Pearl Jam: sentiremos saudades do Brasil e voltaremos logo
Resenha - Pearl Jam (Estádio Passo da Areia, Porto Alegre, 11/11/2011)
Por Cínthia Demaria
Fonte: Da morte ao Mito
Postado em 15 de novembro de 2011
Vamos sentir saudades do Brasil e prometemos voltar logo", diz Eddie Vedder em show de despedida no país. Com apresentação de aproximadamente 2h40, a banda norte-americana deixa o país ansioso por nova apresentação.
Fotos: Rafael Oliveira
Terminou na última na sexta (11.11.11), a turnê da banda Pearl Jam pelo Brasil. Depois de passar por São Paulo (3 e 4/11), Rio de Janeiro (6/11) e Curitiba (9/11), a cidade de Porto Alegre teve a honra de despedir-se de Eddie Vedder e companhia em uma apresentação histórica, recheada de hits, enfeitada pela lua cheia atrás do palco e animada pelo entusiasmo e respeito do frontman, que fez questão de "ler" tudo em português, quando queria se comunicar com o público.
A bateria de shows faz parte da turnê Twenty, que celebra os 20 anos do álbum do Ten (ícone do grunge nos anos de 1990). Na última apresentação do Pearl Jam no Brasil, além das clássicas "Black", "Jeremy" e "Alive", o público pode conferir com exclusividade, as canções "Oceans" e "Crazy Mary", que não foram apresentadas em outros shows.
Entretanto, não a novidade não foi variar o setlist, para privilegiar os fãs que viajaram com a banda durante as 5 apresentações. No dia 11.11, a esposa de Eddie Vedder fez aniversário, e carinhosamente, o vocalista do Pearl Jam pediu para que o público cantasse em português, parabéns para amada. Enquanto isso, ele gravava a homenagem e abria uma garrafa de champagne, que dividiu em seguida, com a plateia.
Outro destaque da turnê foi a participação de Eddie Vedder nos shows da banda de abertura "X". Aclamado pela "humildade", o vocalista ainda fez mais. Durante o show, parabenizou a banda pelos 34 anos de carreira.
O respeito e cuidado com os fãs foi outra máxima das apresentações. Eddie valorizou as crianças, pediu para que o público respeitasse o espaço em que elas estavam, e em Porto Alegre, ainda convidou o garoto (sortudo) Victor, para subir ao palco e assistir ao show com mais conforto. "Você já ficou muito tempo aí embaixo", disse. O garoto ainda fechou a apresentação com banda, levando o "brinde", do setlist.
A boa notícia veio logo no meio do show. Depois de dizer que o Brasil tem o melhor público do mundo, Eddie afirmou que vão sentir saudades do país e que prometem voltar logo. Agora é esperar para que seja breve! =)
Setlist Porto Alegre
01. Why Go
02. Do the Evolution
03. Severed Hand
04. Corduroy
05. Got Some
06. Low Light
07. Given to Fly
08. Eldery Woman Behind the Counter in a Small Town
09. Even Flow
10. Unthought Known
11. Present Tense
12. Daughter
13. 1/2 Full
14. Wishlist
15. Rats
16. State of Love and Trust
17. Black
18. Just Breathe
19. Oceans
20. Comatose
21. Light Years
22. I Believe in Miracles (Ramones)
23. The Fixer
24. Rearviewmirror
25. Last Kiss
26. Better Man
27. Crazy Mary
28. Jeremy
29. Alive
30. Rockin’ in the Free World (Neil Young)
31. Indifference
32. Yellow Ledbetter
Outras resenhas de Pearl Jam (Estádio Passo da Areia, Porto Alegre, 11/11/2011)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A reação divergente dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Max Cavalera acha que novo álbum do Soulfly tem a mesma vibe de "Reign in Blood", do Slayer
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
O guitarrista considerado por Eddie Van Halen "mais Clapton do que o próprio Clapton"
A resposta de Joe Satriani ao ser citado por Bob Dylan de forma pejorativa
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"
A única música do Pearl Jam que não tem Eddie Vedder nos vocais
Alice In Chains - O disco clássico dos anos 1990 que o baterista gravou com o braço quebrado
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O guitarrista clássico "incrível" que Eddie Vedder colocou no mesmo nível de Jimmy Page
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



