Procol Harum: tecladista ganha direito autoral
Fonte: IG Pop
Postado em 21 de dezembro de 2006
Matthew Fisher, ex-músico da banda de rock britânica Procol Harum, ganhou hoje uma batalha legal sobre os direitos autorais da canção "A Whiter Shade of Pale", o maior sucesso do grupo na década de 60.
Fisher apresentou uma ação no Tribunal Superior de Londres na qual argumentou que compôs em seu órgão a melodia da canção.
Durante quase quatro décadas, a criação desse clássico tinha sido atribuída a dois componentes da banda: o cantor Gary Brooker e o letrista Keith Reid.
No entanto, o juiz instrutor do caso, William Blackburne, opinou hoje que 40% dos direitos autorais de "A Whiter Shade of Pale" correspondem a Fisher, que agora trabalha como programador de computadores em Croydon, no sul de Londres.
O organista tinha pedido 50% dos direitos autorais, mas o magistrado concluiu que a contribuição de Fisher à criação da canção não é tão importante quanto a de Brooker.
Fisher também tinha pedido o pagamento de aproximadamente £ 1 milhão (quase US$ 2 milhões) com efeito retroativo pelos direitos autorais, mas o juiz não atendeu a essa reivindicação.
Brooker tinha defendido sua condição de único compositor da melodia, que ainda gera grandes receitas, estimuladas recentemente pela popularidade da canção como toque de celular.
No entanto, o cantor terá que pagar grande parte dos custos judiciais, calculados em £ 500 mil (US$ 985 mil).
Fisher afirma que criou a melodia de "A Whiter Shade of Pale" inspirado no compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), apesar de já ter suas "próprias idéias" em mente.
A canção arrasou nas grandes listas de sucessos de todo o mundo quando foi divulgada, em 1967, e desde então foram vendidos mais de dez milhões de discos com a música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Rolling Stones cancelam planos de turnê europeia em 2026
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Solos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal
As 10 músicas mais estranhas do Guns N' Roses, em lista do Ultimate Classic Rock
Gene Simmons conta como Paul Stanley reagiu ao ouvir Van Halen pela primeira vez


Robin Trower explica o que o levou a deixar o Procol Harum em 1971



