Detonautas em Pelotas: rock levanta o Theatro Guarany
Resenha - Detonautas (Theatro Guarany, Pelotas, 09/10/2010)
Por Marcelo Fialho
Postado em 16 de setembro de 2010
Metade do show. Conforme a canção avança, o público sentado nas cadeiras e camarotes vai levantando aos poucos. Em instantes, o Theatro Guarany inteiro está em pé, vibrante, cantante. Tico Santa Cruz exclama ao microfone que foi a reação "mais foda" à composição "Só Nós Dois" até hoje. A cena ocorreu na noite de quinta, 09, em Pelotas, primeira cidade a receber os Detonautas, após o retorno de apresentações no Japão, para uma turnê de seis datas no Sul. De início, a platéia parecia em dúvida sobre como interagir com o espetáculo – a expectativa de arranjos mais suaves promovendo o mais recente CD/DVD foi surpreendida por guitarras totalmente plugadas e uma banda a fim de oferecer peso. "Esqueceram de avisar pra gente que o show é acústico.", brincou o cantor. "Espero que não se importem de ouvir guitarras. Vocês se importam se a gente continuar ´pegando pesado´ ?" Resultado: nas primeiras músicas, além da barricada de fotógrafos entrincheirados diante do palco, fãs exaltados já pulavam frente às primeiras filas de cadeiras, para desconforto dos devidamente "acomodados".
Esse foi apenas um dos picos de sintonia emotiva entre palco e audiência. O afiado entertainer Tico incitou ao coro no final reggae-estendido para "Quando O Sol Se For". Trouxe ao palco uma garota do público para recitar poema no meio de "Olhos Certos". Explicou que "Só Por Hoje" alude a uma frase-lema dos grupos de reabilitação de viciados em alcoolismo e drogas. E ainda, no final do show, com "Outro Lugar" pediu que cada um abraçasse a pessoa ao lado, estimulado pela mensagem "abraços grátis" em um cartaz exibido por fãs.
Sem falar na corrente por vibes positivas, com mãos levantadas, próximo de a banda prestar tributo a Raulzito emendando "Metamorfose Ambulante" e "Sociedade Alternativa", entremeadas com discurso pró-liberdade individual. Outra cover inesperada foi "Ainda É Cedo" da Legião Urbana.
Tudo isso veio encartado entre os hits aguardados: "Você Me Faz Tão Bem", "O Amanhã", "Tênis Roque", "O Dia Que Não Terminou", "Mercador das Almas", "Não Reclame Mais", "O Retorno de Saturno", "O Inferno São Os Outros". Em arena ou teatro, o clube dos Detonautas é sempre o do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O baterista amigão que Phil Collins admite ser tecnicamente muito superior a ele
Guitarrista do Accept diz que quem sai da banda "geralmente desaparece"
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Molly Hatchet anuncia "Lost Horizon", primeiro álbum de estúdio em uma década e meia
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
O clássico dos Beatles em que John Lennon não conseguiu tocar guitarra como deveria
Para Eddie Vedder, a forma como Kurt Cobain é lembrado "está mais para uma caricatura"
A dura resposta de Roger Waters à antiga crítica do U2 ao Pink Floyd
Max Cavalera cortou o cabelo para ganhar cópia de clássico do Metallica

Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



