FBI libera segredos sobre John Lennon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Contact Music
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 20/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Após 25 anos de batalhas legais, as últimas páginas do relatório do governo americano sobre atividades de esquerda de JOHN LENNON durante o início da década de 70 foram liberadas para o público.

363 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes5000 acessosMotorhead: Segundo Lemmy Kilmister, "Rap não é música"

Meses após a morte do ex-Beatle, em 1981, o historiador Jon Wiener pediu acesso aos documentos ao FBI, para ajudar na elaboração de seu livro, "Come Together: John Lennon In His Time". Wiener teve acesso a alguns arquivos, mas seu pedido de acesso a toda a documentação foi negada sobre o presuposto de que as informações poderiam ser usadas para gerar retaliação política, diplomática ou econômica contra os EUA.

Após ser processado por Wiener em 1997 por negar acesso às informações, o FBI liberou mais um lote de material. Dez páginas, porém, estavam escondidas do público até hoje. Elas mostram que Lennon foi vigiado em 1971 e 1972, e que o artista negou um pedido de ajuda financeira para fundar uma livraria de divulgação de idéias de esquerda no Reino Unido.

Wiener comenta: "Duvido que o governo de Tony Blair vá lançar um ataque militar aos EUA em retaliação após a liberação destes documentos. Hoje podemos ver que os motivos alegados por 25 anos pelo FBI, de segurança nacional, são absurdos."

No início dos anos 70, o presidente americano Richard Nixon queria deportar o inglês Lennon, que vivia em Nova Iorque, sobre acusações de que a simpatia do músico pelo comunismo representava uma séria ameaça à América. Este assunto é o tema do recente documentário "The US Vs John Lennon".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

363 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes2276 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1418 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

PolêmicaPolêmica
As músicas mais controversas da história do Rock

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Nomes originais de álbuns clássicos

Bob DylanBob Dylan
É dele a "Maior Música de Todos os Tempos"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "John Lennon"

MotorheadMotorhead
Segundo Lemmy Kilmister, "Rap não é música"

Marilyn MansonMarilyn Manson
7 coisas que você não sabia sobre ele

Iron MaidenIron Maiden
A foto que teria inspirado Derek Riggs na criação de Eddie?

5000 acessosJohnny Ramone: "Não era bom abrir o show do Black Sabbath"5000 acessosAlguns dos maiores mitos do Rock n' Roll5000 acessosSlipknot: causando medo no cantor Latino durante o Rock In Rio5000 acessosO Rock Britânico: desde muito antes dos Beatles5000 acessosBabymetal: o que Slash, Ian Hill, Holt, Corey acham da banda?5000 acessosSons of Anarchy: Gemma Teller passou pela cama de Gene Simmons

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online