Morre Hugh Hopper, do Soft Machine
Por Lucas Mosca
Fonte: poeiraZine
Postado em 10 de junho de 2009
(Publicado originalmente no poeiraZine)
O talentoso baixista britânico Hugh Hopper morreu anteontem (7 de junho de 2009), aos 64 anos de idade.
Hooper se tornou notoriamente conhecido através da banda SOFT MACHINE, uma das precursoras do rock psicodélico e do jazz/fusion no Reino Unido, da qual fez parte de 1968 a 1972. O baixista foi peça fundamental da lendária "Canterbury prog-rock scene".
Desde 2008 o músico vinha passando por sessões de quimioterapia, devido a um câncer instalado em sua corrente sanguínea (leucemia).
Após o sucesso com o SOFT MACHINE, Hooper seguiu uma proeminente carreira solo, que gerou frutos como os álbuns "1984" (lançado em 1973) – o qual foi inspirado na clássica obra de George Orwell – e reuniões com vários artistas importantes da época, entre eles: Charles Hayward, Lol Coxhill and Orphy Robinson, além de integrantes de sua ex-banda, com os quais montou o grupo Wilde Flowers. Também participou de projetos como o GILGAMESH e o ISOTOPE.
Hooper, que deixou sua marca na cena do rock progressivo e do jazz ao redor do mundo, com sua técnica inovadora nas quatro cordas, será homenageado na edição de julho da revista inglesa Jazzwise.
Dois dias antes de sua morte (5/06), o músico havia se casado com sua companheira, Christine.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps