Festival Rock Feminino: recorde de público e arrecadação
Por Costábile Salzano Jr
Fonte: The Ultimate Music - Press
Postado em 01 de maio de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Com cerca de um mês de programação, a IX edição do Festival Rock Feminino teve recorde de público. O evento atingiu a marca de 5.468 pessoas nas atividades que englobaram diversas manifestações artísticas.
Além da proposta cultural, o Rock Feminino chegou a arrecadar mais de três toneladas em alimentos, que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro e Araraquara. Além disso, aproximadamente 100 brinquedos novos foram entregues a entidades assistenciais.
Realizado em sete espaços diferentes, as atividades se estenderam pelos quatro cantos da cidade azul e chegaram a municípios vizinhos como Araraquara e Cordeirópolis.
Entre atividades diferenciadas como teatro, cinema, artes visuais, literatura e música, o público fiel marcou presença na sala de cinema do Centro Cultural "Roberto Palmari", teatro do Centro Cultural "Roberto Palmari", Estação Ferroviária de Rio Claro, Galpão do Lago Azul, Casarão da Cultura, Shopping Rio Claro, Praça Central de Cordeirópolis e Teatro Wallace em Araraquara.
"Queremos realmente mostrar que é possível ocupar os espaços disponíveis e fazer um trabalho bom. É preciso acostumar o público para que ele comece a frequentar novos lugares, conhecer novas culturas e descobrir o que é possível ser feito nas cidades do interior", argumenta Vivian Guilherme, organizadora do Festival.
A organização deu início à prestação de contas e já pensa em sua décima edição. Entre os objetivos estão a captação de recurso em nível federal, contratação de mais uma banda internacional e a tentativa de experimentar novos espaços para a realização do evento.
Próxima edição - X Festival Rock Feminino
A diretoria do Grupo Auê, Rock Feminino Produções e Rede Cidade Livre já estão planejando novidades para todos os segmentos artísticos, que congregam com o Festival Rock Feminino, visando ainda mais consolida-lo como um dos maiores e principais eventos musicais do segmento no Brasil.
A produção do Festival pensa em novos espaços para realizar o evento no próximo ano. "A Estação é um ótimo lugar para se realizar eventos, mas ela não comporta mais o Rock Feminino. O evento está maior do que a capacidade do local e queremos proporcionar um espaço mais adequado para o público".
Pensando na comodidade do público, a equipe trabalha exaustivamente na busca de alternativas de espaço, que suporte a quantidade de pessoas reunidas pelo Festival durante todo o mês de programação cultural em Rio Claro.
Para o próximo ano, a produção também já está em busca de subvenção federal para que o Rock Feminino chegue aos 10 anos em grande estilo. "Queremos que a data seja realmente inesquecível e que as pessoas compreendam o valor história deste evento", ressalta.
Para a décima edição, a organização programa uma série de lançamentos comemorativos para a data. Entre eles está a publicação de um livro com a história do Festival, escrito pelo jornalista e presidente do Grupo Auê, Favari Filho. Um documentário, que já começou a ser produzido em 2008, sob direção de Lourenço Favari e Eber Novo.
O livro aborda desde a concepção do festival até os preparativos para a décima edição, com depoimentos de artistas e bandas que influenciaram e participaram da história do maior evento do gênero no país. Segundo o autor, alguns depoimentos já foram coletados e outros estão a caminho.
"Terei 45 dias para escrever depois de toda a pesquisa feita e de ter colhido todos os depoimentos. Acho um tempo razoável, contudo ficarei isolado para que possa transcrever os sentimentos de todos os envolvidos desde a primeira edição. A parte técnica que envolve direitos autorais e publicação ficará a cargo da secretaria de literatura do Grupo Auê, que está à frente da Ista Editora e Publicações (IEP)", expõe Favari Filho.
Quanto ao documentário, os diretores apontam que a seleção do material de arquivo a ser usado já está definido, contudo atentam para o fato de que a proposta é criar um aspecto artístico com influências de grandes diretores mundiais. Segundo Lourenço Favari, o cinema está cheio de referências abissais e com o documentário não será diferente.
"Queremos criar um ambiente em que o telespectador além de assistir ao documentário saiba um pouco mais de sua história. Estamos trabalhando no intuito de realizar o melhor documentário para quem não gosta de ver filmes e o melhor filme para quem não gosta de ver documentários", finaliza Lourenço.
O Festival Rock Feminino edição 2011 é uma realização da Rock Feminino Produções, da Rede Cidade Livre e Grupo Auê de Cultura e Artes, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro e Cineclube Crec. O Festival é um projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2010.
Mais informações, fotos e vídeos estão disponíveis no site
www.rockfeminino.org
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
O dia que Freddie Mercury namorou motorista brasileiro da TV Globo e foram ao La Mole
"Don't Break the Oath", 40 anos de um clássico do black metal
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters não tocaria nem por 1 milhão: "Tá de sacanagem, né?"

Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Nando Reis diz que álcool e cocaína ajudaram a desgastar relação com membros dos Titãs
LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais
Kurt Cobain: Renato Russo "previu" sua morte poucos dias antes
Vozes: As 50 maiores da história do Rock



