diego Camara
Postado em 03 de dezembro de 2016
Adrian Belew se resume em uma palavra: um gênio. Mestre da guitarra, virtuoso de mão cheia e mago do som com seu experimentalismo inusitado que consegue transformar a guitarra em outros 332 instrumentos (e contando). Em sua primeira apresentação por estas bandas, era difícil saber o que se poderia esperar da apresentação. Claro, a positividade era latente e ninguém esperava pouco deste cara, que no meu ver compôs a formação mais técnica e impecável do King Crimson, que obviamente não obteve o mesmo sucesso das formações clássicas da década de 70, mas era uma formação sem pontas soltas, onde todos os músicos eram reconhecidos por seu talento extremo.
O público foi chegando timidamente, em sua grande maioria bem na hora de começar o show. Quando deu o horário, o público na casa era bastante razoável – mas poderia claramente ser melhor para um músico do gabarito de Belew. A apresentação começou com 15 minutos de atraso. Belew abriu seu show com "The Momur", música de seu primeiro álbum solo "Lone Rhino". Bastante galgada no rock clássico, a voz de Belew continua impressionantemente perfeita após mais de 30 anos.
Em sequência, tocaram "Big Electric Cat", do mesmo álbum. Apresentação impressionante de Belew, que mostrou toda a sua virtuosidade na guitarra. Do ótimo solo para as brincadeiras com a guitarra, fez o público rir com suas caretas e sua performance maluca. Encaixou esta com "Men in Helicopters" e "The Lone Rhinoceros", mostrando-se incansável em levantar o público, que aplaudia cada uma das performances.
Mas nem só de sua carreira solo viveu o show. Foram precisas poucas notas para que o público fosse a loucura com a abertura de "Dinosaur", que acompanharam com vontade, cantando junto com Belew. A música foi seguida pela mais cadenciada "One Time", puxada muito bem pelo baixo de Julie Slick, ao melhor estilo Tony Levin. Fechando a sequência, Belew trouxe "Three of a Perfect Pair" em outra grande performance, aplaudida efusivamente pelos fãs da banda. A melhor do primeiro set, porém, foi "Frame by Frame", cantada em sua íntegra pelo público presente. Fechando o primeiro set, os músicos mostraram toda sua técnica em uma sequência de improvisos encaixada em "Beat Box Guitar" – que por si só já parece um enorme improviso gravado. Um verdadeiro show de virtuosidade.
Virtuosidade, inclusive, é uma das palavras-chave deste show. O trio é de excelência, claramente escolhido a dedo por Belew. Tobias Ralph é um excelente baterista, mostrou grande técnica ao tocar os clássicos do King Crimson, e nos solos e na improvisação mostrou bastante perícia para levantar o público. Julie Slick tem uma pegada bastante especial, além de um ânimo e liberdade no palco que encantaram o público.
No segundo set, a banda voltou ainda mais animada. Abriu a apresentação com "Heartbeat" e fez o público se emocionar com a lindíssima "Walking on Air", ambas da carreira de Belew no King Crimson. "Ampersand", uma das mais bem recepcionadas da carreira solo do músico, veio em seguida e contou com uma performance estonteante de Tobias Ralph. Outros ótimos destaques ficaram para "Neurotica", com destaque para Belew e sua guitarra-sirene, e "Futurevision".
No bis, o público se animou logo que as primeiras notas de "Indiscipline" saíram do baixo de Julie Slick. Enquanto Belew não entrava no palco, Ralph sacou um excelente solo de bateria, que se prolongou bastante ainda após a chegada do mestre ao palco. A banda mostrou novamente grande sinergia, e encantou o público com a performance de uma das melhores músicas da fase Belew no King Crimson.
Em resumo da obra, a apresentação foi memorável, digna do grande rock progressivo da carreira de Belew e do King Crimson. O público até surpreendeu positivamente, pois esperava um público menor do que o apresentado, dado que a carreira solo de Belew não é tão conhecida por estas bandas brasileiras. No final, a apresentação foi excelente, o público foi ótimo e a Overload fez mais uma vez um excelente trabalho. Quem sabe não podemos sonhar com um King Crimson no Brasil em 2017?
Banda:
Adrian Belew – Guitarra, vocal e mágica
Julie Slick – Baixo
Tobias Ralph – Bateria
Set 1:
1. The Momur
2. Big Electric Cat
3. Men in Helicopters
4. The Lone Rhinoceros
5. Dinosaur (cover do King Crimson)
6. One Time (cover do King Crimson)
7. Three of a Perfect Pair (cover do King Crimson)
8. b
9. Frame by Frame (cover do King Crimson)
10. Beat Box Guitar
Set 2:
11. Heartbeat (cover do King Crimson)
12. Walking on Air (cover do King Crimson)
13. Ampersand
14. Young Lions
15. Neurotica (cover do King Crimson)
16. Of Bow and Drum
17. b3
18. Futurevision
19. e
Bis:
20. Indiscipline (cover do King Crimson)







Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |











Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Sebastian Bach diz que Axl Rose aquece a voz com uma gravação dele há muitos anos
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
A resposta de Paul McCartney após Pedro Bial lembrar brasileira que cantou com Beatles
Gessinger, como Lobão, não entende porque os anos oitenta são considerados "a década do rock"



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A faixa instrumental do Soulfly que traz influências de Massive Attack e ecos do King Crimson
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Robert Fripp deseja ver o King Crimson reconhecido como um dos precursores do metal
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
