Bruce Kulick: Breve repertório e show histórico em Curitiba
Por André Molina
Postado em 12 de dezembro de 2007
A apresentação de Bruce Kulick em Curitiba, na casa noturna Ópera 1, durou pouco mais de uma hora, mas satisfez a "Kiss Army" paranaense. O ex-guitarrista do Kiss executou um repertório eficiente, com canções da fase que participou e da época de Ace Fhreley e Vinnie Vincent, demonstrando respeito e admiração pela banda em que esteve por mais de dez anos.
Antes de iniciar o show, Kulick tirou fotos e deu autógrafos para mais de 200 fãs. O evento funcionou como uma reunião de admiradores da banda. Quase não se via fãs com camisetas de outros grupos.
Realizado em um sábado, 08 de dezembro, o show teve início após apresentação de abertura da banda curitibana Moonshine, que executou canções do hard rock oitentista. O Moonshine aqueceu o público com clássicos como "The Final Countdown" (Europe), "Eye Of The Tiger" (Survivor) e "Living On A Prayer" (Bon Jovi).
O ex-Kiss subiu ao palco à meia noite ao lado da banda paulista Mundo Cao, que antes de sua entrada, tocou as canções próprias "Surtado" e "Mundo Cao". A banda demonstrou peso e personalidade ao tocar hard rock em português. A atitude pode ser vista com um certo preconceito por admiradores mais conservadores do estilo.
A primeira canção com Bruce Kulick no palco foi "Watchin’ You", do segundo disco do Kiss, "Hotter Than Hell". Alguns fãs questionaram o fato de o repertório incluir canções que não são da fase de Kulick. A verdade é que o guitarrista tocou as músicas durante tantos anos, que acabou adquirindo o direito natural de executá-las. Em seguida, o público teve o privilégio de presenciar o primeiro grande sucesso do Kiss. Do disco de estréia, foi apresentado "Strutter". A canção confirmou que os vocalistas do "Mundo Cao", Zeca Salgueiro (baixo) e Fábio Gadel (guitarra), estavam bem afinados. Existem bandas que fazem covers do Kiss no Brasil, que não conseguem fazer a voz de Paul Stanley e Gene Simmons como os paulistanos.
Após a apresentação de canções da fase embrionária do Kiss, o guitarrista tocou músicas do disco que mais gosta. Sem muito tempo de intervalo entre as músicas, Kulick fez o riff inicial de "Unholy" e, após a execução, emendou "Domino". As faixas do "Revenge", conhecido também como "Destroyer II", foram as mais aplaudidas até àquele momento. O público queria mesmo conferir os trabalhos oitentistas do Kiss.
Depois de lembrar a fase inicial e apresentar faixas do início da década de 90, o grupo executou umas das principais surpresas da noite. Em "Hide Your Heart", do disco "Hot In The Shade (último com o baterista Eric Carr), Bruce Kulick tocou e fez segunda voz, motivando o público a cantar o refrão. A música foi a que mais agitou o público. Em seguida, o guitarrista aproveitou a euforia dos fãs para tocar uma faixa de seu trabalho solo, denominada "Jump The Shark".
O repertório realmente foi muito bem formulado. Após ter a oportunidade de divulgar seu trabalho solo, o Ex-Kiss emendou Crazy Nights e, em seguida, tocou "Forever". A balada não esfriou o clima e fez o público cantar junto com a banda.
Quase nenhum disco da fase oitentista do Kiss ficou de fora. Do primeiro trabalho da banda com Kulick ("Asylum"), foi apresentado "Tears Are Falling". Ao adquirir um arranjo mais pesado, a canção foi a mais modificada pelo "Mundo Cao".
A cada canção, o público demonstrava mais satisfação por poder conferir trabalhos de fases tão distintas do Kiss. No decorrer do espetáculo, o guitarrista pediu o famoso coro de "I Love It Loud". O momento lembrou a primeira vez que o Kiss pisou em terras brasileiras, em 1983, momento em que divulgava o disco "Creatures Of The Night" (o último com máscaras).
Depois da celebração, Kulick emendou mais uma da fase "sem mascaras". Em "Lick It Up", o público manteve o mesmo pique, mas teve que se preparar para a despedida, com "God Gave Rock ‘N’ Roll To You".
Apesar do breve repertório, ninguém reclamou da falta de canções. As 12 músicas escolhidas foram aprovadas pela "Kiss Army" paranaense.
Set List de Bruce Kulick em Curitiba
01. Watchin’ You
02. Strutter
03. Unholy
04. Domino
05. Hide Your Heart
06. Jump The Shark
07. Crazy Nights
08. Forever
09. Tears Are Falling
10. I Love It Loud
11. Lick It Up
12. God Gave Rock ‘n’ Roll To You
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O álbum de Metal Progressivo que fez Bruce perceber que o Maiden estava ficando pra trás
A música do Guns N' Roses da qual Slash muito se orgulha, apesar de não ser tão técnica
A polêmica nova prática da indústria que Sting defende: "Sou pago, então por que não?"


Bruce Kulick sabia que Ace Frehley provavelmente não resistiria à queda que causou sua morte
Gene Simmons, Paul Stanley e Bruce Kulick lamentam morte de Ace Frehley
A opinião de Ace Frehley sobre seus substitutos no Kiss
O hit do Kiss que Bruce Kulick fez questão de tocar igual a Ace Frehley: "Riff perfeito"



