Regis Tadeu: "artistas brasileiros não aceitam críticas"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 05 de agosto de 2010
Regis Tadeu, editor das revistas Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera, Teclado & Piano e Studio, publicou em sua coluna um artigo sobre a reação de músicos brasileiros à críticas. Confira alguns trechos da matéria:
Ao saber que os fãs do grupo Avenged Sevenfold ficaram revoltadíssimos com uma crítica escrita pelo jornalista Jeff Weiss no jornal Los Angeles Times, fiquei pensando que tal "papagaiada" de adolescentes histéricos e medíocres certamente recebeu a aprovação da banda. E isso acontece aqui no Brasil também. Por isso, é oportuno abordar neste espaço uma verdade quase inquestionável: não apenas os fãs, mas também os artistas brasileiros não estão preparados para ouvir críticas, sejam elas construtivas ou não.
Eu poderia citar inúmeros exemplos disso, até mesmo de artistas cujo trabalho eu aprecio, como é o caso de Ed Motta, mas lembro de um caso em particular, ocorrido anos atrás.
O sr. Otto – sim, aquele mesmo do "tempo do Bob/lá do pina de Copacabana", e que, meses atrás, finalmente conseguiu lançar um bom disco, Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos – usou sua coluna no espaço virtual de sua então gravadora para mostrar sua raiva e rancor por causa de uma crítica negativa, publicada no jornal Folha de São Paulo, em relação ao seu então recém-lançado DVD, mais um produto da série ‘MTV Apresenta’. Até aí, nada de mais. Afinal de contas, defendo a tese de que todo mundo deve se manifestar da maneira que bem entender, desde que dentro dos limites da civilidade.
O problema estava nos argumentos que o referido artista usou para fazer isso: citou que era um cara suburbano, "durango", que morava no interior do Brasil, mas que conquistou as coisas na raça, que viajava o mundo todo carregando sua arte, que jamais havia desrespeitado ninguém, que sua poesia trazia "contemporaneidade diluída em suas influências rítmicas e musicais" e outras baboseiras pseudo-intelectuais. Sem contar que, no texto, ele não fazia a menor cerimônia em elogiar seu próprio DVD, dizendo que era caprichado, que fazia as pessoas felizes em ter seu show ao vivo em suas casas…
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps