Beatles processam gravadora EMI por royalties

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: IG - Último Segundo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 16/12/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

LONDRES (Reuters) - Os Beatles abriram um processo contra a gravadora EMI, alegando que ela lhes deve 30 milhões de libras (53,1 milhões de dólares) em royalties.

2613 acessosPaul McCartney: veja cantor em papel no Piratas do Caribe5000 acessosDuff McKagan: Pelado com a esposa em foto para a PETA

A Apple Records -- de propriedade de Paul McCartney, Ringo Starr e dos parentes de John Lennon e George Harrison -- disse na sexta-feira que uma auditoria determinou que a EMI não cumpriu os termos de seus contratos.

A EMI possui os direitos autorais das gravações dos Beatles.

"Apesar de cláusulas muito claras em nosso contrato, a EMI continua a ignorar suas obrigações e deveres. A Apple e os Beatles ficaram, mais uma vez, sem escolha a não ser a de processar a EMI", disse a Apple Records em um comunicado.

Os processos foram abertos na quinta-feira contra a EMI em Londres e contra sua subsidiária em Nova York, a Capitol Records, depois que as partes não conseguiram chegar a um acordo.

"Os artistas algumas vezes pedem uma auditoria de suas contas com a gravadora, isso não é incomum, mas às vezes há diferenças de opinião, principalmente quando os contratos são grandes e complexos", disse uma porta-voz da EMI.

"Noventa e nove por cento dos nossos problemas de auditoria são resolvidos de forma amigável, por uma pequena fração da reivindicação", disse.

A Apple Records e a EMI já estiveram envolvidas em uma batalha na justiça que durou 10 anos sobre direitos autorais e outras questões, que foi resolvida fora dos tribunais em 1989.

A Apple Records alegava que a EMI secretamente vendeu ou abriu mão de milhões de gravações a varejistas.

A disputa pelos royalties ocorre após um acordo de mais de 50 milhões de dólares pago a dezenas de artistas por um grupo de empresas musicais, incluindo a EMI, Universal Music, Sony Music, BMG e Warner Music.

A Apple Records já entrou com ações no passado contra a Nike, por usar a música dos Beatles "Revolution" em um comercial, e contra a Apple Computer em uma disputa envolvendo a marca.

(Reportagem adicional de Jeffrey Goldfarb)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Paul McCartneyPaul McCartney
Veja cantor em papel no Piratas do Caribe

72 acessosFabio Lima: "Yesterday" dos Beatles em fingerstyle3251 acessosStar Wars Day: May the Force be with Beatles?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

The BeatlesThe Beatles
O xingamento de Paul McCartney em "Hey Jude"

BeatlesBeatles
Paul Cole, um anônimo na capa do "Abbey Road"

BackmaskingBackmasking
Existem mensagens gravadas ao inverso em discos de rock?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Duff McKaganDuff McKagan
Pelado com a esposa em foto para a PETA

KissKiss
Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Sua coleção de clássicos do Metallica

5000 acessosIron Maiden: em 1985, show "secreto" com Adrian no vocal5000 acessosLed Zeppelin: Jason Bonham quase "afinou"5000 acessosRock: os 100 discos mais vendidos de todos os tempos nos EUA5000 acessosPassos do rock: alguns dos mais famosos em gif animado5000 acessosRolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal5000 acessosBernie Torme: substituir Randy Rhoads era horrível

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online