The Beatles: Rock'n'roll e a questão do ritmo
Por Luiz Otávio D. Pinheiro
Fonte: Studio41
Postado em 19 de junho de 2011
No rock´n´roll podemos identificar pelo menos 3 ritmos (ou levadas) distintas. Aquela 4/4 "Tcha-tchum-tchum" presente em "Dizzy miss Lizzi" (gravação dos Beatles) e em "I saw her standing there". Tem também aquela "u-hum-tcha" presente em "One after 909" no show do telhado e em "She´s a woman". Identificamos também a "levada" que pode ser classificada como um mix das duas descritas, uma espécie de rock-blues presente em "Kansas City", em "Matchbox" e "Miss Claudie".
Esses 3 ritmos, independentemente da melodia, se tocados em uma estrutura tradicional de twelve bars com um mínimo de competência, com walking bass, irão agradar e levantar a platéia em um show.
Músicas que se enquadram nesta categoria se prestam a abrir/fechar um show ou um set, tanto que os Beatles assim utilizaram "Rock´n´roll music" e "I´m dowm". Abrir/fechar uma apresentação com "Yes it is" ou "And I love her", por exemplo, é pouco recomendável...
Na realidade, foram os anos de aprendizado/apresentação em Hamburgo e no Caver Club com um repertório de rock´n´roll que levaram os Beatles a fazer explodir e a consolidar a beatlemania. "Tell me why", "Cant by me love", "I saw her standing there" são composições dos Beatles que se apoiaram na questão do ritmo acima descrita. Sem, contudo, desconsiderar o vocal e as harmonias inovadoras presentes nas suas músicas "clássicas" tipo "She Loves you" e "I want to hold your hand".
A produção do conjunto após "Rubber Soul" só alcançou o resultado que alcançou devido ao sucesso prévio deles. Um LP "conceitual" com músicas indianas de George e com músicas experimentais de Lennon tipo "Tomorrow never knows" seria um fiasco, um fracasso comercial e arrisco que até mesmo seria um fracasso artístico (conceito no meio musical), caso a beatlemania não já tivesse acontecido.
"Ficou mais fácil fazer experiências porque já tinhamos feito sucesso. A chave era essa: fazíamos sucesso e eles falavam "OK , sejam bem-vindos". Quanto maior o nosso sucesso mais experimentações com novas idéias podíamos fazer. Tínhamos então total liberdade para testar idéias novas" (George Harrison – DVD Anthology)
Aliás, após o término do conjunto tanto John Lennon como Paul lançaram discos (carreira solo) exclusivamente de rock´n´roll, mas George não. "Será por quê?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
A banda inglesa que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
Peter Gabriel anuncia detalhes de "o/i", álbum mais longo de sua carreira
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
A arrepiante música do Nirvana que foi sua última gravação e último hit
A turnê do Iron Maiden que não foi justa com ninguém da banda, segundo Steve Harris
A banda que em 69 fez os membros do Yes concluirem que precisavam ensaiar mais
A melhor banda de rock alternativo da atualidade na opinião de Elton John: "Maravilhoso!"
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
A música dos Beatles composta por Paul McCartney diante de um astro de Hollywood
Por que Paul McCartney se recusava a tocar Beatles nos primeiros shows do Wings
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Jane Asher - a mulher que não quis viver à sombra de Paul McCartney
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A música dos Beatles que nasceu de uma viagem de LSD junto com uma banda rival
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
O maior álbum de todos os tempos, na opinião do saudoso Ronnie James Dio



