Iron Maiden: há um ano ocorria o "Eddiestock" em São Paulo
Por Jairo Cezar
Fonte: Page of Mind
Postado em 14 de março de 2010
Publicado originalmente no Page Of Mind:
Há exatamente um ano acontecia no Autodrómo de Interlagos, em São Paulo, um show que parecia ser apenas mais um da banda IRON MAIDEN, mas não foi.
Dois dias antes daquele dia 15 de março de 2009 (domingo), todos os jornais brasileiros noticiavam que o domingo seria de Sol forte e o show do IRON MAIDEN aconteceria debaixo de muito calor. Todos os fãs ficaram animados, não pelo calor, mas sim porque um ano antes, em 2008, o IRON MAIDEN havia feito um show na mesma cidade de São Paulo com água por todo o palco e alguns problemas de iluminação causados pela chuva.
Eram 14h da tarde do famoso dia, parecia que estava tudo normal, as filas de Pista e Premium estavam formadas, mas não com a organização correta, a fila da Premium tinha dois ínicios, assim como a fila da Pista Comum, com isso, os fãs tinham que ir até a porta de entrada para poder reconhecer qual das duas filas estava correta. Outro fator importante a se destacar é que a abertura dos portões estava marcada para as 14h (indicado no ingresso), mas eram 15:30h da tarde e os portões ainda estavam fechados. Nesse momento, eis que surge ela, a temida chuva, aquela que havia sido garantida como não presente no show. Por esse motivo, a abertura dos portões foi atrasada mais ainda, pois a chuva havia avariado muitos equipamentos do Iron Maiden e até da organização do show.
Os portões foram abertos REALMENTE as 16h e logo que foram entrando, os fãs perceberam que todo aquele gramado de Interlagos, aliado a água da chuva, havia se transformado num verdadeiro mar de lama, complicando ainda mais a vida daqueles que já haviam sofrido com a má organização do evento, esperando a abertura atrasada dos portões e aguentando uma forte chuva na fila. Não havia um ponto sequer sem lama, tornando o show um verdadeiro "Eddiestock" (em alusão ao Woodstock que ocorreu em uma fazenda também coberta de lama).
Devido a chuva, conforme mencionado mais acima, vários equipamentos do IRON MAIDEN foram avariados, entre eles iluminação, telões e fogos, isso ocasionou o atraso na apresentação da banda. As 20h (horário programado para o inicio do show), Rod Smallwood e um dos organizadores do show entraram no palco para anunciar um atraso de 1h no show, provocando um principio de vaias entre os presentes (antes disso Lauren Harris "esquentou" o público e por conta da chuva a banda brasileira SHADOWSIDE nem pôde se apresentar para que os roadies do Iron consertassem os problemas). Isso ajudou os fãs que haviam se confundido com as filas na entrada do show, pois esses tiveram que encontrar a fila verdadeira e entraram em Interlagos depois das 20h (muitos perderam o inicio do show, mesmo com o atraso).
O show nem se pode reclamar, a banda foi impecável, as 21:10h, o IRON MAIDEN entrou em palco com um set-list matador, relembrando os anos de Ouro da década de 80, tocando pela primeira vez em SP músicas históricas como "Phantom Of The Opera" e "Children Of The Damned", duas das músicas diferentes do set-list de 2008, mas isso foi comentado em resenhas logo após o show e aqui nesse texto estamos comentando sobre os fatos "diferentes" e problemáticos desse primeiro ano de "Eddiestock".
Para finalizar, mais uma da má organização, haviam duas entradas para os fãs, as filas de Pista e Premium, isso já é um erro, deveriam haver pelo menos 4 entradas, mas na saída, apenas UM, exatamente, um portão estava aberto para todos os 63 mil fãs (a organização do evento anunciou um públido de 40 mil pessoas, mas isso ocorreu para que a organização não tivesse problemas com a policía e nem com o corpo de bombeiros, que haviam liberado o número máximo de 40 mil) saírem, obviamente gerou uma baita confusão, 63 mil fãs saindo por apenas um pequeno portão, mas que, graças ao comportamento tranquilo dos fãs, não provocou nada de grave.
Ou seja, valeu comentar sobre o primeiro aniversário desse show, que poderia ter sido apenas mais um na história do IRON MAIDEN e de qualquer fã que já presenciou muitos show da banda, mas que graças aos organizadores, a natureza e claro, a própria banda se tornou um show histórico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
A música que Nando Reis compôs sobre término de namoro com Marisa Monte e Titãs invejou
Corey Taylor revela a música que o Slipknot só vai tocar ao vivo quando o Papa abrir show
Mulheres: 10 músicas que ajudarão a conquistá-las

Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10
James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas



