Beatles processam gravadora EMI por royalties

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: IG - Último Segundo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 16/12/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

LONDRES (Reuters) - Os Beatles abriram um processo contra a gravadora EMI, alegando que ela lhes deve 30 milhões de libras (53,1 milhões de dólares) em royalties.

768 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosBizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música

A Apple Records -- de propriedade de Paul McCartney, Ringo Starr e dos parentes de John Lennon e George Harrison -- disse na sexta-feira que uma auditoria determinou que a EMI não cumpriu os termos de seus contratos.

A EMI possui os direitos autorais das gravações dos Beatles.

"Apesar de cláusulas muito claras em nosso contrato, a EMI continua a ignorar suas obrigações e deveres. A Apple e os Beatles ficaram, mais uma vez, sem escolha a não ser a de processar a EMI", disse a Apple Records em um comunicado.

Os processos foram abertos na quinta-feira contra a EMI em Londres e contra sua subsidiária em Nova York, a Capitol Records, depois que as partes não conseguiram chegar a um acordo.

"Os artistas algumas vezes pedem uma auditoria de suas contas com a gravadora, isso não é incomum, mas às vezes há diferenças de opinião, principalmente quando os contratos são grandes e complexos", disse uma porta-voz da EMI.

"Noventa e nove por cento dos nossos problemas de auditoria são resolvidos de forma amigável, por uma pequena fração da reivindicação", disse.

A Apple Records e a EMI já estiveram envolvidas em uma batalha na justiça que durou 10 anos sobre direitos autorais e outras questões, que foi resolvida fora dos tribunais em 1989.

A Apple Records alegava que a EMI secretamente vendeu ou abriu mão de milhões de gravações a varejistas.

A disputa pelos royalties ocorre após um acordo de mais de 50 milhões de dólares pago a dezenas de artistas por um grupo de empresas musicais, incluindo a EMI, Universal Music, Sony Music, BMG e Warner Music.

A Apple Records já entrou com ações no passado contra a Nike, por usar a música dos Beatles "Revolution" em um comercial, e contra a Apple Computer em uma disputa envolvendo a marca.

(Reportagem adicional de Jeffrey Goldfarb)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

768 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?243 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro866 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados965 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

HaddadHaddad
O prefeito pop toca guitarra e canta Beatles

BeatlesBeatles
As 10 piores músicas segundo o Ultimate Classic Rock

ReligiãoReligião
Top 10 citações sobre Deus e o Diabo

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


Bizarro & AbsurdoBizarro & Absurdo
12 Tristes Realidades da Música

BurzumBurzum
A polêmica história e filosofia de Varg Vikernes

50 a menos50 a menos
Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616

5000 acessosPink Floyd - Perguntas e Respostas5000 acessosGuitarras e Baixos: Perguntas e Respostas5000 acessosMotivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima5000 acessosBon Jovi: Jon diz que parou de fumar por causa do custo3251 acessosSlipknot: fazendo todo mundo pular que nem pipoca no Carnaval!4169 acessosMúsica: 13 fatos estarrecedores sobre a atual indústria

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online