Gravação: Fita prova que Beatles tocaram juntos em 1976?
Fonte: Terra Música
Postado em 16 de dezembro de 2003
Guto Barra
Os Beatles separaram-se em 1970, antes do lançamento do álbum Let It Be e nunca mais voltaram a se reunir, certo? Não, de acordo com um rumor que vem circulando há muito tempo: em 1976, John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison voltaram a gravar, em um estúdio em Los Angeles.
A prova da misteriosa tentativa de retorno acaba de aparecer: uma fita apagada com créditos na caixa informando até o nome das cinco canções que haviam sido gravadas.
Os músicos teriam se reunido em novembro daquele ano no Devlen Studios, em Los Angeles, com o produtor George Martin e vários engenheiros de som. As faixas gravadas ganharam nomes como Happy Feeling, Back Home, Rockin' Once Again, People of the 3rd World e Little Girl (as quatro primeiras seriam inéditas, enquanto a última seria uma versão). Nenhuma delas pode ser ouvida na fita, restando a etiqueta com as informações como prova de que a sessão de gravações realmente aconteceu.
O período em que o encontro teria ocorrido até que faz sentido: em 1976, McCartney era o único beatle que estava fazendo sucesso. Ele havia acabado de encerrar uma turnê mundial do Wings, na esteira do sucesso do disco At the Speed of Sound.
Lennon estava no início de seu período de cinco anos de reclusão, que começou com o nascimento do filho Sean, em 1975; enquanto Harrison amargava o fracasso do disco 33 1/3 e Starr testemunhava a recepção gélida de seu Rotogravure, que afundou mesmo tendo participações de Lennon, McCartney e Eric Clapton.
O souvenir acaba de ser comprado por um texano chamado Keith Chrismon, que revelou apenas ter adquirido de um "ex-funcionário da Apple", a gravadora dos Beatles. A peça está sendo negociada pelo web site de leilões MomentsInTime.com, que pretende vender a fita em breve. De acordo com a empresa, McCartney vem se dedicando muito a abafar a tentativa de retorno dos Beatles nos últimos tempos. Em 1997, ele teria ameaçado com processos um jornalista do The Sun que estava pesquisando a história.
O problema é que a sessão teria acabado em briga e os quatro músicos deixaram o estúdio repentinamente. McCartney aparentemente não quer que o público saiba que a banda considerou voltar à ativa seis anos depois da separação - e o plano falhou. Segundo os novos donos da fita, Len Kovner, que era o dono do estúdio na época da gravação, e os engenheiros de som, as sessões realmente aconteceram. Haveria uma cópia da fita, com as faixas intactas, nos cofres dos estúdios de Abbey Road, em Londres.
É muito improvável que alguém um dia venha a ouvir as faixas inéditas dos Beatles (se elas tivessem alguma qualidade, já teriam sido a base para novos relançamentos). O aspecto legal de novos projetos do grupo tende a ficar cada vez mais complicado, já que McCartney e Yoko Ono parecem não conseguir concordar em muita coisa. O músico está novamente furioso com a viúva por ter sido excluído do crédito da faixa Give Peace a Chance no novo DVD de John Lennon. Ele não compôs a faixa, mas os dois sempre dividiam os créditos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Membros do Nightwish se manifestam após saída de Floor Jansen: "Vida dá e vida tira"
Tuomas Holopainen diz que se não fosse o hiato do Nightwish, "pessoas iriam morrer"
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
A música "super estranha" do Nightwish pela qual Floor Jansen tem (ou tinha) carinho especial
Guns N' Roses pensou em fazer temporada no The Sphere, mas desistiu
Por que o Heart abandonou seu antigo som nos anos 80 e passou a vender milhões
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
A banda que é considerada pioneira do thrash metal, segundo ex-guitarrista do Exodus
Overkill: mandando recado ao Avenged Sevenfold
Metallica - Perguntas e respostas e curiosidades


O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
A música dos Beatles que Taylor Momsen, do The Pretty Reckless, considera perfeita
A música dos Beatles que Paul McCartney suspeitava ter sido escrita também por Yoko Ono
John Lennon tentou (sem sucesso) fazer Alice Cooper falar sobre política
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Alice Cooper conta como reagiu ao assassinato de John Lennon
Quando George Harrison e um Ringo bêbado salvaram Eric Clapton de uma saia justa no Cream
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
O disco do Genesis que fez uma paródia dos Beatles, mas quase ninguém entendeu a piada
Paul McCartney diz que John Lennon podia ser "um completo idiota" em algumas coisas
Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?
Como um erro de inglês ajudou a transformar os Beatles em fenômeno mundial



