Método dá todas as dicas para quem quer tocar Blues e Rock
Por Ricky Furlani
Fonte: Editora HMP
Postado em 04 de julho de 2005
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Tocar guitarra é um árduo aprendizado. Saber os desenhos das escalas, dos arpejos, dos acordes ao longo do braço e ter uma técnica perfeita são conseqüência de horas e mais horas de treinamento. Desenvolver um timbre pessoal na execução das notas é ainda mais complicado.
Auxiliando nesta difícil (porém recompensante) caminhada musical, a Editora HMP - maior editora de títulos musicais da América Latina - lança mais uma edição da Coleção Toque de Mestre. Dessa vez, o tópico abordado é a guitarra blues-rock. Ricky Furlani direciona o leitor a se encontrar no blues-rock, estilo que influenciou tantos músicos e é fundamental para o aprendizado musical.
O autor, Ricky Furlani, é músico e professor de guitarra, graduado pelo reconhecido GIT (Musicians Institute - USA). Sua didática é concisa e bem estruturada, já que o músico buscou simplificar saídas e solucionar dúvidas e dificuldades que ele próprio teve quando garoto.
O método escrito por Furlani chega para auxiliar guitarristas no desenvolvimento de técnicas complexas e especiais. "Aprender a tocar o Blues é como aprender um idioma diferente. Você pode passar anos estudando gramática e ainda não conseguir falar uma palavra até passar muito tempo treinando seu sotaque. Essa é uma das características que fazem do Blues um estilo muito difícil de se tocar, pois não são simplesmente notas a serem executadas, e sim notas a serem pronunciadas. Muito difícil de exemplificar este 'sotaque' no papel, então escutar discos de Blues, tocar junto, tirar idéias, as coisas que farão você gente crescer e evoluir mais rápido", afirma Ricky Furlani.
Nesse método são vistos licks, frases, técnicas - turnarounds, variações de 8 e 16 compassos, escalas pentatônicas, misturas de pentas, solos e vários outros assuntos. Os solos e as aplicações estão disponíveis gratuitamente na Internet em mp3 para um aprendizado mais dinâmico. Trata-se de um estudo completo e organizado para o desenvolvimento da guitarra blues-rock.
Sobre Ricky Furlani
Ricky Furlani tem uma carreira-solo como guitarrista instrumental que conta com dois CDs elogiados pela crítica - Inscriptions (1999) e Talking (2003). Ele viaja todo o Brasil com sua nova banda, Ricky Furlani Experience, e também ministrando workshops.
Sobre a HMP
A Editora HMP é a maior editora de títulos musicais da América Latina, com seis publicações voltadas a este segmento. São elas Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera & Percussão, Teclado & Áudio, Home Studio e Música&Negócios. Além disso, possui a revista Mosh, sobre cultura, música e comportamento; e a Valhalla, especializada em Heavy Metal. Há 13 anos no mercado, a HMP tornou-se referência também em materiais didáticos para músicos, com livros, songbooks e vídeo-aulas.
Coleção Toque de Mestre: Guitarra - Blues-Rock
52 páginas - formato 20,5 cm x 27,5 cm
Autor: Ricky Furlani
Preço: R$ 9,90
Onde encontrar: Bancas de Jornal, Livrarias, Lojas de instrumentos musicais, pelo telefone (11) 3839.2770 e pelo site www.editorahmp.com.br
***POCKET SHOW DE LANÇAMENTO NA FNAC CAMPINAS
ás 19h00hs dia 14/07/2005 Quinta-Feira
O guitarrista Ricky Furlani lança seu primeiro método para guitarra, pela coleção Toque de Mestre (Editora HMP). Dedicada ao gênero blues-rock, a publicação é direcionada tanto para quem faz aulas, como para quem leciona, servindo de material didático de apoio.
FNAC - Shopping Dom Pedro
Av. Guilherme Campos, 500, loja A 017 - INFORMAÇÕES (19) 2101-2000.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Empresário do Motörhead conta como Lemmy encarou a morte
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
As músicas do Kiss com letras safadinhas que Paul Stanley acha que ficaram datadas
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo

Jimi Hendrix sobre se ele gostava de ouvir também música clássica e jazz, ou só blues
Black and "Blues": a influência do lamento negro no Black Sabbath


