Banda do Sol: gravando seu novo álbum de inéditas
Por Emanuel Seagal
Fonte: Som do Darma
Postado em 26 de fevereiro de 2009
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A BANDA DO SOL, legendário grupo de rock progressivo recém-reunido, continua em estúdio gravando seu novo álbum de inéditas. Intitulado "Tempo", o disco será mixado na Califórnia nos EUA e vai reunir as faixas "Som do Sol", "Tempo", "Prana", "Mahavishnu", "Sinal da Liberdade", "Yes Blues", "Voar", "Quem Eu Sou?", "Maya" e "Fabito".
Desde o seu primeiro LP lançado em 1982, a BANDA DO SOL sempre trouxe influencias da música oriental, especialmente a indiana. Passados mais de 25 anos desde o debute, o grupo se envolveu ainda mais com toda cultura e musicalidade da Índia. Principalmente o vocalista e guitarrista Moa Jr que há 33 anos é estudante da "Self Realization Fellowship", organização fundada em 1920 por Sri Paramahansa Yogananda, guru indiano especializado nas técnicas de kriya yoga que influenciou muitos músicos e bandas como os Beatles, Elvis Presley, Yes, Supertramp, e até nomes contemporâneos como o Cynic.
"Toda minha vida mudou depois que tive o privilégio de ler "A Autobiografia de um Yogue" de Paramahansa Yogananda", conta Moa, principal compositor da BANDA DO SOL. "A leitura do livro me levou naturalmente a procurar mais sobre a vida dos santos da Índia. Depois descobri que na Índia consideram-se música, pintura e drama como artes divinas. Os deuses Brahma,Vishnu e Shiva, a trindade eterna, foram os primeiros músicos que deram origem as infinitas variações de ritmos nos processos de criação, preservação e destruição universais. Com essa imagem fiz a maioria de minhas músicas."
Em "Tempo", novo álbum da BANDA DO SOL, as influências da Índia estarão ainda mais evidentes. Moa Jr. conta que algumas faixas estão diretamente ligadas à Filosofia Védica indiana: ""Prana" e "Mahavishnu" são músicas inteiramente inspiradas na filosofia hindu. Enquanto a primeira descreve a energia vital que alimenta todos os seres, "Mahavishnu" fala sobre Krishna, uma encarnação do deus Visnhu. Com sua flauta, o deus Krishna toca a arrebatadora canção que chama de volta a seu verdadeiro lar a alma errante no mundo de ilusão. Já "Sinal da Liberdade" foi feita em homenagem a um grande poeta hindu chamado Rabindranath Tagore. A música "Quem eu sou?" é uma introspecção à nossa verdadeira natureza, o grande enigma da humanidade. "Maya" fala sobre o mágico poder da ilusão que esta presente nos mundos dos fenômenos, o principio de relatividade, contraste, dualidade e estados contrários."
Moa Jr., que já fez parceria com Guilherme Arantes, Walter Franco e Sá e Guarabyra, também desenvolve um trabalho paralelo específico de música indiana. Mensalmente no Galpão Zen Brasil no bairro da Lapa em São Paulo, o músico lidera um "kirtan", uma espécie de apresentação e celebração de músicas indianas e mantras tocadas com instrumentos típicos como o harmônio, sitar e tabla.
"Tempo", o novo álbum da BANDA DO SOL, será lançado em julho. Além de Moa Jr. nos vocais, violões e guitarras, a atual formação da banda conta com Fábio Fernandes na bateria, César Rodrigues no baixo, Fram Simi nas guitarras e Allex Bessa nos teclados.
Mais informações:
www.myspace.com/bandadosol
www.palcomp3.com.br/bandadosol
www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=48289377 (Orkut)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
A canção que salvou o Aerosmith, apesar deles não acreditarem no potencial dela
Bruce Dickinson conta qual rango manda pra dentro após os shows do Iron Maiden
As três faixas do aclamado "Black Album" que James Hetfield não gosta

Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião do Sepultura
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo
Tico Santa Cruz: um comovente texto sobre suicídio de Champignon
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Nightwish: Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãs
Di'Anno: "Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!"



