Saxon é banido no Oriente Médio por conta de canção "Crusader"
Por Thiago El Cid Cardim
Fonte: Webbanger
Postado em 16 de março de 2006
Hoje (16) à noite, acontece a edição 2006 do festival Desert Rock, na cidade de Dubai, no Oriente Médio. São esperados 25.000 fãs para conferirem as apresentações de bandas como Testament, Reel Big Fish, 3 Doors Down e o Megadeth, grande atração da noite.
Os ingleses do SAXON também estavam confirmados para tocar na festa, principalmente depois do ano passado, quando eles cancelaram o seu show no mesmo festival graças ao incêndio na casa do vocalista Biff Byford - e que forçaria, inclusive, o cancelamento das apresentações aqui no Brasil. Mas graças a um editorial publicado em um veículo local da Arábia, os músicos britânicos foram taxados de "racistas" por conta da canção "Crusaders", de 1984, que relata as cruzadas contra os árabes considerados "infiéis" pelos templários durante a Idade Média.
"A questão, para a banda e para os organizadores, é o que o Saxon vem fazer aqui, em Dubai e nas areias da Arábia?", comentou o enraivecido jornalista. "Eles vão tentar fazer com que nós, pagãos sarracenos, recebamos sua música como se suas guitarras fossem espadas feitas de aço?". Logo, o Saxon seria sumariamente cortado do line-up do Desert Rock.
O grupo não tardou a relatar o fato com tristeza em seu site oficial, dizendo que a letra de "Crusader" foi lida completamente fora de contexto. "Muitas das canções que escrevemos são baseadas em eventos históricos, como 'Dallas 1 Pm' (sobre a morte de Kennedy), 'Conquistador' (a conquista da América do Sul) e 'Crusader' (sobre o século 12). As canções não devem ser entendidas como forma de propaganda. Trata-se apenas de um pequeno pedaço de um evento histórico, a letra tem como intenção dar um sabor do que deve ter sido estar no exército naquela época. Saladin, líder dos sarracenos, também foi um poderoso guerreiro e daria uma excelente canção de heavy metal. O jornalista que escreveu sobre 'Crusader' estava obviamente tentando causar tanto problema quanto fosse possível. Não escrevemos letras para incentivar o ódio e o racismo, temos fãs de todas as cores e religiões ao redor do mundo. A música deveria ser usada para quebrar barreiras, e não para erguê-las". "Crusader", faixa-título de um dos álbuns mais importantes da carreira da lendária banda inglesa, traz na canção o seguinte trecho, principal alvo da crítica do jornalista árabe: "We're marching, we're marching, to a land far from home / No one can say who'll return / For Christendom's sake, we'll take our revenge / On the pagans from out of the east / We Christians are coming, with swords held on high / United by faith and the cause / The Saracen heathen will soon taste our steel / Our standards will rise 'cross the land" (Estamos marchando, estamos marchando, para uma terra longe de casa / Ninguém pode dizer quem vai retornar / Em nome do cristianismo, vamos ter a nossa vingança / Sobre os pagões que vêm do leste / Os cristãos estão chegando, com as espadas erguidas / Unidos pela fé e pela causa / Os selvagens sarracenos vão sentir o nosso aço em breve / Nossas bandeiras serão erguidas por toda a terra).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Dave Grohl fala pela primeira vez sobre traição e filha fora do casamento
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"


Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
Baixista do Delain quase perde testículo no palco - veja vídeo
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você com música do Slipknot


