Procol Harum: tecladista ganha direito autoral
Fonte: IG Pop
Postado em 21 de dezembro de 2006
Matthew Fisher, ex-músico da banda de rock britânica Procol Harum, ganhou hoje uma batalha legal sobre os direitos autorais da canção "A Whiter Shade of Pale", o maior sucesso do grupo na década de 60.
Fisher apresentou uma ação no Tribunal Superior de Londres na qual argumentou que compôs em seu órgão a melodia da canção.
Durante quase quatro décadas, a criação desse clássico tinha sido atribuída a dois componentes da banda: o cantor Gary Brooker e o letrista Keith Reid.
No entanto, o juiz instrutor do caso, William Blackburne, opinou hoje que 40% dos direitos autorais de "A Whiter Shade of Pale" correspondem a Fisher, que agora trabalha como programador de computadores em Croydon, no sul de Londres.
O organista tinha pedido 50% dos direitos autorais, mas o magistrado concluiu que a contribuição de Fisher à criação da canção não é tão importante quanto a de Brooker.
Fisher também tinha pedido o pagamento de aproximadamente £ 1 milhão (quase US$ 2 milhões) com efeito retroativo pelos direitos autorais, mas o juiz não atendeu a essa reivindicação.
Brooker tinha defendido sua condição de único compositor da melodia, que ainda gera grandes receitas, estimuladas recentemente pela popularidade da canção como toque de celular.
No entanto, o cantor terá que pagar grande parte dos custos judiciais, calculados em £ 500 mil (US$ 985 mil).
Fisher afirma que criou a melodia de "A Whiter Shade of Pale" inspirado no compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), apesar de já ter suas "próprias idéias" em mente.
A canção arrasou nas grandes listas de sucessos de todo o mundo quando foi divulgada, em 1967, e desde então foram vendidos mais de dez milhões de discos com a música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps