Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de outubro de 2025
Quando era adolescente, pelos idos do final da década de 1990, minha pacata vida se resumia a algumas atividades: estudar, passar horas no videogame, jogar futebol e ouvir música. Ainda não havia me tornado um "metaleiro", mas já sabia quem era o Metallica, curtia uns Ramones e estava ciente da existência do Black Sabbath.
A minha primeira "escola do heavy metal" foi o quarto do meu irmão mais velho, a quem sou muito grato. Vez ou outra, enquanto ele não estava em casa, eu ouvia seus CDs e LPs - com ou sem autorização prévia. Também escutava algumas músicas por tabela, quando o som estava alto demais.
Dream Theater - Mais Novidades

As canções que eu ouvia involuntariamente, na maioria das vezes, não me impressionavam. Porém, uma delas me chamou a atenção pela melodia e pela estrutura, que não soava convencional para meus ouvidos - ainda em adaptação a riffs, solos e viradas de bateria. O vocal, a atmosfera, tudo naquela faixa me deixou incrédulo.
Eu precisava descobrir qual era aquela música que ecoava repetidamente pela casa. Um belo dia, após uma pesquisa minuciosa naquele quarto repleto de artigos musicais - verdadeiro paraíso para o jovem Mateus -, encontrei a resposta: a banda era o Dream Theater. E a música? Se você chutou "Pull Me Under" ou "Another Day", grandes "portas de entrada" para o som do quinteto… errou.
Aquela bendita faixa que ganhou meu coração e se infiltrou na minha cabeça está bem longe de ser um sucesso do Dream Theater. Trata-se de "You Not Me", presente no álbum "Falling Into Infinity".
Depois que descobri por qual música eu estava apaixonado, tratei de gravá-la em uma fita. Sabe-se lá Deus quantas vezes a ouvi. Centenas? Certamente. Mais de mil? Provável.
Foi por meio de "You Not Me" que conheci o Dream Theater - e, desde então, o grupo se tornou uma das bandas do meu coração. Quem me conhece ou acompanha meu trabalho por aqui provavelmente já sabe, ou ao menos desconfia.
Com o passar dos anos, mergulhei de cabeça no universo do Dream Theater. "Devorei" toda a discografia, me apaixonei por outras músicas, mas "You Not Me" sempre ocupou um lugar especial no meu coração.
Eventualmente, acabei trabalhando com música, mais precisamente com heavy metal. Ao longo dessa caminhada, escrevi sobre diversos artistas - e, obviamente, o Dream Theater foi tema de muitas matérias assinadas por mim. Uma dessas pautas, baseada em outras fontes, me trouxe uma curiosidade interessante: "You Not Me" foi criada em parceria com o hitmaker Desmond Child, autor de sucessos como "Livin' On a Prayer" (Bon Jovi), "Crazy" (Aerosmith) e "I Was Made for Lovin' You" (Kiss).
A colaboração entre Dream Theater e Desmond Child não deu muito certo, já que "You Not Me" não fez sucesso algum. Por outro lado, foi justamente essa música flopada que me apresentou a uma das minhas bandas preferidas.
"You Not Me" continua sendo uma das canções da minha vida. Inclusive, em uma entrevista com o baterista Mike Portnoy, pedi - em um inglês tenebroso - para o Dream Theater tocá-la no show que o grupo realizaria em São Paulo, no final de 2024. Ele me garantiu "um zilhão por cento" que essa música não seria executada no concerto (e não foi). Esse momento ficou registrado para a eternidade e pode ser conferido aqui.
E foi assim que o Dream Theater se tornou parte da minha existência. Obrigado a James LaBrie, John Petrucci, John Myung, Mike Portnoy, Derek Sherinian e Desmond Child. Aproveito para agradecer ao meu irmão Ronaldo, que resolveu ouvir "You Not Me" em um volume ensurdecedor - e ajudou a transformar minha vida.
Grande abraço, pessoal. Se cuidem e ouçam música!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
Dream Theater divulga performance ao vivo de "Night Terror"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Confira os indicados ao Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
A música do Dream Theater inspirada em atrocidades que civis sofrem na Arábia Saudita
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião


