Festival Rock Feminino: recorde de público e arrecadação
Por Costábile Salzano Jr
Fonte: The Ultimate Music - Press
Postado em 01 de maio de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Com cerca de um mês de programação, a IX edição do Festival Rock Feminino teve recorde de público. O evento atingiu a marca de 5.468 pessoas nas atividades que englobaram diversas manifestações artísticas.
Além da proposta cultural, o Rock Feminino chegou a arrecadar mais de três toneladas em alimentos, que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro e Araraquara. Além disso, aproximadamente 100 brinquedos novos foram entregues a entidades assistenciais.
Realizado em sete espaços diferentes, as atividades se estenderam pelos quatro cantos da cidade azul e chegaram a municípios vizinhos como Araraquara e Cordeirópolis.
Entre atividades diferenciadas como teatro, cinema, artes visuais, literatura e música, o público fiel marcou presença na sala de cinema do Centro Cultural "Roberto Palmari", teatro do Centro Cultural "Roberto Palmari", Estação Ferroviária de Rio Claro, Galpão do Lago Azul, Casarão da Cultura, Shopping Rio Claro, Praça Central de Cordeirópolis e Teatro Wallace em Araraquara.
"Queremos realmente mostrar que é possível ocupar os espaços disponíveis e fazer um trabalho bom. É preciso acostumar o público para que ele comece a frequentar novos lugares, conhecer novas culturas e descobrir o que é possível ser feito nas cidades do interior", argumenta Vivian Guilherme, organizadora do Festival.
A organização deu início à prestação de contas e já pensa em sua décima edição. Entre os objetivos estão a captação de recurso em nível federal, contratação de mais uma banda internacional e a tentativa de experimentar novos espaços para a realização do evento.
Próxima edição - X Festival Rock Feminino
A diretoria do Grupo Auê, Rock Feminino Produções e Rede Cidade Livre já estão planejando novidades para todos os segmentos artísticos, que congregam com o Festival Rock Feminino, visando ainda mais consolida-lo como um dos maiores e principais eventos musicais do segmento no Brasil.
A produção do Festival pensa em novos espaços para realizar o evento no próximo ano. "A Estação é um ótimo lugar para se realizar eventos, mas ela não comporta mais o Rock Feminino. O evento está maior do que a capacidade do local e queremos proporcionar um espaço mais adequado para o público".
Pensando na comodidade do público, a equipe trabalha exaustivamente na busca de alternativas de espaço, que suporte a quantidade de pessoas reunidas pelo Festival durante todo o mês de programação cultural em Rio Claro.
Para o próximo ano, a produção também já está em busca de subvenção federal para que o Rock Feminino chegue aos 10 anos em grande estilo. "Queremos que a data seja realmente inesquecível e que as pessoas compreendam o valor história deste evento", ressalta.
Para a décima edição, a organização programa uma série de lançamentos comemorativos para a data. Entre eles está a publicação de um livro com a história do Festival, escrito pelo jornalista e presidente do Grupo Auê, Favari Filho. Um documentário, que já começou a ser produzido em 2008, sob direção de Lourenço Favari e Eber Novo.
O livro aborda desde a concepção do festival até os preparativos para a décima edição, com depoimentos de artistas e bandas que influenciaram e participaram da história do maior evento do gênero no país. Segundo o autor, alguns depoimentos já foram coletados e outros estão a caminho.
"Terei 45 dias para escrever depois de toda a pesquisa feita e de ter colhido todos os depoimentos. Acho um tempo razoável, contudo ficarei isolado para que possa transcrever os sentimentos de todos os envolvidos desde a primeira edição. A parte técnica que envolve direitos autorais e publicação ficará a cargo da secretaria de literatura do Grupo Auê, que está à frente da Ista Editora e Publicações (IEP)", expõe Favari Filho.
Quanto ao documentário, os diretores apontam que a seleção do material de arquivo a ser usado já está definido, contudo atentam para o fato de que a proposta é criar um aspecto artístico com influências de grandes diretores mundiais. Segundo Lourenço Favari, o cinema está cheio de referências abissais e com o documentário não será diferente.
"Queremos criar um ambiente em que o telespectador além de assistir ao documentário saiba um pouco mais de sua história. Estamos trabalhando no intuito de realizar o melhor documentário para quem não gosta de ver filmes e o melhor filme para quem não gosta de ver documentários", finaliza Lourenço.
O Festival Rock Feminino edição 2011 é uma realização da Rock Feminino Produções, da Rede Cidade Livre e Grupo Auê de Cultura e Artes, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro e Cineclube Crec. O Festival é um projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2010.
Mais informações, fotos e vídeos estão disponíveis no site
www.rockfeminino.org
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil
O ponto alto do Angra com Fabio Lione nos vocais, segundo Mayara Puertas
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Kiko Loureiro não está voltando ao Angra, afirma Rafael Bittencourt
Max Cavalera: A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro, Vinnie Paul e outros
Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estilo
Cinco levadas matadoras criadas por John Bonham, baterista do Led Zeppelin


Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Como seguir Whiplash.Net por RSS?
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
Sílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa
Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz
Pela 1ª vez, Aquiles Priester conta em detalhes como e por que foi demitido do Angra



