Vinil: quando a ditadura argentina traduzia os títulos
Por Daniel Vaughan
Fonte: MTV
Postado em 28 de maio de 2009
Durante a ditadura militar argentina, uma lei bizarra pegou no pé dos LPs. As filiais argentinas eram obrigadas a traduzir para o espanhol os títulos dos vinis e suas canções. Seria uma maneira de "disfarçar" os ianques? Ou de nacionalizar los gringos?
Da metade dos anos 70 até a metade dos 80, The Beatles eram conhecidos como "Los Beatles" e haviam gravado o álbum "Socorro!" (Help!). O disco "Lets Dance", de David Bowie, virou "Bailemos". E o clássico "Strangers in the Night", de Frank Sinatra, se transformou em "Extraños En La Noche".
O roqueiro argentino Silvano Brancati, um dos proprietários do Manifesto Bar (SP), chegou ao Brasil em 1985 - no fim da nossa ditadura. Ele lembra bem da repressão: "Eu era adolescente e já gostava de rock, mas era uma dificuldade pra mim. Morava em Buenos Aires e não chegava muito material de rock´n´roll por lá. E, quando vinha, era com nomes traduzidos e capas horríveis, mal reproduzidas. Achava aquilo estranho, principalmente, quando meus amigos conseguiam algum vinil importado. Além dos gringos serem em inglês (normal), eles ainda vinham com uma arte gráfica bem mais bonita."
Hoje em dia, dependendo da raridade do vinil argentino, ele vale uma boa grana no E-Bay. E outros viraram apenas objetos de colecionador.
Lembrando: QUALQUER DITADURA É ESTÚPIDA!
Veja algumas capas de vinis traduzidos no link abaixo:
http://www.mtv.com.br/vivaovinil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A música lançada há meio século que ainda rende uma boa grana ao seu autor
Smashing Pumpkins lança "Black Stars", primeira parceria com Butch Vig em 33 anos
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido


Elton John fala sobre o "romantismo" e a "empolgação" de colecionar vinil


