Saxon é banido no Oriente Médio por conta de canção "Crusader"
Por Thiago El Cid Cardim
Fonte: Webbanger
Postado em 16 de março de 2006
Hoje (16) à noite, acontece a edição 2006 do festival Desert Rock, na cidade de Dubai, no Oriente Médio. São esperados 25.000 fãs para conferirem as apresentações de bandas como Testament, Reel Big Fish, 3 Doors Down e o Megadeth, grande atração da noite.
Os ingleses do SAXON também estavam confirmados para tocar na festa, principalmente depois do ano passado, quando eles cancelaram o seu show no mesmo festival graças ao incêndio na casa do vocalista Biff Byford - e que forçaria, inclusive, o cancelamento das apresentações aqui no Brasil. Mas graças a um editorial publicado em um veículo local da Arábia, os músicos britânicos foram taxados de "racistas" por conta da canção "Crusaders", de 1984, que relata as cruzadas contra os árabes considerados "infiéis" pelos templários durante a Idade Média.
"A questão, para a banda e para os organizadores, é o que o Saxon vem fazer aqui, em Dubai e nas areias da Arábia?", comentou o enraivecido jornalista. "Eles vão tentar fazer com que nós, pagãos sarracenos, recebamos sua música como se suas guitarras fossem espadas feitas de aço?". Logo, o Saxon seria sumariamente cortado do line-up do Desert Rock.
O grupo não tardou a relatar o fato com tristeza em seu site oficial, dizendo que a letra de "Crusader" foi lida completamente fora de contexto. "Muitas das canções que escrevemos são baseadas em eventos históricos, como 'Dallas 1 Pm' (sobre a morte de Kennedy), 'Conquistador' (a conquista da América do Sul) e 'Crusader' (sobre o século 12). As canções não devem ser entendidas como forma de propaganda. Trata-se apenas de um pequeno pedaço de um evento histórico, a letra tem como intenção dar um sabor do que deve ter sido estar no exército naquela época. Saladin, líder dos sarracenos, também foi um poderoso guerreiro e daria uma excelente canção de heavy metal. O jornalista que escreveu sobre 'Crusader' estava obviamente tentando causar tanto problema quanto fosse possível. Não escrevemos letras para incentivar o ódio e o racismo, temos fãs de todas as cores e religiões ao redor do mundo. A música deveria ser usada para quebrar barreiras, e não para erguê-las". "Crusader", faixa-título de um dos álbuns mais importantes da carreira da lendária banda inglesa, traz na canção o seguinte trecho, principal alvo da crítica do jornalista árabe: "We're marching, we're marching, to a land far from home / No one can say who'll return / For Christendom's sake, we'll take our revenge / On the pagans from out of the east / We Christians are coming, with swords held on high / United by faith and the cause / The Saracen heathen will soon taste our steel / Our standards will rise 'cross the land" (Estamos marchando, estamos marchando, para uma terra longe de casa / Ninguém pode dizer quem vai retornar / Em nome do cristianismo, vamos ter a nossa vingança / Sobre os pagões que vêm do leste / Os cristãos estão chegando, com as espadas erguidas / Unidos pela fé e pela causa / Os selvagens sarracenos vão sentir o nosso aço em breve / Nossas bandeiras serão erguidas por toda a terra).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T

Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer


