Autodidata, Geddy Lee aprendeu a tocar blues com Gene Simmons
Por André Garcia
Postado em 20 de julho de 2023
Autodidata, Geddy Lee tocava apenas de ouvido até meados dos anos 70, quando aprendeu a tocar blues no baixo com ninguém menos que Gene Simmons. O linguarudo contou a história.
Kiss e Rush possuem muito mais em comum do que a quantidade de letras em seu nome: ambos lançaram o álbum de estreia em 1974, chegaram ao sucesso comercial em 1976 e mudaram de estilo musical nos últimos anos da década.
Gene Simmons sobre o Rush e Geddy Lee
"O Kiss levou o Rush [como banda de abertura] para a primeira turnê deles [fora do Canadá]", contou Gene em recente entrevista para a Ultimate-Guitar. "Eles vieram abrir para nós porque gostávamos do que eles faziam. Isso foi na época da música 'Working Man' [1974], quando eles eram tipo o Led Zeppelin canadense. O que eu até prefiro, em termos de sonoridade, mas obviamente eles tiveram muito sucesso [tocando rock progressivo]. Costumávamos sair com eles e zoar muito."
A seguir, Simmons relembrou a ocasião em que ensinou Geddy Lee a tocar blues: "Uma noite no hotel (ou nos bastidores), Geddy [Lee] e eu estávamos sentados, [tocando] trocando licks, e eu disse: 'Bora fazer uma escala de blues? Você começa, e depois eu sigo a progressão de acordes', e ele respondeu 'Não entendo o que você quer dizer'. Pelo que me lembra, Geddy não sabia o que era uma escala de blues, ou o que '1,4,5' significava. [...] Aí falei 'Você toca um sol uma oitava acima ou mais grave…' e ele perguntou 'O que é isso?' Geddy tocava puramente de ouvido. Agora, é claro, mais tarde ele aprendeu quais são as escalas e essas coisas."
"É a mesma coisa com The Edge. O motivo de você ouvir aquele som 'jingle jangle jingle jangle' que se tornou a marca da guitarra do U2, era que The Edge não sabia fazer os acordes. Ele só saía dedilhando várias notas [...] Música é interessante! Não complica, apenas comece a tocar", concluiu.
Quando o Rush abriu shows do Kiss
Sobre esse período em que o Rush abriu shows para o Kiss, Geddy Lee certa vez relembrou:
"[O Kiss] estava ralando também, era a primeira turnê deles como atração principal. Mas eram shows pequenos, a gente estava tocando muito em teatros. Para a gente era um sonho, porque estávamos trabalhando regularmente, o que era ótimo, e viajando pelos Estados Unidos pela primeira vez. Na nossa cabeça era, tipo: 'Pode ser que a gente nunca mais volte a metade dessas cidades', então levávamos as chaves dos hotéis e coisas do Holiday Inn, sabe."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps