Vinil: quando a ditadura argentina traduzia os títulos
Por Daniel Vaughan
Fonte: MTV
Postado em 28 de maio de 2009
Durante a ditadura militar argentina, uma lei bizarra pegou no pé dos LPs. As filiais argentinas eram obrigadas a traduzir para o espanhol os títulos dos vinis e suas canções. Seria uma maneira de "disfarçar" os ianques? Ou de nacionalizar los gringos?
Da metade dos anos 70 até a metade dos 80, The Beatles eram conhecidos como "Los Beatles" e haviam gravado o álbum "Socorro!" (Help!). O disco "Lets Dance", de David Bowie, virou "Bailemos". E o clássico "Strangers in the Night", de Frank Sinatra, se transformou em "Extraños En La Noche".
O roqueiro argentino Silvano Brancati, um dos proprietários do Manifesto Bar (SP), chegou ao Brasil em 1985 - no fim da nossa ditadura. Ele lembra bem da repressão: "Eu era adolescente e já gostava de rock, mas era uma dificuldade pra mim. Morava em Buenos Aires e não chegava muito material de rock´n´roll por lá. E, quando vinha, era com nomes traduzidos e capas horríveis, mal reproduzidas. Achava aquilo estranho, principalmente, quando meus amigos conseguiam algum vinil importado. Além dos gringos serem em inglês (normal), eles ainda vinham com uma arte gráfica bem mais bonita."
Hoje em dia, dependendo da raridade do vinil argentino, ele vale uma boa grana no E-Bay. E outros viraram apenas objetos de colecionador.
Lembrando: QUALQUER DITADURA É ESTÚPIDA!
Veja algumas capas de vinis traduzidos no link abaixo:
http://www.mtv.com.br/vivaovinil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt


Vício em Vinil: o enorme acervo do crítico inglês Peter Paphides
CD? Vinil? Spotify? Como Bob Dylan prefere ouvir música hoje em dia?


