Concertos do Live 8 podem bater recorde de audiência
Fonte: UOL Música
Postado em 25 de junho de 2005
Por Kate Holton
LONDRES (Reuters) - Os concertos Live 8, organizados por Bob Geldof para chamar a atenção para a pobreza na África, podem se tornar a maior transmissão global já realizada, superando a marca dos 3,9 bilhões de espectadores dos Jogos Olímpicos de Atenas.
Os organizadores disseram no sábado confiar que vão ultrapassar aquele número após atrair 140 redes de televisão em todo o mundo para exibir os concertos da próxima semana.
Eles disseram que milhões de pessoas também devem assistir a apresentações de artistas como U2, Madonna, Stevie Wonder e Sheryl Crow pela Internet.
Vinte anos atrás, Geldof organizou os concertos Live Aid, em Londres e na Filadélfia, que arrecadaram mais de 100 milhões de dólares para ajudar a combater a fome na Etiópia e atraíram estimados 1,5 bilhão de espectadores.
Desta vez, em lugar de arrecadar dinheiro, ele organizou oito concertos grátis para chamar a atenção para a pobreza na África e aumentar a pressão para que os líderes mundiais atuem.
Os concertos acontecerão no dia 2 de julho, dias antes de uma cúpula do G8, grupo das nações mais industrializadas do mundo, no Hotel Gleneagles, na Escócia.
Os organizadores do concerto dizem que o uso da Internet terá um grande impacto sobre o número de espectadores e apontam como exemplo uma novela americana que atraiu mais espectadores na semana passada pela Internet do que pela TV.
"Esta transmissão será a primeira a abraçar verdadeiramente a Internet de banda larga", disse em um comunicado o produtor-executivo do Live 8, Kevin Wall.
Os concertos acontecerão no Japão, Alemanha, França, Itália, EUA, África do Sul, Canadá e Reino Unido.
Um nono show pode ocorrer em Moscou, segundo disseram os organizadores na sexta-feira, e um concerto separado será feito em Edinburgo no dia 6 de julho, a cerca de 60 quilômetros de onde os líderes do G8 estarão reunidos.
"Todos no mundo terão uma oportunidade de ver este evento, e coletivamente nos juntaremos para ter nossas vozes ouvidas", disse Wall.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps