Camisa de Vênus: O motivo de escolherem POA para gravação de DVD

Resenha - Camisa de Vênus (Auditório Araujo Vianna, Porto Alegre, 22/10/2016)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Karen Waleria
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

A banda baiana de rock voltou a Porto Alegre no último sábado, dia 22 de outubro, para mais um show que ficará, com certeza, na história da banda e na história da cidade.

1430 acessosCamisa de Vênus: banda fará shows tocando Raul Seixas5000 acessosEvanescence: Majura pega pesado com Phil após episódio racista

Ainda excursionando com a sua turnê comemorativa de 35 anos de carreira, que iniciou em 2015 e que já passou inclusive pelo Araújo Vianna em maio do ano passado, a banda retornou para comemorar o lançamento do álbum de inéditas "Dançando na Lua" após 20 anos, e gravação do novo DVD, segundo do grupo.

Alguém pode estar se perguntando nesse momento mas porque escolheram a capital gaúcha para a gravação do DVD?

Para quem não esteve presente no evento, irei tentar explicar o motivo no texto que segue.

Chegando ao local do show avista-se ao longe um Simca Chambord estacionado no gramado do imponente Araújo Vianna. Sim, o Simca Chambord da música homônima, música lançada bem no início da carreira da banda, no início da década de 80, com sua letra de protesto, e que continua tão atual, não concordam? Aliás as músicas da banda têm essa característica, são atemporais. Talvez aí esteja um dos segredos da longevidade do sucesso da CAMISA DE VÊNUS.

O próprio músico cita isso durante o show. Antes de interpretar " Deus Me Dê Grana" ele fala - A próxima canção parece mais atual que quando foi escrita.

Voltando ao início do show. Ainda antes de entrar no auditório, via-se um aglomerado de pessoas aproveitando diversas atrações no lado de fora da casa tradicional de shows, anunciando a noite memorável que aconteceria.

O show iniciou com alguns minutos de atraso, para ser mais precisa, 20 minutos de atraso. Totalmente aceitável em se tratando da gravação de um DVD e toda infraestrutura que envolve tal feito. Ninguém reclamou da demora.

Num telão gigante começa a passar um vídeo com a história da criação do preservativo, da Camisa de Vênus que deu nome à banda. Nome que a banda negou-se a trocar e que por isso foi considerada pelo sistema uma ovelha negra, uma banda, entre aspas, maldita, banida da grande mídia, mas que nem por isso deixou de transformar-se uma das bandas de rock mais importantes do país.

Os membros remanescentes da formação original da banda, Marcelo Nova (vocal) e Robério Santana (baixo), juntamente com Drake Nova (guitarrista), Leandro Dalle (guitarra) e Célio Glouster (bateria) foram recebidos pelo público, que praticamente lotou a casa de shows, com o grito de guerra da banda "Bota pra Fudê", em alto e bom tom. Grito que foi repetido diversas vezes pelo público.

Tive o privilégio de estar entre os que presenciaram a estreia da Camisa de Vênus há 32 anos atrás aqui mesmo no Araújo Vianna quando a banda baiana foi surpreendida com um auditório, ainda sem a atual cobertura, bem lembrado pelo músico, com o local totalmente lotado, bem parecido como o que ocorreu no dia da gravação do DVD no último sábado.

A gravação do DVD transcorreu sem maiores problemas. Apenas a música "Manhã Manchada de Medo" composta com seu filho, Drake, e que faz parte do mais recente trabalho, que teve que ser repetida devido a um pequeno problema técnico. E alguém reclamou disso? óbvio que não.

Constatei, assim como muito dos presentes, que o tempo só fez bem a Marcelo. A voz dele está melhor do que nunca, sua performance irretocável, presença de palco então, como poucos. Nem parece que já contabiliza 65 anos de idade. O músico pra lá de perfomático não parou um minuto sequer durante o show. Haja fôlego!

E o que falar da nova formação, dos integrantes novos que acompanham essas duas lendas do rock nacional, Marcelo e Robério? Músicos competentíssimos, com muita experiência e totalmente entrosados.

