Joel Gausten: "ódio de quem lucra sobre um músico morto"
Por Emanuel Seagal
Fonte: BraveWords
Postado em 22 de junho de 2010
O autor e baterista Joel Gausten (Pigface, Electric Frankenstein, Effectionhate) falou sobre as farpas entre Wendy Dio, exposa de Ronnie James DIO, e o MANOWAR:
Como vocês já devem ter ouvido falar, a banda veterana Manowar e sua gravadora, Magic Circle Music, logo lançarão um CD tributo ao Ronnie James Dio. Previsivelmente o álbum conta com uma faixa do Manowar (que fez uma gravação respeitável de 'Heaven & Hell') e músicas de diversas bandas da gravadora. Além disso, a arte, criada pelo lendário Ken Kelly, é absolutamente estelar. Enquanto o Manowar pode não ser do gosto de todos, a longevidade e sucesso do grupo em uma indústria incrivelmente difícil é inegável e vale levantar a espada em respeito. Além disso, o quão legal é o Manowar honrando Dio?
Infelizmente eu não vou comprar este novo 'tributo' ao Dio.
Desde que vi pessoas da "indústria da música" vergonhosamente tirando proveito do memorial do baixista da minha banda em Los Angeles em 2005, eu tenho mantido um ódio pessoal de qualquer um que tem lucro de um músico morto. Enquanto escrevo isso, a Magic Circle não especificou se os lucros das vendas do álbum "tributo" ao Dio irão para a fundação Ronnie James Dio Stand Up and Shout Cancer Fund ou qualquer outra obra de caridade. Uma rápida pesquisa na internet revelou muitas opiniões da comunidade metálica sobre este assunto. Pessoalmente, eu não posso nem vou apoiar qualquer "tributo" ao Dio feito para ganhos comerciais. Estas pessoas podem ter direito de lançarem "tributos" como produtos comerciais, mas eu também tenho o direito de não dar um centavo.
Se, em algum momento, a Magic Circle e o Manowar afirmarem que estes lucros vão para caridade, eu desistirei de minha decisão e alegremente usarei toda minha capacidade promocional para apoiar eles e seu projeto. Até lá, ao invés disso eu darei o dinheiro que destinei ao álbum para a fundação da viúva do Dio.
Em um assunto não relacionado, aqueles que acompanham a Gausten Books devem ter ouvido falar de uma compilação produzida para coincidir com o aniversário da morte de alguém envolvido em um dos meus projetos. Se você sabe de tal compilação e se pergunta porque não mencionei aqui antes, fique tranquilo que minha falta de divulgação é intencional. Enquanto escrevo isso não recebi informações satisfatórias da gravadora envolvida com tal lançamento, em relação ao destino dos lucros. Além disso, até onde sei esta compilação não está sendo divulgada como um lançamento beneficente de qualquer forma. Devido a isso este projeto em particular não é merecedor do meu tempo ou apoio.
Deixem os abutres circularem em outro lugar. O resto de nós tem trabalhos de verdade a fazer neste mundo.
-Joel Gausten
Gausten Books
21 de Junho, 2010
"The less that you give, you’re a taker." – Ronnie James Dio, Heaven & Hell
No dia 1º de março Gausten lançou seu último livro, "From Satan to Sabbath: The Metal Interviews 2000-2009", que coleta 16 conversas do mundo do Hard Rock e Metal.
O livro de 192 páginas inclui o texto completo do seu livro, fora de catálogo, "the Sabbath Interviews", seleções dos livros "Prong: The Early Years" e "Pandemonium: Inside Killing Joke", e entrevistas completas inéditas com membros do passado e presente das bandas AEROSMITH, PLASMATICS, CELTIC FROST, OPETH, THINLIZZY, BOLT THROWER, BENEDICTION, HADES, WATCHTOWER e NAPALM DEATH.
"From Satan to Sabbath" conta com entrevistas de:
Rick Dufay (AEROSMITH)
Bill Ward (BLACL SABBATH)
Eric Singer (KISS, BLACK SABBATH )
Bob Daisley (BLACK SABBATH / OZZY / RAINBOW)
Tommy Victor (PRONG / MINISTRY / DANZIG)
Ted Parsons (PRONG / KILLING JOKE / GODFLESH)
Troy Gregory (PRONG / KILLING JOKE / FLOTSAM & JETSAM)
Martin Atkins (KILLING JOKE / MINISTRY / NINE INCH NAILS)
Tom Gabriel Fischer (CELTIC FROST / HELLHAMMER / APOLLYON SUN)
Midge Ure (THIN LIZZY / ULTRAVOX)
Richie Stotts (PLASMATICS)
David Ingram (BOLT THROWER / BENEDICTION)
Nic Bullen (NAPALM DEATH / SCORN)
Dan Lorenzo (HADES / NON-FICTION / THE CURSED)
Alan Tecchio (HADES / NON-FICTION / WATCHTOWER)
Mikael Akerfeldt (OPETH)
Ao explorar a vida anterior nas ruas do baterista Bill Ward (BLACK SABBATH) e revelar a história real por trás da passagem do guitarrista Rick Dufay no AEROSMITH, o livro deixa de lado a propaganda e vai direto à "carne, sangue e alma do real mundo do metal, direto das bocas de quem o viveu".
Joel Gausten é um premiado jornalista e autor de seis livros, incluindo: "Tales Of Horror: The History of The Misfits & The Undead" e "Words From The Third Side: Essays on Sex, Satan & Success". Como baterista há cerca de 25 anos ele trabalhou com diversos nomes como Pigface, Electric Frankenstein, The Undead e Effectionhate. Ele iniciou na música como promoter do MISFITS.
O livro "From Satan to Sabbath" pode ser adquirido nos links abaixo:
http://www.lulu.com/content/8355113
http://www.lulu.com/content/8355260
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
O clássico "esquecido" do Iron Maiden que ganhou Framboesa de Ouro
Vocalista dos Sex Pistols explica porque o punk acabou ficando "parecido com o fascismo"
As músicas do Metallica que o finado Kurt Cobain mais gostava

A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
Narrador Luiz Carlos Jr. manda ver em cover de "Holy Diver"; assista vídeo
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA



