Rock em Análise: Voz + Letra = Música?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Cavalcanti, Fonte: Rock em Análise
Enviar correções  |  Ver Acessos

No que diz respeito a discussões musicais, quantas vezes você se deparou com um ouvinte que começa a escutar uma canção pela primeira vez, e, após alguns segundos, chega a uma conclusão quase definitiva de que não gostou daquele artista/banda? Este é um problema recorrente, consequente de uma equivocada atenção a apenas dois elementos: voz e letra.

Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/MetalRob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não é de se espantar que um "ouvinte comum" não tenha aquele "tato" para a música como um todo, mas este bom senso não precisa ser uma exclusividade de críticos e fãs de música em geral. Afinal, qual seria a dificuldade em dar igual tratamento a todos os elementos de uma música? A verdade é que, exceto pela breve atenção a um riff bacana aqui e um solinho de guitarra acolá, a dobradinha "voz+letra" passou a ser determinante em pelo menos 90% da qualidade do artista.

Não vou culpar ninguém, pois é normal que aquele indivíduo no centro das fotos - ou do palco - ganhe um destaque inicial maior do que o dos outros integrantes. Mas, se você adquiriu tal forma equivocada de analisar os sons que escuta, saiba que não é tarde para tentar mudar seus hábitos. Comece prestando atenção nos arranjos da música, e notando como os mesmos podem realmente influenciar na obra como um todo.

Vai me dizer que uma música com uma letra bem simples deve ser logo tachada de medíocre, ainda que possua um dos mais belos arranjos que você escutou em toda a sua vida? O que falar então daquela linda poesia que foi totalmente estragada por arranjos musicais equivocados? E aquela voz que é um tanto fraca, mas pode ser deixada em segundo plano, visto que o resto da banda faz um trabalho excepcional?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como você pode ver, para o bem ou para o mal, a audição multidimensional é importante na análise do que você está escutando, o que torna a experiência de ouvir música ainda mais completa, desafiadora e agradável. Além do mais, ninguém precisa ser músico para expor uma simples opinião a respeito dos diversos instrumentos presentes em determinada música. Então, escute atentamente, arrisque e, acima de tudo, divirta-se!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/MetalRefrãos
Alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Rob Halford: Talvez eu seja o único Gay vocalista de MetalRob Halford
"Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"


Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280