Rock In Rio: A bobagem das garrafas atiradas contra Carlinhos Brown
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de setembro de 2019
Nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, se iniciou mais uma edição do festival Rock In Rio, festival que reúne artistas de todos os mais variados estilos musicais, apesar de ter Rock no título.
Desde a sua primeira encarnação o festival se notabilizou pela grande mesclas de universos musicais. No longínquo ano de 1985, participaram nomes como Queen, Iron Maiden, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Ozzy Osbourne, Kid Abelha (que foi alvo de vaias) , Yes, Erasmo Carlos e uma infinidade de atrações tão diferentes quanto o Gattuso e o Rodrigo Caio.
Em 1991, as coisas não foram muito diferentes, já que a salada musical temperada por Guns N´ Roses, Queensryche, Judas Priest, Faith No More e Megadeth tinha outros ingredientes distintos, como George Michael, Prince, Pepeu Gomes, Engenheiros do Hawaii, Roupa Nova, NEW KIDS ON THE BLOCK e outros artistas competentes e de renome que não eram exatamente do mundo do rock ou do metal.
A terceira edição só foi acontecer uma década depois, em 2001. Era de se esperar que o público já tivesse percebido que a mistura de estilos era um dos principais propósitos (e razões do sucesso) do festival. Definitivamente, não foi isso que aconteceu. O cast, mais uma vez, reuniu representantes de diversos nichos musicais, o que gerou reclamações intermináveis por parte até mesmo de quem NÃO iria ao evento. Guns N´ Roses, Iron Maiden, Sepultura, Silverchair, Britney Spears, Oasis, Sandy & Junior, Red Hot Chili Peppers, Cássia Eller, Queens of The Stone Age, Biquíni Cavadão , Foo Fighters, Sheryl Crow, Los Hermanos, Ira! e Carlinhos Brown foram alguns dos inúmeros artistas que subiram aos palcos do evento para mandar (ou tentar mandar) um som. E é sobre o que ocorreu com o última artista a ser citado que o texto vai falar um pouco.
Caso você não se recorde, durante a sua apresentação, Carlinhos Brown foi alvo de uma chuva de garrafas atiradas pelo público presente. Qualquer ser humano que saiba quem é Carlinhos Brown sabe que ele não é exatamente um expoente do rock ou do heavy metal. Também vale citar o fato de que ninguém é obrigado a gostar de nada nesse mundo. Porém, o respeito foi, é e sempre será obrigatório. Infelizmente, naquele 14 de janeiro de 2001, o respeito passou longe da apresentação do artista.
Tão logo subiu no palco, foi recebido por inúmeras vaias por parte dos presentes, que possivelmente, não eram fãs do trabalho de Carlinhos Brown. Longe de ser o advogado do diabo, quando não se gosta de alguma coisa, se afastar ou ignorar sempre é o melhor caminho. Em 2001, essa máxima também era válida, porém, descontentes com a continuidade do show, os presentes continuaram com o circo dos horrores, só que atirando garrafas de plástico. Muitas garrafas, que representam muito bem como PARTE do fã de rock no Brasil é egoísta, mimado e não consegue tolerar o que é um pouco diferente do seu gosto pessoal. E antes que apareça a patrulha do "eu estava lá e ele falou a,b,c", pouco importa se e quando o músico chamou os rockeiros de ignorantes. Se ele tivesse afirmado isso antes das do show, a agressão apenas comprovaria sua afirmação. Respeitar diferenças é questão de educação e na maioria das vezes, a falta desse respeito mostra bem o caráter (ou a falta dele) em algumas pessoas.
Até hoje, o triste episódio é lembrado por quem o presenciou, tanto ao vivo quanto na tv ou em jornais. De lá pra cá, inúmeras edições do festival foram realizadas novamente, e todas elas com o já conhecido leque de atrações musicais totalmente opostas. Por bem, não tivemos mais nenhuma situação que deixasse em evidência a intolerância, algo tão frequente no cotidiano do brasileiro, mas que não pode se tornar algo normal. Apesar das vaias por parte de um ou outro panaca que sai de casa para criticar o trabalho alheio, nada chegou perto do que foi feito com Carlinhos Brown.
Dezoito anos depois, em mais uma edição do festival, é esperado que diferenças sejam respeitadas, que exista espaço para todo mundo se divertir (sem prejudicar o próximo, é claro) e que o tal clima de paz que fãs de rock amam dizer que existe nos eventos, de fato, prevaleça.
Se você estiver presente no evento no dia de alguma atração que não goste, guarde sua garrafa e envie para a reciclagem. O Planeta Terra agradece. Não seja um idiota. O mundo já tem muitos deles.
Bom festival, com muito respeito, tolerância e paz!
A vaia a Carlinhos Brown no Rock In Rio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Baterista explica novo adiamento do próximo álbum do Anthrax
Por que Andreas Kisser convidou irmãos Cavalera para último show do Sepultura
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
"Capitão Kirk" convoca Rob Halford para regravar clássico do Judas Priest em álbum de metal
Judas Priest começa a gravar novo álbum de estúdio
Dimmu Borgir lança música inédita e anuncia novo disco de estúdio
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy

Carlinhos Brown: "Aceitei as garrafas, foi meu momento mais roqueiro"
Carlinhos Brown: ele diz que provocou garrafadas no Rock in Rio 2001 e explica razão
A música sobre "amor e perda" de atração do Rock in Rio que está quase batendo 1 bilhão no Spot
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Sepultura só tocará músicas da fase Derrick Green no Rock in Rio
Sepultura encerrará sua longa relação com o Rock in Rio neste ano
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda


