Revitalização do Southern Rock: isto é possível?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Filipi Junio, Fonte: Southern Rock Brasil
Enviar correções  |  Ver Acessos

Estava lendo algumas matérias antigas no site da CMT e me deparei com esse título: Zac Brown Calls Blackberry Smoke "Revival of Southern Rock". A matéria cita algumas frases ditas pelo Zac Brown como, mas uma me chamou a atenção: "Eu acho que ele (Southern Rock) costumava ser Country - e desapareceu - e eu acho que reapareceu com o Blackberry Smoke". Isso me levou a pensar um pouco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Eu acredito no Southern Rock como um movimento musical com inspirações sociais e políticas que surgiu nos anos 70 e as bandas que fizeram parte dele, de forma consciente ou não, influenciaram e influenciam diversas bandas até hoje.

Eu acredito em uma revitalização do nome Southern Rock, não do movimento, afinal o contexto em que vivemos é outro. Nas décadas de 80 e 90 as bandas de Southern Rock dos anos 70 continuaram a influenciar diversas outras, mas só nos anos 2000 o nome Southern Rock voltou com toda força. Centenas de bandas e cantores começaram a se autodenominar Southern Rock, não só aqueles do Sul dos EUA, mas de todo o país e de diversas partes do mundo. Isso é muito bom, pois mostra a dimensão e a qualidade das bandas dos anos 70.

E para resumir, eu não concordo com o que o Zac Brown disse. A Blackberry Smoke é a melhor banda de Southern Rock da atualidade e das novas é a que mais está na mídia, isso é fato, mas não acho que o Southern Rock reapareceu com ela. Eu dou mais crédito ao Drive-By Truckers, pois o lançamento do CD "Southern Rock Opera" é uma marco nessa atual fase do Southern Rock, sem falar que muitas das grandes bandas dos anos 70 ainda estão na ativa, mesmo que desfiguradas, e diversas bandas da nova geração surgiram antes da Blackberry Smoke.

Indico a leitura das postagens 23 bandas da nova geração do Southern Rock que você deve ouvir (http://bit.ly/HspddV) e 100 músicas da nova geração do Southern Rock que você deve ouvir (http://bit.ly/KwFW0f), nelas vocês podem encontrar diversas novas bandas de Southern Rock de ótima qualidade.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"Todas as matérias sobre "Allman Brothers"Todas as matérias sobre "ZZ Top"Todas as matérias sobre "Blackberry Smoke"


Supernatural: ouça 10 músicas que marcaram a sérieSupernatural
Ouça 10 músicas que marcaram a série

Lynyrd Skynyrd: polêmica envolvendo a bandeira confederadaLynyrd Skynyrd
Polêmica envolvendo a bandeira confederada


Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles PriesterNicko McBrain
Pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à bandaMötley Crüe
A ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda


Sobre Filipi Junio

Carioca, nascido em 1989, bacharelando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como paixão as bandas Allman Brothers Band, Lynyrd Skynyrd, The Avett Brothers, Iced Earth e Hardcore Superstar. Alguns hobbies são: acompanhar o time do coração, Vasco; viciado em Star Wars, Tribal Wars, livros, Tolkien, etc. Criador e administrador do Southern Rock Brasil, blog especializado em Southern Rock, Jam Bands, Folk Rock e Country. Twitter: @southernrockbr.

Mais matérias de Filipi Junio no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL