Vinil: quando a ditadura argentina traduzia os títulos
Por Daniel Vaughan
Fonte: MTV
Postado em 28 de maio de 2009
Durante a ditadura militar argentina, uma lei bizarra pegou no pé dos LPs. As filiais argentinas eram obrigadas a traduzir para o espanhol os títulos dos vinis e suas canções. Seria uma maneira de "disfarçar" os ianques? Ou de nacionalizar los gringos?
Da metade dos anos 70 até a metade dos 80, The Beatles eram conhecidos como "Los Beatles" e haviam gravado o álbum "Socorro!" (Help!). O disco "Lets Dance", de David Bowie, virou "Bailemos". E o clássico "Strangers in the Night", de Frank Sinatra, se transformou em "Extraños En La Noche".
O roqueiro argentino Silvano Brancati, um dos proprietários do Manifesto Bar (SP), chegou ao Brasil em 1985 - no fim da nossa ditadura. Ele lembra bem da repressão: "Eu era adolescente e já gostava de rock, mas era uma dificuldade pra mim. Morava em Buenos Aires e não chegava muito material de rock´n´roll por lá. E, quando vinha, era com nomes traduzidos e capas horríveis, mal reproduzidas. Achava aquilo estranho, principalmente, quando meus amigos conseguiam algum vinil importado. Além dos gringos serem em inglês (normal), eles ainda vinham com uma arte gráfica bem mais bonita."
Hoje em dia, dependendo da raridade do vinil argentino, ele vale uma boa grana no E-Bay. E outros viraram apenas objetos de colecionador.
Lembrando: QUALQUER DITADURA É ESTÚPIDA!
Veja algumas capas de vinis traduzidos no link abaixo:
http://www.mtv.com.br/vivaovinil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
"Lemmy gostava de estar no controle e amava a vida", diz Zakk Wylde
O guitarrista que Ace Frehley considerava "um mago"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A técnica de Eddie Van Halen que Billy Sheehan conheceu com outra banda lá em 1974

Depois de mais de quarenta anos, vendas de discos de vinil nos EUA superam US$ 1 bilhão
CD vs Vinil: não diga que o som do vinil é melhor - porque não é
Estudo diz que 50% de quem compra vinil não tem aparelho toca discos


