Detonautas em Pelotas: rock levanta o Theatro Guarany
Resenha - Detonautas (Theatro Guarany, Pelotas, 09/10/2010)
Por Marcelo Fialho
Postado em 16 de setembro de 2010
Metade do show. Conforme a canção avança, o público sentado nas cadeiras e camarotes vai levantando aos poucos. Em instantes, o Theatro Guarany inteiro está em pé, vibrante, cantante. Tico Santa Cruz exclama ao microfone que foi a reação "mais foda" à composição "Só Nós Dois" até hoje. A cena ocorreu na noite de quinta, 09, em Pelotas, primeira cidade a receber os Detonautas, após o retorno de apresentações no Japão, para uma turnê de seis datas no Sul. De início, a platéia parecia em dúvida sobre como interagir com o espetáculo – a expectativa de arranjos mais suaves promovendo o mais recente CD/DVD foi surpreendida por guitarras totalmente plugadas e uma banda a fim de oferecer peso. "Esqueceram de avisar pra gente que o show é acústico.", brincou o cantor. "Espero que não se importem de ouvir guitarras. Vocês se importam se a gente continuar ´pegando pesado´ ?" Resultado: nas primeiras músicas, além da barricada de fotógrafos entrincheirados diante do palco, fãs exaltados já pulavam frente às primeiras filas de cadeiras, para desconforto dos devidamente "acomodados".
Esse foi apenas um dos picos de sintonia emotiva entre palco e audiência. O afiado entertainer Tico incitou ao coro no final reggae-estendido para "Quando O Sol Se For". Trouxe ao palco uma garota do público para recitar poema no meio de "Olhos Certos". Explicou que "Só Por Hoje" alude a uma frase-lema dos grupos de reabilitação de viciados em alcoolismo e drogas. E ainda, no final do show, com "Outro Lugar" pediu que cada um abraçasse a pessoa ao lado, estimulado pela mensagem "abraços grátis" em um cartaz exibido por fãs.
Sem falar na corrente por vibes positivas, com mãos levantadas, próximo de a banda prestar tributo a Raulzito emendando "Metamorfose Ambulante" e "Sociedade Alternativa", entremeadas com discurso pró-liberdade individual. Outra cover inesperada foi "Ainda É Cedo" da Legião Urbana.
Tudo isso veio encartado entre os hits aguardados: "Você Me Faz Tão Bem", "O Amanhã", "Tênis Roque", "O Dia Que Não Terminou", "Mercador das Almas", "Não Reclame Mais", "O Retorno de Saturno", "O Inferno São Os Outros". Em arena ou teatro, o clube dos Detonautas é sempre o do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead e ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
Kiko Loureiro diz que separação da formação clássica do Angra foi pior momento da carreira
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"
O hit da Legião que Renato fez para sua 1ª paixão e título tem erro conceitual
Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
Rockstadt Extreme Festival: 5 dias de metal, caos e shows inesquecíveis na Transilvânia
Jamiroquai - Rock, funk, soul, disco e muito groove em São Paulo
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



