Kiss: The Farewell Tour
Por Carlos Roberto Merigo Filho
Postado em 16 de fevereiro de 2000
Um dia tudo acaba, mas os fãs do Kiss não queriam acreditar nisso. E depois de 27 anos de sucesso, 75 milhões de discos vendidos ao redor do mundo, o Kiss anuncia o seu fim. A derradeira THE FAREWELL TOUR vem aí, e é encarada como a última oportunidade para se ver Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss juntos. Mas também tem aquele outro velho ditado: "Só acredito vendo".
O Kiss é especialista em quebrar as regras e fazer tudo ao contrário de como manda o protocolo. Talvez seja apenas mais uma grande jogada de marketing para atrair os fãs aos shows, já que como seria a última vez todos fariam te tudo para verem os 4 mascarados juntos. Mas também o fim pode ser real.
Todos os integrantes tem trabalhos paralelos, Gene Simmons tem seus projetos como cineasta e já tem até um novo filme em fase final de produção que será lançado ainda esse ano, o titulo em inglês é "Wish You Were Dead", e contará com a participação de Christopher Lloyd. Paul Stanley terminou recentemente a sua temporada na peça "The Phantom Of Opera", e já foi convidado para participar de um outro projeto teatral. Ace Frehley e Peter Criss tem trabalhos solos paralelos ao da banda.
Enfim, talvez tenham cansado e cada um queira se dedicar aos seus respectivos trabalhos paralelos, ou talvez seja apenas mais uma grande jogada de marketing que ao final da tour venham anunciar: "Devido ao carinho demonstrado pelos fãs, nós decidimos que continuaremos...". Isso pelo menos é o que todo fã espera.
Mas de qualquer forma uma coisa é certa, se o Kiss realmente encerrar as atividades estará acabando em grande estilo. Lançaram Psycho Circus, um ótimo álbum, fizeram dezenas de shows ao redor do mundo, fizeram tudo o que podiam fazer, tudo o que é possível imaginar pode ser encontrado com o nome da banda. E assim, tudo acaba como começou. Começaram com um excelente disco de estréia e terminam com um quase tão bom quanto, começaram causando espanto e admiração e terminam ainda sendo admirados mas, mais do que isso, eles terminam consagrados e imortalizados na história do Rock ‘n Roll.
São os criadores de dezenas de clássicos do rock, foram responsáveis por mudar completamente o conceito de shows, transformando apresentações em mega-espetáculos, conquistaram hordas de fãs por todo o mundo. Influenciaram inúmeras bandas que vieram depois. Chegaram ao extremo de tudo o que fizeram, experimentaram diversas vertentes do Rock. Brigaram, se separaram, voltaram, conquistaram mais centenas de fãs, o que pode ser comprovado observando-se nos shows crianças de 7 anos de idade até senhoras de 60. Foram amados e odiados, elogiados e xingados, mas acima de tudo foram admirados. Não importa se você gosta ou odeia, a verdade é que é impossível não ficar espantado ao assistir um grande show do Kiss, e sentir como a banda rege perfeitamente uma multidão sedenta por Rock ‘n Roll.
Aliás, não é a toa que o jornal 'A Folha de SP' escolheu Gene Simmons como um dos três gênios do século. Há quem diga que são apenas quatro palhaços de luxos que venderam suas almas ao diabo, mas para outros milhões de pessoas eles formam a maior banda de rock do planeta. Um fenômeno musical, que de uma maneira simples e direta mostrou com quantos acordes se faz um bom Rock, e mostraram como a vida pode ser divertida sem que pra isso seja necessário usar drogas, e coisas do tipo. E creio que mais do que nunca, o sentimento que se passa por todos os integrantes da banda é o de "Missão Cumprida". Ou seja, gostando ou não eles estão aí e com certeza o mundo não se esquecerá deles, pois como diria Raul Seixas: "Nada é eterno, mas alguma coisa sempre permanece"
O primeiro show da turne de despedida ocorre no dia 11 de Março em Phoenix, Arizona (EUA) e se estende pelo resto do ano provavelmente passando por diversos países. Mas por enquanto só as datas da turne americana foram divulgadas. Skid Row e Ted Nugent abrirão praticamente todas as apresentações do Kiss.
Confira abaixo as datas e os locais dos shows já divulgados,
Obs.: A datas estão sujeitas a alterações
Março
11 Phoenix, AZ - Blockbuster/Desert Sky Pavilion
12 Tucson, AZ - Tuscon Convention Center
14 Las Cruces, NM - Pan American Center
17 Las Vegas, NV - Mandalay Bay
18 Anaheim, CA - Arrowhead Pond
19 San Diego, CA - San Diego Sports Arena
21 Bakersfield, CA - Bakersfield Centennial Garden
23 Oakland, CA - Oakland Arena
25 Reno, NV - Lawler Events Center
27 Salt Lake City, UT - E Center
28 Denver, CO - Pepsi Center
29 Lubbock, TX - United Spirit Center
31 San Antonio, TX - Alamodome
Abril
1 Houston, TX - Woodland Pavilion
2 Dallas, TX - Starplex Amphitheater
4 Oklahoma City, OK - Myriad Convention Center
5 Little Rock, AR - Alltell Arena
6 Pensacola, FL - Pensacola Civic Center
8 Miami, FL - Coral Sky Amphitheater
9 Ft. Meyers, FL - TECO Arena
11 Orlando, FL - Orlando Arena
12 Tampa, FL - Ice Palace
Os ingressos para os shows começam a ser vendidos dia 19 de fevereiro, e podem ser adquiridos online pelo site VH1 – www.vh1.com
Para marcar esse despedida será lançado dia 28 de Março o álbum ao vivo ALIVE IV, produzido a partir das gravações do show de ano novo no BC Place Concert Bowl em Vancouver, Canada. Além das dezenas de clássicos obrigatórios, também conterá algumas canções da década de 80 que nunca foram tocadas antes pela formação original. A banda mantém a tradição repetindo a fórmula de 25 anos atrás, quando ainda o Kiss era uma banda sem recursos financeiros e lançaram um álbum duplo ao vivo, o primeiro da famosa e consagrada série ALIVE!
Abaixo segue o ‘track list’ do disco, e a figura ao lado é a capa que já foi aprovada pela banda.
Track List:
Psycho Circus
Shout It Out Loud
Deuce
Heaven's On Fire
Into The Void
Firehouse
Do You Love Me
Let Me Go Rock & Roll
I Love It Loud
Lick It Up
100,000 Years
Love Gun
Black Diamond
Beth
Rock and Roll All Nite
Faixas bônus para o Japão:
2000 Man
God Of Thunder
Detroit Rock City
Juntamente com o site oficial, o Kiss pretende ainda construir uma espécie de "multimídiateca" contendo diversos materiais da banda, como:
Jornal e Anúncios de Revista
Anúncios de rádio
Anúncios de televisão
Fotografias de Exibições de Lojas
E para isso estão contando com a ajuda de todos os fãs que possam enviar qualquer material. Para mais informações visite o site oficial: www.kissonline.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O clássico absoluto do Iron Maiden que Smith e Dickinson escreveram em 20 minutos
O álbum onde Steve Harris teve que tomar decisões que não agradaram Bruce Dickinson
Ronnie James Dio sobre sua cantora preferida: "Ninguém chega perto!"


A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
Quando Paul Stanley enfureceu Slash por querer mudar uma música clássica do Guns
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA



