Roça 'n' Roll: alunos do CAMP se apresentam em Varginha

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ivanei Salgado, Fonte: Artepress, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Depois de quatro meses de formação musical, do Projeto Criação, Apreciação Musical e Performance (CAMP) realizado pelo Roça 'n' Roll chega ao ápice! No dia 9 de dezembro, às 20h, na Estação Ferroviária de Varginha, cerca de 50 alunos atendidos pelo realizam uma apresentação na "Quinta da Boa Música".

Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rockLars Ulrich: As mulheres da vida do baterista

O CAMP atende alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, localizada na zona rural de Varginha, próxima à Fazenda Estrela, local de realização do Roça 'n' Roll. A iniciativa ofereceu aulas de canto, flauta, percussão, construção de instrumentos e teoria musical.

O projeto foi criado pelo músico e produtor cultural Bruno Maia, organizador do Roça 'n' Roll. De acordo com ele, a proposta foi introduzir as crianças no mundo das artes. "O resultado foi muito positivo. E estamos muito felizes por contribuir com desenvolvimento cultural das crianças da Escola Santa Terezinha", enfatiza.

A professora Daniela Barbosa Lúcio Alves, diretora da Escola Santa Terezinha, confirma o impacto positivo do projeto nos alunos. "Ficou explícito que a musicalização contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo do aluno, independente de sua faixa etária".

Sobre outros os benefícios do CAMP, Daniela Barbosa destaca que o projeto motivou os estudantes a participarem das atividades escolares e contribuiu para melhorar o relacionamento interpessoal facilitando trabalhos coletivos. "A música ajuda no desenvolvimento intelectual e permite uma interação do indivíduo no ambiente social".

A proposta é continuar com o projeto, mas segundo Bruno Maia, a continuidade das aulas depende do apoio das empresas da cidade. "Vamos buscar parcerias para ampliarmos a atuação do CAMP". Para a diretora da escola, a inclusão permanente do CAMP no Projeto Político Pedagógico da Escola seria uma grande conquista para os alunos.

Na estação ferroviária, as crianças do CAMP apresentam obras clássicas da MPB. A Quinta da Boa Música é realizada pela Fundação Cultural de Varginha e transformou a antiga estação da cidade em palco para músicos regionais apresentarem seus trabalhos. Após os estudantes da Escola Santa Terezinha, a banda Diablo de Havana realiza um show especial.

O CAMP tem a realização de Bruno Maia, da Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural do Município de Varginha, COMIC -Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Thibabem Distribuidora, Ótica Mauricio, Rafael Braga (violeiro), Taurus, Gontijo & Costa Alves, Frutty Refrigerantes, Indústria Mineira de Forjados, Trotty Confecções, Sigma Metalúrgica, Lecram, Microlins, Wanger e Unincor. O projeto está inserido nas atividades do festival Roça 'n' Roll, realizado anualmente em Varginha.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

Lars Ulrich: As mulheres da vida do bateristaLars Ulrich
As mulheres da vida do baterista


Sobre Ivanei Salgado

Jornalista profissional, especializado em Comunicação Empresarial e Marketing e em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. Atua também como Produtor Cultural no Sul de Minas e presta consultoria em Comunicação e Projetos Culturais. Apaixonado por Heavy Metal desde 1984, apresenta o Programa Combate (Rádio Melodia FM), em Varginha e já editou os fanzines Lamentation Zine e Metal MusiKa. Também é colaborador da Roadie Crew.

Mais matérias de Ivanei Salgado no Whiplash.Net.