Shows de retorno do Pixies chegam à Web
Fonte: Terra Música
Postado em 24 de maio de 2004
Desde que Black Francis (Frank Black) e Kim Deal decidiram reviver os bons tempos do Pixies, a banda já se apresentou 17 vezes. A primeira aconteceu no Fine Line Music Café, em Minneapolis, nos Estados Unidos, dia 13 de abril. A última no festival brasileiro Curitiba Pop Festival, dia 05 de maio. Destes 17 shows, 16 foram gravados em CDs duplos e vendidos para o público logo após o show, com tiragem de mil cópias. Apenas o show do Brasil não foi 'vendido' e o show do Festival Coachella teve uma tiragem superior, de duas mil cópias.
Esse modo de venda instantânea facilitou a chegada do material na Internet. Os principais sites de troca de arquivos já trazem praticamente todos os shows de retorno do Pixies, com direito a cópia da arte das capas do CD original e excelente qualidade de som. Inédito, mesmo, só o show que a banda fez no Brasil.
O mais interessante, porém, é que ficou possível compilar as canções deste retorno do Pixies. A banda ensaiou cerca de 40 músicas para a turnê de retorno, que deverá render uma CD e um DVD. Destas 40 músicas, nos 17 primeiros shows (no Canadá, Estados Unidos e Brasil) apenas 38 canções foram tocadas. Em média, um show do Pixies conta com um set list de 24 canções. Neste retorno, apenas em Pomona, na Califórnia, a banda tocou 20 canções. Na contra-mão, em Spoklane, no Estado de Washington, décima parada da turnê, a turma estava inspirada e deu ao público 29 músicas. O Brasil vem logo abaixo, com 28 petardos pixianos.
Pelo jeito, cinco músicas não podem faltar no repertório do show. Em todas as 17 apresentações o Pixies tocou Debaser, Tame, Gigantic e Vamos, além de uma das duas versões de Wave of Mutilation. Outras seis são quase certeza em uma apresentação da banda. Em 16 dos 17 shows, Black Francis cantou Bone Machine, Gouge Away, Here Comes Your Man, Monkey Gone To Heaven, Nimrod's Son e Where Is My Mind?. Só os canadenses de Calgari não ouviram esta última música, um dos clássicos da banda e do cinema (como pano de fundo da cena final do filme Clube da Luta).
Porém, o pessoal de Calgari ouviu Head On, que só foi tocada lá e em Winnipeg, também no Canadá, sendo a música menos tocada do repertório. Na seqüência, Blown Away, do álbum Bossanova, apareceu em três shows, enquanto Is She Weird (outra do Bossanova), Subbacultha (do Trompe Le Monde) e a cover de Neil Young, Winterlong, foram tocadas cinco vezes. A curiosidade é Wave of Mutilation, clássico do álbum Doolittle, que vem sendo apresentada em suas duas versões - a acelerada que está no álbum oficial e uma versão 'surf' que saiu em single. Em alguns shows, a banda tocou as duas versões, fazendo com que Wave of Mutilation seja a música mais ouvida neste retorno dos Pixies: ela já foi tocada 26 vezes nos 17 shows!
A turnê segue na semana que vem, desta vez na Europa. A banda faz seu primeiro show no velho mundo na Islândia, dia 26. Dia 28 toca em Barcelona e 29 em Madri (Espanha). Até o final da turnê, marcado para 04 de dezembro, na Filadélfia, Estados Unidos, a banda terá se apresentado 74 vezes. Ou seja, só faltam 57 shows - dois destes no Japão e dois no festival itinerante Lollapalooza. Black Francis, Joey Santiago, David Lovering e Kim Deal ainda têm muitas músicas pela frente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
A música mais tocada de 20 grandes bandas de Heavy Metal no Spotify
O que impediu o Sepultura de ser tão grande quanto Metallica ou Slipknot?
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?

Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
A banda idolatrada por Kurt Cobain e Bono que, apesar do respeito, nunca saiu do nicho
A banda que mais se odiou na história e ganhou popularidade após longo hiato