Marcelo interagiu muito com a plateia durante o show, contando um pouco da história de algumas das músicas executadas.

Setlist:
Bota Pra Fudê
Hoje
Beth Morreu
Dançando na Lua
Manhã Manchada de Medo
Quem é Você?
Gothan City
Eu vi o Futuro
Muita Estrela, Pouca Constelação
Vento Insensato
Deus Me Dê Grana
A Ferro e Fogo
Raça Mansa
Isso é só o fim
My Way
Sílvia
Simca Chambord
Eu Não Matei Joana D'arc

O vocalista arrancou risos do público quando falou:

Não esqueçam daqui há 40 anos, quando o marcelão não estiver mais aqui, você que agora está com 30 anos mostrará para seus netos o "bota pra fudê" da banda que tinha um bordão.

E continua. Ontem recebi um telefonema de Mick Jagger e ele falou para mim - Rodamos pelo mundo inteiro mas nós não temos um grito de guerra como o Camisa de Vênus tem - brincou Marcelo Nova.

O público cantou, brincou, enfim foi uma noite única.

Durante a execução de "Isso É Só o Fim", as luzes, a pedido de Marcelo, foram direcionadas ao público que assumiu os vocais nesse momento. Ele pede para que os presentes não o decepcionem, e ao final da mesma, satisfeito, diz que estão todos contratados.

"Silvia" também fez o público brincar muito, cantar muito. Mas isso se repetiu inúmeras e inúmeras vezes durante o show.

O músico era só agradecimentos ao velhos fãs e aos novos.

Obrigado por guardarem no cérebro, no coração e na memória nossas canções!! Disse o líder da banda nitidamente emocionado.

O show, que teve quase duas horas de duração, não teve bis. Como se sabe, Marcelo Nova não gosta de coisas ensaiadas, montadas e bis em show se encaixam nessas palhaçadas, segundo o músico.

"Eu Não Matei Joana D'arc" com seus inúmeros "falsos finais" quase fez ruir as estruturas da icônica casa de shows.

Acredito que deu para entender o porquê Porto Alegre foi escolhida para a gravação do DVD da banda. Em caso negativo recomendo que você assista o registro quando disponível. Sem dúvida as imagens lhe convencerão.

Fotos: Sônia Butelli

Agradecimentos à Agência Cigana pelo credenciamento.

Veja mais fotos no link a seguir.

http://bit.ly/2esFLKd














5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

1430 acessosCamisa de Vênus: banda fará shows tocando Raul Seixas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Camisa De Venus"

Marcelo NovaMarcelo Nova
Treta com Samuel Rosa respingou em Herbert Vianna

Rock NacionalRock Nacional
12 discos fundamentais para explicar os anos 80

Marcelo NovaMarcelo Nova
"Na música brasileira existem belas bundas!"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Camisa De Venus"

EvanescenceEvanescence
Majura pega pesado com Phil após episódio racista

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
"Coleciono apenas material nazista, não as ideias"

Sexo e SatãSexo e Satã
As mensagens subliminares em capas de Rock

5000 acessosCharlie Brown Jr.: as raízes heavy metal da banda5000 acessosBlack Sabbath: Rob Halford conta como foi substituir Ozzy5000 acessosRock And Roll: últimas fotos em vida de músicos famosos4694 acessosJudas Priest: Rob Halford comenta acidente no palco em 915000 acessosJustin Bieber: homenageando/imitando Kurt Cobain em show5000 acessosIron Maiden: A Donzela está voltando a ser a Donzela (vídeo)

Sobre Karen Waleria

Blogueira gaúcha. Estudou letras. Ecleticidade musical é seu ponto forte; com uma tendência ao Rock e Metal. Já foi colaboradora em grandes sites de Rock e Heavy Metal, trabalha com divulgação de bandas e eventos. Responsável pelo blog www.karenwaleria.blogspot.com.br. Siga no Twitter @Rocksblog.

Mais informações sobre Karen Waleria

Mais matérias de Karen Waleria no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online