Gravação: Fita prova que Beatles tocaram juntos em 1976?
Fonte: Terra Música
Postado em 16 de dezembro de 2003
Guto Barra
Os Beatles separaram-se em 1970, antes do lançamento do álbum Let It Be e nunca mais voltaram a se reunir, certo? Não, de acordo com um rumor que vem circulando há muito tempo: em 1976, John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison voltaram a gravar, em um estúdio em Los Angeles.
A prova da misteriosa tentativa de retorno acaba de aparecer: uma fita apagada com créditos na caixa informando até o nome das cinco canções que haviam sido gravadas.
Os músicos teriam se reunido em novembro daquele ano no Devlen Studios, em Los Angeles, com o produtor George Martin e vários engenheiros de som. As faixas gravadas ganharam nomes como Happy Feeling, Back Home, Rockin' Once Again, People of the 3rd World e Little Girl (as quatro primeiras seriam inéditas, enquanto a última seria uma versão). Nenhuma delas pode ser ouvida na fita, restando a etiqueta com as informações como prova de que a sessão de gravações realmente aconteceu.
O período em que o encontro teria ocorrido até que faz sentido: em 1976, McCartney era o único beatle que estava fazendo sucesso. Ele havia acabado de encerrar uma turnê mundial do Wings, na esteira do sucesso do disco At the Speed of Sound.
Lennon estava no início de seu período de cinco anos de reclusão, que começou com o nascimento do filho Sean, em 1975; enquanto Harrison amargava o fracasso do disco 33 1/3 e Starr testemunhava a recepção gélida de seu Rotogravure, que afundou mesmo tendo participações de Lennon, McCartney e Eric Clapton.
O souvenir acaba de ser comprado por um texano chamado Keith Chrismon, que revelou apenas ter adquirido de um "ex-funcionário da Apple", a gravadora dos Beatles. A peça está sendo negociada pelo web site de leilões MomentsInTime.com, que pretende vender a fita em breve. De acordo com a empresa, McCartney vem se dedicando muito a abafar a tentativa de retorno dos Beatles nos últimos tempos. Em 1997, ele teria ameaçado com processos um jornalista do The Sun que estava pesquisando a história.
O problema é que a sessão teria acabado em briga e os quatro músicos deixaram o estúdio repentinamente. McCartney aparentemente não quer que o público saiba que a banda considerou voltar à ativa seis anos depois da separação - e o plano falhou. Segundo os novos donos da fita, Len Kovner, que era o dono do estúdio na época da gravação, e os engenheiros de som, as sessões realmente aconteceram. Haveria uma cópia da fita, com as faixas intactas, nos cofres dos estúdios de Abbey Road, em Londres.
É muito improvável que alguém um dia venha a ouvir as faixas inéditas dos Beatles (se elas tivessem alguma qualidade, já teriam sido a base para novos relançamentos). O aspecto legal de novos projetos do grupo tende a ficar cada vez mais complicado, já que McCartney e Yoko Ono parecem não conseguir concordar em muita coisa. O músico está novamente furioso com a viúva por ter sido excluído do crédito da faixa Give Peace a Chance no novo DVD de John Lennon. Ele não compôs a faixa, mas os dois sempre dividiam os créditos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Dave Mustaine revela hit do Metallica diretamente influenciado por "Sweet Home Alabama"
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Até 65% de descontos selecionadas na Amazon de Vinil, CDs, celulares e acessórios
Álbum de Steve Vai e Joe Satriani terá registro feito pelos dois na adolescência
A fase do Soundgarden que Kurt Cobain considerava melhor e o comentário sobre Chris Cornell
Lenny Kravitz choca internet ao explicar motivo de estar há 9 anos sem vuco-vuco
Zakk Wylde aponta o primeiro riff de Metal da história; não é do Black Sabbath
Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, chorou muito quando ouviu "Brave New World"

As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Por que George Harrison praticamente abandonou a guitarra no auge dos Beatles
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
O melhor álbum dos Beatles de todos os tempos, segundo o casal John Lennon e Yoko Ono
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
A melhor música dos Beatles, de acordo com a Paste Magazine
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
A primeira banda de rock inventiva que chegou ao topo, segundo Caetano Veloso
O antológico último show dos Beatles



