Autodidata, Geddy Lee aprendeu a tocar blues com Gene Simmons
Por André Garcia
Postado em 20 de julho de 2023
Autodidata, Geddy Lee tocava apenas de ouvido até meados dos anos 70, quando aprendeu a tocar blues no baixo com ninguém menos que Gene Simmons. O linguarudo contou a história.
Kiss - Mais Novidades
Kiss e Rush possuem muito mais em comum do que a quantidade de letras em seu nome: ambos lançaram o álbum de estreia em 1974, chegaram ao sucesso comercial em 1976 e mudaram de estilo musical nos últimos anos da década.
Gene Simmons sobre o Rush e Geddy Lee
"O Kiss levou o Rush [como banda de abertura] para a primeira turnê deles [fora do Canadá]", contou Gene em recente entrevista para a Ultimate-Guitar. "Eles vieram abrir para nós porque gostávamos do que eles faziam. Isso foi na época da música 'Working Man' [1974], quando eles eram tipo o Led Zeppelin canadense. O que eu até prefiro, em termos de sonoridade, mas obviamente eles tiveram muito sucesso [tocando rock progressivo]. Costumávamos sair com eles e zoar muito."
A seguir, Simmons relembrou a ocasião em que ensinou Geddy Lee a tocar blues: "Uma noite no hotel (ou nos bastidores), Geddy [Lee] e eu estávamos sentados, [tocando] trocando licks, e eu disse: 'Bora fazer uma escala de blues? Você começa, e depois eu sigo a progressão de acordes', e ele respondeu 'Não entendo o que você quer dizer'. Pelo que me lembra, Geddy não sabia o que era uma escala de blues, ou o que '1,4,5' significava. [...] Aí falei 'Você toca um sol uma oitava acima ou mais grave…' e ele perguntou 'O que é isso?' Geddy tocava puramente de ouvido. Agora, é claro, mais tarde ele aprendeu quais são as escalas e essas coisas."
"É a mesma coisa com The Edge. O motivo de você ouvir aquele som 'jingle jangle jingle jangle' que se tornou a marca da guitarra do U2, era que The Edge não sabia fazer os acordes. Ele só saía dedilhando várias notas [...] Música é interessante! Não complica, apenas comece a tocar", concluiu.
Quando o Rush abriu shows do Kiss
Sobre esse período em que o Rush abriu shows para o Kiss, Geddy Lee certa vez relembrou:
"[O Kiss] estava ralando também, era a primeira turnê deles como atração principal. Mas eram shows pequenos, a gente estava tocando muito em teatros. Para a gente era um sonho, porque estávamos trabalhando regularmente, o que era ótimo, e viajando pelos Estados Unidos pela primeira vez. Na nossa cabeça era, tipo: 'Pode ser que a gente nunca mais volte a metade dessas cidades', então levávamos as chaves dos hotéis e coisas do Holiday Inn, sabe."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra

Integrantes do Rush relembram a época que abriram shows para o Kiss, em 1975

O artista que influenciou o Kiss e quase fechou banda com o Jimi Hendrix Experience
Blackie Lawless puxa a orelha de Gene Simmons por comentário desnecessário sobre Ace Frehley
Membros do Public Enemy e Red Hot Chili Peppers discordam de Gene Simmons
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Gene Simmons explica por que o rap não diz nada pra ele como o rock'n'roll
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Esquisitices: algumas exigências bizarras para shows
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley


