Jon Oliva: "nunca baixei nada de graça"
Por Rubens Lessa
Fonte: Blabbermouth
Postado em 04 de janeiro de 2007
Jon Oliva (SAVATAGE, JON OLIVA'S PAIN), foi entrevistado recentemente por Brian Rademacher da Rock Eyez. Alguns trechos da entrevista seguem abaixo:
Rock Eyez: Entrevistei Zak Stevens [ex-SAVATAGE e atual vocalista do CIRCLE II CIRCLE] há pouco tempo, e lhe perguntei que se ele pudesse mudar alguma coisa durante sua carreira musical, o que seria? Ele disse que seria a morte de seu irmão, Criss (Oliva, irmão de Jon, morto em 1993, que foi o guitarrista do Savatage até o disco Edge of Thorns). O que isso te faz sentir?
Jon Oliva: "A mesmíssima coisa. Isto gerou sérios efeitos sobre todos nós".
Rock Eyez: Diga-me quais são as diferenças entre os dois lançamentos (no do CIRCLE II CIRCLE) e o material do SAVATAGE, uma vez que soam familiares.
Jon Oliva: "Meus dois últimos discos com o SAVATAGE não são, de fato, diferentes, excetuando-se o fato de serem tocados por pessoa diferentes. Composição é a mesma coisa, a não ser que eu esteja compondo as letras ao invés de Paul (O'Neill) e basicamente qualquer canção que eu tenha feito poderia estar em um disco do SAVATAGE. Eu faço todas as músicas para o SAVATAGE, logo é óbvio que sempre haverá uma similaridade entre o que eu faço. Para mim, tudo bem – não me incomoda. É apenas uma fase diferente do que eu estou fazendo, onde parece que tudo vêm do mesmo lugar".
Rock Eyez: Fale-nos sobre a turnê de aniversário do SAVATAGE?
Jon Oliva: "Não será uma turnê. Estaremos fazendo alguma coisa, não sei o que ainda. Talvez um disco, talvez tocar ao vivo, filmar, e lançar o show como um DVD. Há várias outras opções, mas ainda não nos decidimos qual delas faremos. É preciso de tempo para fazer isto desde que estamos sempre atarefados. Faremos algo, tão logo tenhamos tempo para fazer da maneira certa".
Rock Eyez: O que você acha do YouTube, um serviço que te permite assistir à qualquer show completo ou clipes de seus shows sem permissão do artista?
Jon Oliva: "É (rindo). Eu não sei. È bom e ruim, é exposição. É como se nada lá fosse bom e tudo fosse ruim. A internet é ótima e fazer uma mensagem sua ser lida por tanta gente e tê-las envolvidas em seu web site e alcançando sempre mais gente. A coisa ruim é as pessoas 'baixam' seus discos, sem pagar nada, e estamos fazendo discos para vivermos. É como ter uma mercearia, onde pessoas vêm e pegam um litro de leite sem pagar, e eventualmente, isto pode causar um problema. É assim que a coisa é, a forma como o mundo é hoje em dia, então você tem que negociar com ele. Penso que isso prejudica mais as gravadoras porque elas não estão vendendo nem a metade dos discos que estão acostumadas a vender, pois as pessoas estão baixando (os discos) sem pagar nada. Isto tirou aquele prazer de se ir a uma loja e comprar o disco de alguém. Disco, para mim, representa letras e arte de capa e não apenas a gravação em si. Pessoalmente, nunca 'baixei' nenhuma música de graça na minha vida porque acredito que isto é errado. Apenas isso".
Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Audioslave: Tom Morello diz que Rick Rubin quis sair correndo da casa de Chris Cornell
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
Frontman do Corrosion of Conformity, Pepper Keenan lembra teste para baixista do Metallica
Neal Schon rebate declarações de Arnel Pineda sobre pedido de demissão
Steve Howe (Yes) conta por que foi autodidata na guitarra
O amor: 10 músicas para roqueiros apaixonados
A falta de coragem que levou Iggor Cavalera a dar migué para não tocar com Ratos de Porão
As 38 maiores bandas de metal da história, segundo a prestigiada revista Forbes


Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
A respeitosa opinião de David Vincent, ex-Morbid Angel, sobre o Savatage e Criss Oliva
"Savatage é tão atemporal quanto Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden", diz guitarrista



