Mudanças nos fóruns do site Whiplash.Net

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por João Paulo Andrade
Enviar correções  |  Ver Acessos

Na manhã de domingo, os usuários do Whiplash! foram surpreendidos por uma grande mudança nos fóruns do site. Os mesmos passaram a ter as suas mensagens moderadas previamente antes de ser publicadas no site. Fora isso, encerramos alguns fóruns do site. Entendemos que é absolutamente natural que uma mudança tão grande gere várias reclamações, mas esperamos que, a longo prazo, a qualidade dos fóruns venha a melhorar. Abaixo explicamos exatamente quais foram as mudanças, os motivos envolvidos e os planos para o futuro.

Classic Rock: as 10 melhores baladas dos anos 80Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quais foram exatamente as mudanças nos fóruns?

a) Todo o sistema foi simplificado para pesar menos nos nossos servidores;

b) Eliminamos os fóruns por estilo e por localidade, mantendo apenas os fóruns de bandas;

c) As mensagens agora passam a ser moderadas previamente.

Porque os fóruns por tema, por estilo e por estado foram desativados?

O sistema que usávamos antes era composto de quatro partes distintas, para os fóruns de bandas, os fóruns por estilo (rock, metal, punk, etc), os fóruns por localidades (estados) e os fóruns por tema (pirataria, satanismo, etc). Com excessão dos fóruns de bandas (que respondiam por mais de 99%, literalmente, das mensagens), os outros foram desativados temporariamente.

Os motivos foram apenas técnicos. Simplificamos o sistema para que pesasse menos em nossos servidores (processamento gera custos extras para o site) e para facilitar a manutenção do site. Temos agora um único grupo de fóruns (por bandas). Quando integrarmos os temas, as localidades e os estilos ao novo sistema, estes antigos fóruns voltarão. Infelizmente, devido ao excesso de tarefas pendentes por aqui, isso pode demorar alguns meses.

Porque as mensagens passaram a ser moderadas?

As mensagens sempre foram moderadas. A única diferença é que agora isso é feito ANTES da publicação e é feito com melhores recursos. As mensagens não são publicadas logo após o envio, ficando pendentes para serem aprovadas por algum membro de nossa equipe.

Infelizmente tivemos de adotar a moderação prévia em virtude de alguns problemas que vinham ocorrendo nos fóruns.

O problema mais antigo diz respeito a agressões; muitos usuários não seguiam as regras e postavam agressões pessoais contra outros usuários ou contra bandas e artistas. O propósito dos fóruns é a postagem de opiniões, com respeito, e agressões nunca foram bem-vindas.

Um segundo problema, mais recente: os fóruns estavam sendo atacados com span, mensagens publicitárias, propaganda não solicitada. Os scripts que usávamos para cortar estas mensagens (e eram centenas por dia) estavam cortando muitas mensagens genuínas (por exemplo, mensagens reais que contivessem links). O spam estava sendo feito não apenas por usuários, mas por sistemas automáticos que estavam gerando um bocado de carga em nossos servidores. Com a moderação prévia qualquer interessado em spam (seja uma pessoa ou um bot), irá desistir.

Fora isso existiam problemas menores como mensagens fora do tema dos fóruns ou mensagens totalmente indecifráveis e que pouco acrescentavam à discussão.

Onde fica a liberdade de expressão?

Prezamos MUITO a liberdade de expressão. Continuamos não moderando mensagens que critiquem negativamente o site Whiplash!, que critiquem os autores das matérias, que critiquem outros usuários ou que critiquem bandas e artistas. Mas existe diferença entre crítica e agressão. Assim como sempre fizemos, agressões ou qualquer mensagem de mau-gosto ou qualquer mensagem que menosprezes outras pessoas serão apagadas. Assim como sempre fizemos, qualquer opinião expressada com respeito a todos os envolvidos, será publicada.

Obviamente, assim como ocorria antes, mensagens fora do tema dos fóruns, propagandas, ou mensagens vazias, continuarão sendo apagadas.

Os fóruns não ficaram mais burocráticos?

Infelizmente, ficaram, sim! Concordamos plenamente com isso! @:)

Se o novo sistema gerou alguma burocracia para os usuários, imagine quanto trabalho extra gerou para a equipe do site que agora tem de aprovar manualmente algumas centenas de mensagens por dia. Tenha certeza que se fosse possível uma outra solução, a teríamos adotado; não apenas para tornar o serviço melhor para os usuário, mas para tornar o serviço mais fácil para nossa equipe. @:)

Mas esperamos que os fóruns do Whiplash!, apesar das mudanças, continuem entre os mais usáveis, não exigindo, por exemplo, cadastro prévio para a postagem.

Quanto tempo vai demorar para as mensagens serem aprovadas?

Esperamos que não mais que duas horas quando as mesmas forem postadas entre as 8h e as 24h. Mensagens postadas de madrugada serão liberadas no dia seguinte. Infelizmente este prazo pode ficar um pouco maior se enfrentarmos problemas de falta de tempo por aqui.

Porque não liberar a postagem direta (sem moderação) para usuários registrados?

Queremos fazer isso. Mas infelizmente pode demorar um pouco devido a outras tarefas pendentes por aqui.

Porque pedem agora que usemos nomes reais?

Nomes reais devem ser usados preferencialmente para que fique claro que a responsabilidade pelo texto da mensagem é do autor e não do site Whiplash! Isso é particularmente importante no caso de qualquer tipo de denúncia. Mensagens de bate-papo podem normalmente usar apelidos, mas no caso de denúncias ou críticas mais exacerbadas é importante que o nome real do autor seja usado.

Como posso dar minha opinião sobre o novo fórum?

Use o link de contato na parte de cima do site. A equipe do Whiplash! lerá todas as mensagens (embora nem sempre seja possível responder a todas). Sua opinião é MUITO importante, seja positiva ou negativa, e será levada em conta em futuras mudanças dos fóruns. Participe. @:)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Classic Rock: as 10 melhores baladas dos anos 80Classic Rock
As 10 melhores baladas dos anos 80

Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista VejaRoqueiros conservadores
A direita do rock na revista Veja


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)

Mais matérias de João Paulo Andrade no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336