The Beatles: Rock'n'roll e a questão do ritmo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Luiz Otávio D. Pinheiro, Fonte: Studio41
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 19/06/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

No rock´n´roll podemos identificar pelo menos 3 ritmos (ou levadas) distintas. Aquela 4/4 "Tcha-tchum-tchum" presente em "Dizzy miss Lizzi" (gravação dos Beatles) e em "I saw her standing there". Tem também aquela "u-hum-tcha" presente em “One after 909” no show do telhado e em "She´s a woman". Identificamos também a "levada" que pode ser classificada como um mix das duas descritas, uma espécie de rock-blues presente em “Kansas City”, em “Matchbox” e “Miss Claudie”.

672 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes5000 acessosSlipknot: causando medo no cantor Latino durante o Rock In Rio

Esses 3 ritmos, independentemente da melodia, se tocados em uma estrutura tradicional de twelve bars com um mínimo de competência, com walking bass, irão agradar e levantar a platéia em um show.

Músicas que se enquadram nesta categoria se prestam a abrir/fechar um show ou um set, tanto que os Beatles assim utilizaram "Rock´n´roll music" e "I´m dowm". Abrir/fechar uma apresentação com "Yes it is" ou "And I love her", por exemplo, é pouco recomendável...

Na realidade, foram os anos de aprendizado/apresentação em Hamburgo e no Caver Club com um repertório de rock´n´roll que levaram os Beatles a fazer explodir e a consolidar a beatlemania. "Tell me why", "Cant by me love", "I saw her standing there" são composições dos Beatles que se apoiaram na questão do ritmo acima descrita. Sem, contudo, desconsiderar o vocal e as harmonias inovadoras presentes nas suas músicas "clássicas" tipo "She Loves you" e "I want to hold your hand".

A produção do conjunto após "Rubber Soul" só alcançou o resultado que alcançou devido ao sucesso prévio deles. Um LP "conceitual" com músicas indianas de George e com músicas experimentais de Lennon tipo "Tomorrow never knows" seria um fiasco, um fracasso comercial e arrisco que até mesmo seria um fracasso artístico (conceito no meio musical), caso a beatlemania não já tivesse acontecido.

“Ficou mais fácil fazer experiências porque já tinhamos feito sucesso. A chave era essa: fazíamos sucesso e eles falavam “OK , sejam bem-vindos”. Quanto maior o nosso sucesso mais experimentações com novas idéias podíamos fazer. Tínhamos então total liberdade para testar idéias novas” (George Harrison – DVD Anthology)

Aliás, após o término do conjunto tanto John Lennon como Paul lançaram discos (carreira solo) exclusivamente de rock´n´roll, mas George não. "Será por quê?"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

672 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes2298 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1467 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

BeatlesBeatles
Paul Cole, um anônimo na capa do "Abbey Road"

CuriosidadesCuriosidades
Quarenta fatos inacreditáveis sobre artistas de rock

Rock BritânicoRock Britânico
Antes dos Beatles já haviam bandas tocando na Inglaterra

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

SlipknotSlipknot
Causando medo no cantor Latino durante o Rock In Rio

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
James Hetfield e Mano Menezes

Metal HammerMetal Hammer
Dez estranhas colaborações no metal

5000 acessosFotos de Infância: Skid Row5000 acessosSabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca5000 acessosBlack Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"5000 acessosMetallica: versão acústica (e bem diferente) de "Enter Sandman"5000 acessosLojas de Discos: as 27 que você deve conhecer antes de morrer5000 acessosJeff Scott Soto: "tinha medo do Kiss quando era criança"

Sobre Luiz Otávio D. Pinheiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online