Exodus: quem baixa um álbum contra quem compra um álbum
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Blabbermouth
Postado em 18 de abril de 2009
O guitarrista do EXODUS, Gary Holt, falou recentemente sobre downloads ilegais, e o futuro da indústria fonográfica:
"Isso atinge todo mundo (...) Nosso baixista Jack possui uma analogia que eu acho que cabe perfeitamente. Se dois ou três de cada dez carros que são construídos em Detroit fossem roubados, imediatamente haveria uma ação contra isso. Mas nós músicos, não somos vistos como uma necessidade, apenas um entulho de pirralhos, então eles permitem que isso aconteça. Isso está matando a indústria. Nós dependemos inteiramente do merchandise e do rendimento das turnês. O jogo está mudando e em um futuro próximo não existirá mais nenhuma gravadora. E tem um monte de gente que pensa que nós somos mais uma banda que gosta de reclamar, mas a questão é, cara, eu estou longe de estar rico [risos]. E quem pensa que estou reclamando pois estou precisando 'tunar' minha Ferrari está completamente enganado. Minha van com 205.000 milhas rodadas morreu um pouco antes desta turnê, ou seja, eu nem mesmo tenho um carro." desabafa Holt.
Mas existe um outro lado na internet, Holt também diz apreciá-la pelo que ela oferece aos fãs da banda. Quando o EXODUS começou suas atividades em 1982, a banda gravou três músicas demo em fita cassete. Nesta época, Kirk Hammett, guitarrista do METALLICA fazia parte da banda.
Enquanto as cópias em fita sumiram, há alguns lugares na internet que oferece os links para baixar essa músicas, oferecendo assim, que os fãs possuam os arquivos antigos da banda.
Holt diz que é realmente á favor da tecnologia se for considerá-la neste aspecto: "Coisas assim são bem legais (...) São materiais que nunca lançamos, nós temos intenção de fazê-lo. Então é uma situação completamente diferente do que as pessoas baixarem o material atual da banda. Trata-se de uma Demo antiga - em primeiro lugar, sempre foram gratuitas, Nunca as vendemos e se algumas pessoas deseja ouvir alguma coisa antiga do EXODUS, então aproveitem. Quando se trata de bootlegs ao vivo ou raridades, eu sou completamente a favor de que as pessoas façam com elas o comércio que desejarem (...) As pessoas me perguntam como eu comparo um material gravado com um baixado ela internet - pois algumas dizem 'Oh, é a mesma coisa, não é?' E eu digo: 'Não, não é'. Uma pessoa que compra o álbum ama a banda. Ela tem de ir até o correio para mandar as músicas para seus amigos do outro lado do mundo e gastar seu próprio tempo e dinheiro, então ele devota amor a isso. Agora você simplesmente dá um click no mouse e 'Eu não gostei deste álbum, vou deletar'. Esses caras estão ajudando á divulgar a banda pelo mundo, agora quem faz download está simplesmente acabando com isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps