Resenha - Sigma-5 (Teatro de Lona, Rio de Janeiro, 22/01/2000)
Por Pedro 'The Abufa' Bonfim
Postado em 22 de janeiro de 2000
Antes de mais nada, devo dizer que o Sigma é uma banda que merece todo o tipo de elogios. Apesar de uma crítica mal feita do seu cd em uma revista de grande circulação (onde foram chamados de pop-rock tipo Charlie Brown Jr e Jota Quest, causando um misto de revolta e crise histérica de risos nas pessoas que conhecem a banda, já que tocam um prog-metal na linha de bandas como o Dream Theater) já receberam diversos elogios de publicações nacionais e estrangeiras. Isso é notável, especialmente pelo fato de cantarem em português, o que causa muito espanto aqui mesmo no Brasil, mas aparentemente não incomoda tanto os estrangeiros.
Apesar da falta de locais para tocar, o Sigma-5 faz um quantidade razoável de shows, porém em condições abaixo do desejável. Mas desta vez a banda tocou no evento Megalançabandas, que tem a louvável intenção de apresentar bandas independentes a gravadoras e ao público em geral. Ou seja, a banda pode se apresentar em um palco legal, com um bom som e iluminação. Infelizmente a presença do público geral foi pequena, o que só comprova que as pessoas só querem saber das grandes bandas.
De qualquer forma, a banda subiu no palco como se estivesse tocando para milhares de pessoas, em uma performance bombástica. Já estive em diversos shows da banda, porém esta foi disparada a melhor apresentação que presenciei.
Apresentando pela terceira vez ao público o novo vocalista Riq Ferreira, fizeram um show de quase 50 minutos, tocando músicas do seu cd "Initium" ; XXXRated, Deserto Lunar, Matar Ou Morrer, Confissão e NTQE. Apresentaram também a inédita Pobre, um cover do Dream Theater (Metropolis) e um grande medley que contém músicas do já citado Dream Theater, Deep Purple e Rush.
Para quem quiser conferir a banda, o site deles contém amostras de músicas, incluindo algumas inteiras; Deserto Lunar (extremamente aconselhável), XXXRated em nova versão com o vocal de Riq e a cover de The Mirror do Dream Theater (que arrancou diversos elogios de fãs incondicionais da banda americana, inclusive no exterior). Além disso, o site traz diversas informações sobre a banda e sempre divulga os shows que se aproximam.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
Geoff Tate explica por que projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford não foi adiante
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
O hit do Scorpions sobre prostituta travesti que contribuiu para Uli Jon Roth deixar banda
A música de Ozzy Osbourne que Rob Trujillo considera uma das mais completas do Metal
Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos


365 celebrou os 472 anos de São Paulo com show memorável no CCSP
Inocentes em Sorocaba - Autenticidade em estado bruto - Uma noite nada inocente para se lembrar
Katatonia em SP - experiência tenazmente preservada com brasa quente na memória e no coração
Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



