Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de outubro de 2025
Quando era adolescente, pelos idos do final da década de 1990, minha pacata vida se resumia a algumas atividades: estudar, passar horas no videogame, jogar futebol e ouvir música. Ainda não havia me tornado um "metaleiro", mas já sabia quem era o Metallica, curtia uns Ramones e estava ciente da existência do Black Sabbath.
A minha primeira "escola do heavy metal" foi o quarto do meu irmão mais velho, a quem sou muito grato. Vez ou outra, enquanto ele não estava em casa, eu ouvia seus CDs e LPs - com ou sem autorização prévia. Também escutava algumas músicas por tabela, quando o som estava alto demais.
Dream Theater - Mais Novidades

As canções que eu ouvia involuntariamente, na maioria das vezes, não me impressionavam. Porém, uma delas me chamou a atenção pela melodia e pela estrutura, que não soava convencional para meus ouvidos - ainda em adaptação a riffs, solos e viradas de bateria. O vocal, a atmosfera, tudo naquela faixa me deixou incrédulo.
Eu precisava descobrir qual era aquela música que ecoava repetidamente pela casa. Um belo dia, após uma pesquisa minuciosa naquele quarto repleto de artigos musicais - verdadeiro paraíso para o jovem Mateus -, encontrei a resposta: a banda era o Dream Theater. E a música? Se você chutou "Pull Me Under" ou "Another Day", grandes "portas de entrada" para o som do quinteto… errou.
Aquela bendita faixa que ganhou meu coração e se infiltrou na minha cabeça está bem longe de ser um sucesso do Dream Theater. Trata-se de "You Not Me", presente no álbum "Falling Into Infinity".
Depois que descobri por qual música eu estava apaixonado, tratei de gravá-la em uma fita. Sabe-se lá Deus quantas vezes a ouvi. Centenas? Certamente. Mais de mil? Provável.
Foi por meio de "You Not Me" que conheci o Dream Theater - e, desde então, o grupo se tornou uma das bandas do meu coração. Quem me conhece ou acompanha meu trabalho por aqui provavelmente já sabe, ou ao menos desconfia.
Com o passar dos anos, mergulhei de cabeça no universo do Dream Theater. "Devorei" toda a discografia, me apaixonei por outras músicas, mas "You Not Me" sempre ocupou um lugar especial no meu coração.
Eventualmente, acabei trabalhando com música, mais precisamente com heavy metal. Ao longo dessa caminhada, escrevi sobre diversos artistas - e, obviamente, o Dream Theater foi tema de muitas matérias assinadas por mim. Uma dessas pautas, baseada em outras fontes, me trouxe uma curiosidade interessante: "You Not Me" foi criada em parceria com o hitmaker Desmond Child, autor de sucessos como "Livin' On a Prayer" (Bon Jovi), "Crazy" (Aerosmith) e "I Was Made for Lovin' You" (Kiss).
A colaboração entre Dream Theater e Desmond Child não deu muito certo, já que "You Not Me" não fez sucesso algum. Por outro lado, foi justamente essa música flopada que me apresentou a uma das minhas bandas preferidas.
"You Not Me" continua sendo uma das canções da minha vida. Inclusive, em uma entrevista com o baterista Mike Portnoy, pedi - em um inglês tenebroso - para o Dream Theater tocá-la no show que o grupo realizaria em São Paulo, no final de 2024. Ele me garantiu "um zilhão por cento" que essa música não seria executada no concerto (e não foi). Esse momento ficou registrado para a eternidade e pode ser conferido aqui.
E foi assim que o Dream Theater se tornou parte da minha existência. Obrigado a James LaBrie, John Petrucci, John Myung, Mike Portnoy, Derek Sherinian e Desmond Child. Aproveito para agradecer ao meu irmão Ronaldo, que resolveu ouvir "You Not Me" em um volume ensurdecedor - e ajudou a transformar minha vida.
Grande abraço, pessoal. Se cuidem e ouçam música!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior


Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A música do Dream Theater inspirada em atrocidades que civis sofrem na Arábia Saudita
Mike Portnoy diz que há um "Lars Ulrich" de diferença entre ele e Neil Peart
O disco definitivo do prog, de acordo com Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
O dia que acharam que Humberto Gessinger curtia Dream Theater, segundo o próprio
Metallica: a arte em "Lulu" e no "Kill 'Em All"
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho


