Bruce Kulick: Breve repertório e show histórico em Curitiba
Por André Molina
Postado em 12 de dezembro de 2007
A apresentação de Bruce Kulick em Curitiba, na casa noturna Ópera 1, durou pouco mais de uma hora, mas satisfez a "Kiss Army" paranaense. O ex-guitarrista do Kiss executou um repertório eficiente, com canções da fase que participou e da época de Ace Fhreley e Vinnie Vincent, demonstrando respeito e admiração pela banda em que esteve por mais de dez anos.
Antes de iniciar o show, Kulick tirou fotos e deu autógrafos para mais de 200 fãs. O evento funcionou como uma reunião de admiradores da banda. Quase não se via fãs com camisetas de outros grupos.
Realizado em um sábado, 08 de dezembro, o show teve início após apresentação de abertura da banda curitibana Moonshine, que executou canções do hard rock oitentista. O Moonshine aqueceu o público com clássicos como "The Final Countdown" (Europe), "Eye Of The Tiger" (Survivor) e "Living On A Prayer" (Bon Jovi).
O ex-Kiss subiu ao palco à meia noite ao lado da banda paulista Mundo Cao, que antes de sua entrada, tocou as canções próprias "Surtado" e "Mundo Cao". A banda demonstrou peso e personalidade ao tocar hard rock em português. A atitude pode ser vista com um certo preconceito por admiradores mais conservadores do estilo.
A primeira canção com Bruce Kulick no palco foi "Watchin’ You", do segundo disco do Kiss, "Hotter Than Hell". Alguns fãs questionaram o fato de o repertório incluir canções que não são da fase de Kulick. A verdade é que o guitarrista tocou as músicas durante tantos anos, que acabou adquirindo o direito natural de executá-las. Em seguida, o público teve o privilégio de presenciar o primeiro grande sucesso do Kiss. Do disco de estréia, foi apresentado "Strutter". A canção confirmou que os vocalistas do "Mundo Cao", Zeca Salgueiro (baixo) e Fábio Gadel (guitarra), estavam bem afinados. Existem bandas que fazem covers do Kiss no Brasil, que não conseguem fazer a voz de Paul Stanley e Gene Simmons como os paulistanos.
Após a apresentação de canções da fase embrionária do Kiss, o guitarrista tocou músicas do disco que mais gosta. Sem muito tempo de intervalo entre as músicas, Kulick fez o riff inicial de "Unholy" e, após a execução, emendou "Domino". As faixas do "Revenge", conhecido também como "Destroyer II", foram as mais aplaudidas até àquele momento. O público queria mesmo conferir os trabalhos oitentistas do Kiss.
Depois de lembrar a fase inicial e apresentar faixas do início da década de 90, o grupo executou umas das principais surpresas da noite. Em "Hide Your Heart", do disco "Hot In The Shade (último com o baterista Eric Carr), Bruce Kulick tocou e fez segunda voz, motivando o público a cantar o refrão. A música foi a que mais agitou o público. Em seguida, o guitarrista aproveitou a euforia dos fãs para tocar uma faixa de seu trabalho solo, denominada "Jump The Shark".
O repertório realmente foi muito bem formulado. Após ter a oportunidade de divulgar seu trabalho solo, o Ex-Kiss emendou Crazy Nights e, em seguida, tocou "Forever". A balada não esfriou o clima e fez o público cantar junto com a banda.
Quase nenhum disco da fase oitentista do Kiss ficou de fora. Do primeiro trabalho da banda com Kulick ("Asylum"), foi apresentado "Tears Are Falling". Ao adquirir um arranjo mais pesado, a canção foi a mais modificada pelo "Mundo Cao".
A cada canção, o público demonstrava mais satisfação por poder conferir trabalhos de fases tão distintas do Kiss. No decorrer do espetáculo, o guitarrista pediu o famoso coro de "I Love It Loud". O momento lembrou a primeira vez que o Kiss pisou em terras brasileiras, em 1983, momento em que divulgava o disco "Creatures Of The Night" (o último com máscaras).
Depois da celebração, Kulick emendou mais uma da fase "sem mascaras". Em "Lick It Up", o público manteve o mesmo pique, mas teve que se preparar para a despedida, com "God Gave Rock ‘N’ Roll To You".
Apesar do breve repertório, ninguém reclamou da falta de canções. As 12 músicas escolhidas foram aprovadas pela "Kiss Army" paranaense.
Set List de Bruce Kulick em Curitiba
01. Watchin’ You
02. Strutter
03. Unholy
04. Domino
05. Hide Your Heart
06. Jump The Shark
07. Crazy Nights
08. Forever
09. Tears Are Falling
10. I Love It Loud
11. Lick It Up
12. God Gave Rock ‘n’ Roll To You
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Paul Di'Anno em 2005 sobre Bruce Dickinson: "Não tem a voz para me substituir"
A curiosa opinião do cantor Lobão sobre a lendária popstar Madonna
Duff McKagan: Anestesias não funcionam no baixista

Bruce Kulick sabia que Ace Frehley provavelmente não resistiria à queda que causou sua morte
O hit do Kiss que Bruce Kulick fez questão de tocar igual a Ace Frehley: "Riff perfeito"



