Falando do 6/6/6: qual seu apocalipse favorito?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Lord A (MaoZoleuM), Fonte: The MaoZoleuM
Enviar correções  |  Ver Acessos

Hoje é 6 do 6 de 2006, ou 6/6/6 se você preferir, número da besta segundo a Bíblia. Número do Sol, segundo Aleister Crowley ou então divertida metáfora cultural para bandas como HIM, Iron Maiden, Therion e tantas outras de diversos grupos. Este breve ensaio traça um panorama geral dessa data secular. [Lembrando que até a meio dia de hoje, o mundo ainda não acabou e provavelmente o tal anticristo só renasça nas telas do cinema.]

Kiss: Perguntas, respostas e curiosidades diversasExcessos: como os rockstars gastam os seus milhões

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Hoje por exemplo estão acontecendo coisas interessantes no planeta. Ontem Nos Estados Unidos de Bush, uma igreja Batista divulgou um manual para mulheres grávidas pedirem para os seus médicos induzirem o parto na segunda feira 5/06, com essa medida esperavam reduzir as possiblidades do nascimento de um Anticristo, ou algo assim. Aqui na américa do Sul, mais precisamente na Colômbia, o país teve um recorde de batismos nas igrejas como nunca antes visto. A desculpa dos pobres capiais era que batizando até ontem, o anticristo não nasceria naquele país. Em Portugal, terra do programa Catedral de Lágrimas e de nosso amigo o DJ Luiz Soncini os três candidatos a presidência de lá tem exatas seis letras no nome. Deixando a piadinha de que isso é igual a 666... vai entender.

A febre satânica associada ao 666 veio de um trecho do livrão "aquele que tem entendimento, calcule o número da besta. Pois é número de homem. Esse número é seiscentos e sessenta e seis". Algumas pessoas no Orkut, comunidade de internet, criaram até uma comunidade exigindo que a data de 6/6/6 fosse declarada um feriado cristão. Segundo o irônico Earth (vocalista e frontman da banda Seduced by Suicide) criador da comunidade os argumentos são: "frequentemente temos um feriado porque é dia de um santo ou outro. O Diabo, assim como o número 666 são dogmas cristãos. Assim, nada mais justo que seja feriado no dia 06/06/06!!!". Atualmente a comunidade conta com 2621 membros que estão se divertindo com a chegada da data.

Para ocultistas que estudam a Cabala Hebraica, acredita-se que o número 666 seja representado pelo equivalente a sequência de letras WWW, rapidamente associado a World Wide Web e a internet. Dizem as lendas que o tal Anticristo que poderia nascer neste dia criaria um único governo mundial, com uma única crença e viria com o fogo do céu.

Alguns dizem que a passagem bíblica citada antes era atribuida ao imperador romano Nero, aquele que queimou Roma.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 6/6/1966 Anton la Vey fundou a Igreja de Satã em San Francisco com idéias que alegrariam qualquer leitor ávido do filósofo Nietzche.

E em meados de 1996, talvez um 6 do 6 também, Marylin Manson assumia que era o Anticristo pela mídia mundial. Outros alegavam que o tal era o Bill Gates ou até mesmo o atual presidente George Bush.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Algumas pessoas vão querer criar sensacionalismo no dia de hoje baseado em notícias como "Cinco homens assaltam ônibus de turismo perto de Nova Glória, podia ser 6" ou então "Explosão em mesquita mata três e deixa 7 feridos no Afeganistão". Outras pessoas ainda vão tentar usar essa data como desculpa para continuarem culpando um ser mitológico por toda a sua falta de responsabilidade consigo e com seu habitat. Quanto tempo mais essas mesmas pessoas vão continuar procurando fora de sí ou esperando de terceiros alguma redenção? Minorias continuam a ser massacradas por maiorias em nome de um país, de uma religião ou de interesses financeiros. Tudo feito para combater um mal mitológico, prosaico e que é capaz de desviar a atenção das pessoas do que realmente importa - Elas aprenderem a se responsabilizarem por sí, seus atos, sentimentos e idéias.

Hoje ainda veremos a estréia do filme "A profecia", remake do homônimo de 1966 que contava com o célebre ator Gregory Peck. A história que gerou centenas de pastiches gira em torno do nascimento de um garoto que é o esperado Anticristo, nascido em um 6 do 6 de 1966 (No original) provavelmente atualizado para 2006 no novo filme. Novos sustos? Espero que sim, afinal a intenção de um bom filme de terror é exatamente esta. Chover no molhado e no clichê o mundo vai acabar, mas será salvo na última hora ou no terceiro episódio da trilogia? Simmmmm! Muitas vezes gostaria de ver um filme que começasse no exato ponto onde todos esses terminam, seria mais divertido.

A mídia em geral tende a misturar todas as pessoas que se vestem de preto e chamarem de góticos e a qualquer instante pode acontecer de algum repórter oportunista associar a data de 6/6/6 a algo gótico para gerar algum sensacionalismo midiático. Porém "a Sub-Cultura Gótica é laica, isto é, não tem religião. A Sub-Cultura Gótica tem origens culturais, e sua ligação com o ocultismo é meramente simbólica: ela se apropriou de alguns símbolos ligados historicamente a alguns misticismos e os usou de outra forma, da mesma forma que se apropriou de símbolos das mais diversas simbologias para construir seu sistema simbólico próprio.Isto algumas vezes foi feito como metáfora poética e outras como critica aos valores da sociedade dominante" defende o ilustrador e colunista Henrique Kipper do portal gótico The MaoZoleuM. Ele ainda sustenta: "Mas ao mesmo tempo, são comuns simbolos como almas, anjos caídos, espiritos, ao lado de músicas com ateu. Mas, dentro da Sub-Cultura Gótica, estes símbolos devem ser tomados da mesma forma que na poesia: como metáforas de sentimentos humanos".

Enfim, talvez o melhor apocalipse ou fim do mundo que cada um de nós poderia ter nesta data tão secular é o de deixar morrer metafóricamente esse "achismo" que temos de sí, e assim renascer e passar a existir verdadeiramente e de forma mais completa. Viver, amar e ser aquilo que devemos ser para nós mesmos.Só podemos ser livres coletivamente, mas para isso ainda temos que integrar todas as nossas partes "Anti-alguma coisa" de nossas próprias sombras.

Lord A:. é um dos editores e fundadores do portal gótico The MaoZoleuM, colunista da Vampyro Contenporâneo, colaborador das publicações Vampyre Almanac, Tribos de Gaia, Roadie Crew, Whiplash e ministra um curso sobre Subcultura Vampyrica no espaço Sabedoria Mistica. Ele também é fundador e dr residente do evento Theatro dos VampiroS em SP


Dia do Slayer - Em 06/06/06 foi instituido o dia da banda

6 de junho de 2006: Fãs americanos criam o Dia Nacional do Slayer6 de junho de 2006
Fãs americanos criam o Dia Nacional do Slayer

Fãs do Slayer vandalizaram seminário em 6/6/6

06/06/06: Não vão trabalhar, ouçam Slayer!06/06/06
"Não vão trabalhar, ouçam Slayer!"

Slayer: 06/06 é o Dia Internacional do Slayer

Todas as matérias sobre "Dia do Slayer - Em 06/06/06 foi instituido o dia da banda"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Dia do Slayer - Em 06/06/06 foi instituido o dia da banda"


Kiss: Perguntas, respostas e curiosidades diversasKiss
Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Excessos: como os rockstars gastam os seus milhõesExcessos
Como os rockstars gastam os seus milhões


Sobre Lord A (MaoZoleuM)

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280