Banda do Sol: gravando seu novo álbum de inéditas
Por Emanuel Seagal
Fonte: Som do Darma
Postado em 26 de fevereiro de 2009
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A BANDA DO SOL, legendário grupo de rock progressivo recém-reunido, continua em estúdio gravando seu novo álbum de inéditas. Intitulado "Tempo", o disco será mixado na Califórnia nos EUA e vai reunir as faixas "Som do Sol", "Tempo", "Prana", "Mahavishnu", "Sinal da Liberdade", "Yes Blues", "Voar", "Quem Eu Sou?", "Maya" e "Fabito".
Desde o seu primeiro LP lançado em 1982, a BANDA DO SOL sempre trouxe influencias da música oriental, especialmente a indiana. Passados mais de 25 anos desde o debute, o grupo se envolveu ainda mais com toda cultura e musicalidade da Índia. Principalmente o vocalista e guitarrista Moa Jr que há 33 anos é estudante da "Self Realization Fellowship", organização fundada em 1920 por Sri Paramahansa Yogananda, guru indiano especializado nas técnicas de kriya yoga que influenciou muitos músicos e bandas como os Beatles, Elvis Presley, Yes, Supertramp, e até nomes contemporâneos como o Cynic.
"Toda minha vida mudou depois que tive o privilégio de ler "A Autobiografia de um Yogue" de Paramahansa Yogananda", conta Moa, principal compositor da BANDA DO SOL. "A leitura do livro me levou naturalmente a procurar mais sobre a vida dos santos da Índia. Depois descobri que na Índia consideram-se música, pintura e drama como artes divinas. Os deuses Brahma,Vishnu e Shiva, a trindade eterna, foram os primeiros músicos que deram origem as infinitas variações de ritmos nos processos de criação, preservação e destruição universais. Com essa imagem fiz a maioria de minhas músicas."
Em "Tempo", novo álbum da BANDA DO SOL, as influências da Índia estarão ainda mais evidentes. Moa Jr. conta que algumas faixas estão diretamente ligadas à Filosofia Védica indiana: ""Prana" e "Mahavishnu" são músicas inteiramente inspiradas na filosofia hindu. Enquanto a primeira descreve a energia vital que alimenta todos os seres, "Mahavishnu" fala sobre Krishna, uma encarnação do deus Visnhu. Com sua flauta, o deus Krishna toca a arrebatadora canção que chama de volta a seu verdadeiro lar a alma errante no mundo de ilusão. Já "Sinal da Liberdade" foi feita em homenagem a um grande poeta hindu chamado Rabindranath Tagore. A música "Quem eu sou?" é uma introspecção à nossa verdadeira natureza, o grande enigma da humanidade. "Maya" fala sobre o mágico poder da ilusão que esta presente nos mundos dos fenômenos, o principio de relatividade, contraste, dualidade e estados contrários."
Moa Jr., que já fez parceria com Guilherme Arantes, Walter Franco e Sá e Guarabyra, também desenvolve um trabalho paralelo específico de música indiana. Mensalmente no Galpão Zen Brasil no bairro da Lapa em São Paulo, o músico lidera um "kirtan", uma espécie de apresentação e celebração de músicas indianas e mantras tocadas com instrumentos típicos como o harmônio, sitar e tabla.
"Tempo", o novo álbum da BANDA DO SOL, será lançado em julho. Além de Moa Jr. nos vocais, violões e guitarras, a atual formação da banda conta com Fábio Fernandes na bateria, César Rodrigues no baixo, Fram Simi nas guitarras e Allex Bessa nos teclados.
Mais informações:
www.myspace.com/bandadosol
www.palcomp3.com.br/bandadosol
www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=48289377 (Orkut)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A pergunta simples que mudou a vida de Amy Lee e deu origem ao maior hit do Evanescence.
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos
Bruce Dickinson: faz dez anos que ele não compra shampoo nem sabonete
Corey não entende tristeza dos colegas de Slipknot e diz ter pouco em comum com eles

História do Rock: dos primórdios aos anos 70
Guitarristas: 15 músicos que provavelmente você não conhece
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Heavy Metal: estressante, perturbador e faz mal ao coração?
Musical Box: Os 20 discos seminais do Hard Rock
Saída de Roger Waters do Pink Floyd em 1985 foi libertadora, diz David Gilmour



