Animal Fest: o maior evento de Heavy Metal no RN
Resenha - Animal Fest (North Casa Show, Natal, 05/09/2010)
Por Bruno Bruce
Postado em 10 de setembro de 2010
Poucas coisas me fazem mudar a rotina de domingo, dedicada à família e ao consumo em larga escala de lasanha & cerveja. Foi com essa deliciosa massa no bucho, pesando feito chumbo, que me dirigi ao Animal Fest. Este evento é uma destas raras coisas. Apesar do gentil convite da organização para que entrasse gratuitamente ao meio dia, preferi pagar, chegando às 14H30, o que me fez perder as bandas Titanio e Kathaphero. Uma pena! Mas pude observar todo o rol de boas bizarrices inerentes a festa. De praxe, sempre dou de cara com bêbados incrivelmente destruídos com o sol ainda a brilhar forte. Vomitados, rasgados ou apagados como lâmpadas queimadas. Um circo – no melhor dos sentidos, e seus personagens. Somente na Zona Norte da cidade ainda é possível ver um headbanger old school em saudosas jaquetas de patches.
O Expose Your Hate começa seu set após relativo estresse com a aparelhagem e com um som chiando, horrível. Tudo foi consertado no trajeto, tendo a banda divertido-se neste ínterim. Minhas projeções de que esta edição traria mais pagantes que o ano anterior pareciam afundar no erro. Antevéspera de feriadão não trouxe mais gente. Calculei uns 450 presentes. A banda finaliza com cover do Slayer, para delírio dos bangers do gargarejo.
Heavy Metal tradicional, baseado nos grandes nomes do gênero, sempre é bem-vindo. Foi o que a banda Deluge Master nos entregou mas tenho minhas reservas com o grupo, centradas principalmente no vocal feminino de Sidhia Najara. Minhas críticas às mulheres em bandas de Metal nunca foram bem recebidas ou compreendidas e esta será mais uma delas. O que diabos faz uma mulher num grupo de Metal que não possa ser mais bem-feito por um homem? Desde o headbanging, ao que sai das cordas vocais, passando pelo obrigatório aspecto varonil que um grupo deve portar, dificilmente isso poderá ser alcançado com a inserção de uma front woman. De resto, banda ensaiada e com ganas de tocar.
Os pequenos erros num evento como este vão se agigantando com o passar das horas e o consumo de álcool. O que era uma leve invasão de palco por parte de "fotógrafos" virou um desfile de gente no lugar errado na apresentação do Comando Etílico. Quantos takes de filmadora ou quantas fotos são necessárias de cada banda para registrar devidamente uma apresentação? Houve conivência da organização com qualquer maracatu munido de uma câmera. A única fotógrafa fazendo jus a palavra foi a Sra. Larissa Abreu, discreta, buscando os ângulos sem querer parecer um membro do grupo. Inicialmente o vocalista Herval Padilha tentou aquilo que o vi fazer inúmeras vezes: levar tudo no bom humor… mas não deu. Vejo o grupo sempre que posso sendo a primeira vez que notei-o perder a paciência num palco! Este era o momento ideal para a banda mostrar uma de suas maiores armas – a movimentação de palco, rigorosamente ensaiada, a parecer casual. O tumulto foi tão grande que comprometeu a segurança de todos que lá estavam. Zero para o controle de palco e nota 10 para a monster jam com os integrantes do EYH e Bywar no final.
Nota trágica: neste momento, a cerveja acaba na festa!
Com o acesso ao palco diminuído, já passado o calor da tarde, entra o thrasher paulista Bywar. E põe Thrash nisso. Esse Caterpillar em forma de grupo fez o que um headliner deve sempre fazer: substituiu minhas impressões de melhor show do dia, anteriormente pertencentes ao potiguar Comando Etílico. O som estava melhor, o clima mais ameno, minha cerveja mais gelada e o povo até parecia bonito! Tudo devido ao, acima da média, Thrash Metal do Bywar. Levou inclusive meus últimos tostões, investidos no vinil do grupo.
O Animal Fest permanece o maior evento de Heavy Metal no RN por três motivos: quantidade de pagantes, variedade de bandas no estilo & repercussão local. Levado a cabo pelo Sr. Sérgio (guitarrista da banda Deluge Master), entra pelo 11º ano como espelho de determinação de seu organizador, a sobrepujar todas as dificuldades financeiras & pessoais. Love & Respect, Sérgio!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
A canção do "Ten" que o Pearl Jam sofreu para gravar; "Fizemos a música entre 50 e 70 vezes"
O Rockstar extremamente famoso que nunca gostou do Led Zeppelin
A resposta de David Gilmour quando perguntado se tinha ciúmes de Roger Waters


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



