Metallica e Filosofia: Um estudo provocativo da banda do "homem pensante"
Por Guilherme Carvalho
Fonte: Blabbermouth
Postado em 09 de março de 2007
A editora Blackwell acaba de lançar um livro chamado "Metallica e Filosofia", que está sendo chamado de "um estudo provocativo da banda de metal do ‘homem pensante’". Leia uma descrição do livro:
"Acerte os relâmpagos e pule no fogo (trocadilho com nomes de músicas do Metallica), você está prestes a entrar na Escola do Rock! A palestra de hoje será um curso intensivo em cirurgia de cérebro. Esta lição difícil e rápida é ensinada por instrutores graduados pela escola antiga - eles pagaram 5,98 dólares mesmo pelo EP $5,98. Mas antes desses professores de filosofia cortarem seus cabelos, eles eram tenentes da "Metal Militia"."
"O Metallica é a banda de metal do ‘homem pensante’ e a CNN dos headbangers. Esnobes e críticos de música freqüentemente desconsideraram o Metallica como um simples barulho sem sentido; nós estamos aqui para dar a verdade sobre a coisa. ‘Perseguindo a verdade não importe onde estiver’, este livro considera questões que os filósofos vêm ponderando há anos, incluindo: A música do Metallica provoca uma catarse Aristotélica ou apenas faz os garotos ficarem pirados? ‘Fade do Black’ pode salvar você do suicídio? Estamos todos no ‘Sanitarium’ (sanatório)? Como podemos escapar para a liberdade? O que Nietzche pode nos dizer sobre o Deus que falhou? O que Descartes e ‘One’ podem nos dizer sobre o relacionamento entre corpo e mente? Lars fez uma discussão sobre som contra o Napster?"
"Metallica e Filosofia":
- É um estudo provocativo sobre a banda de metal do ‘homem pensante’;
- Mapeia a conxeão entre Aristóteles, Nietzsche, Marx, Kierkegaard e o Metallica, para demonstrar a significância filosófica da banda;
- Usa temas do trabalho do Metallica para clarear tópicos como liberdade, verdade, identidade, existencialismo, questões sobre vida e morte, metafísica, epistemologia, o problema mente-corpo, moralidade, justiça, e o que devemos uns aos outros;
- Analisa o conteúdo da letras do Metallica, o relacionamento de Lars Ulrich com o Napster, e também o documentário "Some Kind of Monster";
- Serve como guia para o pensamento através do trabalho de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos;
- Compilado pelo editor de "Seinfeld e a Filosofia: Um Livro Sobre o Tudo e o Nada" e "Os Simpsons e a Filosofia: O ‘Doh!’ de Homer".
"O Metallica é bem mais que apenas uma banda, e esse livro é muito mais do que uma passagem de trem pela estrada da memória (outro trocadilho com nomes de músicas). É uma análise profunda da trilha sonora da sua vida. Então ligue seu CD player, acenda seu iPod ou, melhor ainda, bote pra rodar o velho vinil. Estamos indo para uma viagem com os quatro cavaleiros (trocadilho com nome de música), e alguns filósofos também."
Comentou Scott Ian, guitarrista do Anthrax: "A mais elucidativa dissertação sobre o Metallica que já foi escrita. E uma puta leitura também!!!"
E as palavras de Joel McIver, autor de "Justice For All: A Verdade sobre o Metallica": "‘Metallica e a Filosofia’ é o livro que finalmente dá para os headbangers favoritos de todo mundo o crédito por serem inteligentes, questionadores e até cerebrais."
Para mais informações sobre o livro, acesse blackwellpublishing.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps