FBI libera segredos sobre John Lennon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Contact Music
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 20/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Após 25 anos de batalhas legais, as últimas páginas do relatório do governo americano sobre atividades de esquerda de JOHN LENNON durante o início da década de 70 foram liberadas para o público.

1457 acessosPaul McCartney em São Paulo: Um ensaio sobre a finitude5000 acessosFrances Bean Cobain: assustada com tatuagem de fã

Meses após a morte do ex-Beatle, em 1981, o historiador Jon Wiener pediu acesso aos documentos ao FBI, para ajudar na elaboração de seu livro, "Come Together: John Lennon In His Time". Wiener teve acesso a alguns arquivos, mas seu pedido de acesso a toda a documentação foi negada sobre o presuposto de que as informações poderiam ser usadas para gerar retaliação política, diplomática ou econômica contra os EUA.

Após ser processado por Wiener em 1997 por negar acesso às informações, o FBI liberou mais um lote de material. Dez páginas, porém, estavam escondidas do público até hoje. Elas mostram que Lennon foi vigiado em 1971 e 1972, e que o artista negou um pedido de ajuda financeira para fundar uma livraria de divulgação de idéias de esquerda no Reino Unido.

Wiener comenta: "Duvido que o governo de Tony Blair vá lançar um ataque militar aos EUA em retaliação após a liberação destes documentos. Hoje podemos ver que os motivos alegados por 25 anos pelo FBI, de segurança nacional, são absurdos."

No início dos anos 70, o presidente americano Richard Nixon queria deportar o inglês Lennon, que vivia em Nova Iorque, sobre acusações de que a simpatia do músico pelo comunismo representava uma séria ameaça à América. Este assunto é o tema do recente documentário "The US Vs John Lennon".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Paul McCartney em São PauloPaul McCartney em São Paulo
Um ensaio sobre a finitude

152 acessosMadonna: filho da cantora canta e toca Beatles ao piano2449 acessosPaul McCartney: por que ele ainda faz tantos shows?391 acessosRio Rock City: Por que há poucas parcerias no Rock e no Metal?832 acessosClassic Rock: edição especial com os 100 melhores discos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Jess GreenbergJess Greenberg
Mais vídeos de covers em voz e violão

FuturologiaFuturologia
Como estariam Cobain, Hendrix, Joplin e Morrisson?

Canal CMRCanal CMR
Os 10 melhores baixistas de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "John Lennon"


Frances BeanFrances Bean
Filha de Kurt Cobain assustada com tatuagem de fã

MetallicaMetallica
Rock In Rio explica pane que ocorreu durante o show

Planet RockPlanet Rock
As quarenta maiores vozes da história do rock

5000 acessosRegis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira5000 acessosChester Bennington: a tocante carta que ele escreveu para Chris Cornell5000 acessosIron Maiden: pastor evangélico tem 172 tatuagens da banda5000 acessosHeavy Talk: Andre Matos explica porque não retornou ao Angra5000 acessosMachine Head: "esperarei pelo próximo disco do Metallica"5000 acessosJudas Priest: Foto de Rob Halford no camarim de Lady Gaga

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online