Saxon é banido de festival no Oriente Médio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago El Cid Cardim, Fonte: Webbanger
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 16/03/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Hoje (16) à noite, acontece a edição 2006 do festival Desert Rock, na cidade de Dubai, no Oriente Médio. São esperados 25.000 fãs para conferirem as apresentações de bandas como Testament, Reel Big Fish, 3 Doors Down e o Megadeth, grande atração da noite.

692 acessosSaxon: veja trailer do megabox com 14 discos que sai em agosto5000 acessosBlack Sabbath: a passagem de Ian Gillan pela banda

Os ingleses do SAXON também estavam confirmados para tocar na festa, principalmente depois do ano passado, quando eles cancelaram o seu show no mesmo festival graças ao incêndio na casa do vocalista Biff Byford - e que forçaria, inclusive, o cancelamento das apresentações aqui no Brasil. Mas graças a um editorial publicado em um veículo local da Arábia, os músicos britânicos foram taxados de "racistas" por conta da canção "Crusaders", de 1984, que relata as cruzadas contra os árabes considerados "infiéis" pelos templários durante a Idade Média.

"A questão, para a banda e para os organizadores, é o que o Saxon vem fazer aqui, em Dubai e nas areias da Arábia?", comentou o enraivecido jornalista. "Eles vão tentar fazer com que nós, pagãos sarracenos, recebamos sua música como se suas guitarras fossem espadas feitas de aço?". Logo, o Saxon seria sumariamente cortado do line-up do Desert Rock.

O grupo não tardou a relatar o fato com tristeza em seu site oficial, dizendo que a letra de "Crusader" foi lida completamente fora de contexto. "Muitas das canções que escrevemos são baseadas em eventos históricos, como 'Dallas 1 Pm' (sobre a morte de Kennedy), 'Conquistador' (a conquista da América do Sul) e 'Crusader' (sobre o século 12). As canções não devem ser entendidas como forma de propaganda. Trata-se apenas de um pequeno pedaço de um evento histórico, a letra tem como intenção dar um sabor do que deve ter sido estar no exército naquela época. Saladin, líder dos sarracenos, também foi um poderoso guerreiro e daria uma excelente canção de heavy metal. O jornalista que escreveu sobre 'Crusader' estava obviamente tentando causar tanto problema quanto fosse possível. Não escrevemos letras para incentivar o ódio e o racismo, temos fãs de todas as cores e religiões ao redor do mundo. A música deveria ser usada para quebrar barreiras, e não para erguê-las". "Crusader", faixa-título de um dos álbuns mais importantes da carreira da lendária banda inglesa, traz na canção o seguinte trecho, principal alvo da crítica do jornalista árabe: "We're marching, we're marching, to a land far from home / No one can say who'll return / For Christendom's sake, we'll take our revenge / On the pagans from out of the east / We Christians are coming, with swords held on high / United by faith and the cause / The Saracen heathen will soon taste our steel / Our standards will rise 'cross the land" (Estamos marchando, estamos marchando, para uma terra longe de casa / Ninguém pode dizer quem vai retornar / Em nome do cristianismo, vamos ter a nossa vingança / Sobre os pagões que vêm do leste / Os cristãos estão chegando, com as espadas erguidas / Unidos pela fé e pela causa / Os selvagens sarracenos vão sentir o nosso aço em breve / Nossas bandeiras serão erguidas por toda a terra).

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 16 de março de 2013

SaxonSaxon
Furto no camarim do U Rock festival

692 acessosSaxon: veja trailer do megabox com 14 discos que sai em agosto2716 acessosSaxon: Box com livro,CDs e DVDs sai em Agosto708 acessosSaxon: novo álbum pode trazer música com Lemmy687 acessosSaxon: banda lança "Thunderbolt" em janeiro de 20180 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Saxon"

Anos 80Anos 80
Nomes do metal que se entregaram ao glam metal

SupernaturalSupernatural
Uma das melhores trilhas sonoras para uma série

Além do MaidenAlém do Maiden
A História da New Wave Of British Heavy Metal

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Saxon"

Black SabbathBlack Sabbath
Décadas depois a participação de Gillan causa espanto

CoincidênciasCoincidências
Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?

HumorHumor
O que os fãs de rock pedem para beber em um bar?

5000 acessosÁlbuns: os vinte piores discos de todos os tempos5000 acessosVitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do Backstage5000 acessosPapai Truezão: astros do Heavy Metal em fotos com seus filhos5000 acessosIra! - Para entender os mods5000 acessosFloor Jansen: deveria acabar este lance de "Metal com vocais femininos"5000 acessosGuitar World: revista elege os 50 guitarristas mais rápidos

Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online