Resenha - Sigma-5 (Teatro de Lona, Rio de Janeiro, 22/01/2000)
Por Pedro 'The Abufa' Bonfim
Postado em 22 de janeiro de 2000
Antes de mais nada, devo dizer que o Sigma é uma banda que merece todo o tipo de elogios. Apesar de uma crítica mal feita do seu cd em uma revista de grande circulação (onde foram chamados de pop-rock tipo Charlie Brown Jr e Jota Quest, causando um misto de revolta e crise histérica de risos nas pessoas que conhecem a banda, já que tocam um prog-metal na linha de bandas como o Dream Theater) já receberam diversos elogios de publicações nacionais e estrangeiras. Isso é notável, especialmente pelo fato de cantarem em português, o que causa muito espanto aqui mesmo no Brasil, mas aparentemente não incomoda tanto os estrangeiros.
Apesar da falta de locais para tocar, o Sigma-5 faz um quantidade razoável de shows, porém em condições abaixo do desejável. Mas desta vez a banda tocou no evento Megalançabandas, que tem a louvável intenção de apresentar bandas independentes a gravadoras e ao público em geral. Ou seja, a banda pode se apresentar em um palco legal, com um bom som e iluminação. Infelizmente a presença do público geral foi pequena, o que só comprova que as pessoas só querem saber das grandes bandas.
De qualquer forma, a banda subiu no palco como se estivesse tocando para milhares de pessoas, em uma performance bombástica. Já estive em diversos shows da banda, porém esta foi disparada a melhor apresentação que presenciei.
Apresentando pela terceira vez ao público o novo vocalista Riq Ferreira, fizeram um show de quase 50 minutos, tocando músicas do seu cd "Initium" ; XXXRated, Deserto Lunar, Matar Ou Morrer, Confissão e NTQE. Apresentaram também a inédita Pobre, um cover do Dream Theater (Metropolis) e um grande medley que contém músicas do já citado Dream Theater, Deep Purple e Rush.
Para quem quiser conferir a banda, o site deles contém amostras de músicas, incluindo algumas inteiras; Deserto Lunar (extremamente aconselhável), XXXRated em nova versão com o vocal de Riq e a cover de The Mirror do Dream Theater (que arrancou diversos elogios de fãs incondicionais da banda americana, inclusive no exterior). Além disso, o site traz diversas informações sobre a banda e sempre divulga os shows que se aproximam.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Como "Under Pressure" foi criada, nas palavras de Roger Taylor
Vocalista do Flotsam and Jetsam detalha dificuldades em turnês nos Estados Unidos
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Blue Medusa ou Dragonforce? Alissa White-Gluz revela qual sua prioridade
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
A música que o U2 considerou impossível cantar depois dos ataques de 11 de setembro
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Anthrax divulga vídeo de "Everybody's Got a Plan", faixa de seu próximo álbum
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Fotos de Infância: Marilyn Manson
O solo de guitarra do Led que Jimmy Page patinou pra conseguir fazer



Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



