Saxon é banido no Oriente Médio por conta de canção "Crusader"
Por Thiago El Cid Cardim
Fonte: Webbanger
Postado em 16 de março de 2006
Hoje (16) à noite, acontece a edição 2006 do festival Desert Rock, na cidade de Dubai, no Oriente Médio. São esperados 25.000 fãs para conferirem as apresentações de bandas como Testament, Reel Big Fish, 3 Doors Down e o Megadeth, grande atração da noite.
Os ingleses do SAXON também estavam confirmados para tocar na festa, principalmente depois do ano passado, quando eles cancelaram o seu show no mesmo festival graças ao incêndio na casa do vocalista Biff Byford - e que forçaria, inclusive, o cancelamento das apresentações aqui no Brasil. Mas graças a um editorial publicado em um veículo local da Arábia, os músicos britânicos foram taxados de "racistas" por conta da canção "Crusaders", de 1984, que relata as cruzadas contra os árabes considerados "infiéis" pelos templários durante a Idade Média.
"A questão, para a banda e para os organizadores, é o que o Saxon vem fazer aqui, em Dubai e nas areias da Arábia?", comentou o enraivecido jornalista. "Eles vão tentar fazer com que nós, pagãos sarracenos, recebamos sua música como se suas guitarras fossem espadas feitas de aço?". Logo, o Saxon seria sumariamente cortado do line-up do Desert Rock.
O grupo não tardou a relatar o fato com tristeza em seu site oficial, dizendo que a letra de "Crusader" foi lida completamente fora de contexto. "Muitas das canções que escrevemos são baseadas em eventos históricos, como 'Dallas 1 Pm' (sobre a morte de Kennedy), 'Conquistador' (a conquista da América do Sul) e 'Crusader' (sobre o século 12). As canções não devem ser entendidas como forma de propaganda. Trata-se apenas de um pequeno pedaço de um evento histórico, a letra tem como intenção dar um sabor do que deve ter sido estar no exército naquela época. Saladin, líder dos sarracenos, também foi um poderoso guerreiro e daria uma excelente canção de heavy metal. O jornalista que escreveu sobre 'Crusader' estava obviamente tentando causar tanto problema quanto fosse possível. Não escrevemos letras para incentivar o ódio e o racismo, temos fãs de todas as cores e religiões ao redor do mundo. A música deveria ser usada para quebrar barreiras, e não para erguê-las". "Crusader", faixa-título de um dos álbuns mais importantes da carreira da lendária banda inglesa, traz na canção o seguinte trecho, principal alvo da crítica do jornalista árabe: "We're marching, we're marching, to a land far from home / No one can say who'll return / For Christendom's sake, we'll take our revenge / On the pagans from out of the east / We Christians are coming, with swords held on high / United by faith and the cause / The Saracen heathen will soon taste our steel / Our standards will rise 'cross the land" (Estamos marchando, estamos marchando, para uma terra longe de casa / Ninguém pode dizer quem vai retornar / Em nome do cristianismo, vamos ter a nossa vingança / Sobre os pagões que vêm do leste / Os cristãos estão chegando, com as espadas erguidas / Unidos pela fé e pela causa / Os selvagens sarracenos vão sentir o nosso aço em breve / Nossas bandeiras serão erguidas por toda a terra).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins


A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
Biff Byford, vocalista do Saxon, completa ciclo de quimioterapia
5 discos lançados em 1981 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Os destaques do funeral de Lemmy Kilmister


