Jethro Tull: Thick as a Brick na íntegra em tour de 40 anos
Por Lester Benga
Fonte: Os Armênios
Postado em 31 de agosto de 2011
Em 2012, o clássico Thick as a Brick completa 40 anos. Para comemorar o aniversário desse trabalho aclamado, o Jethro Tull anunciou que sua turnê do próximo ano será temática, com a banda executando o álbum na íntegra!
Os shows terão uma grande produção, com músicos adicionais e projeções de vídeos. A tour começa em abril na Inglaterra e segue por diversos países europeus e Estados Unidos. Novas datas podem vir a ser marcadas.
Lançado originalmente em 1972, Thick as a Brick é um dos trabalhos mais emblemáticos na discografia do Jethro Tull. O álbum conceitual tem uma única música longa, dividida em duas partes (lado A e B do vinil). A capa imita um tablóide (que vinha realmente encartado na primeira prensagem do LP) com notícias falsas. A principal manchete, na "página principal", falava de Gerald Bostock, um jovem gênio. O garoto precoce teria escrito um incrível poema sobre o desafio de envelhecer. O texto o apontava como sendo o "jovem Milton" — numa referência ao polêmico autor de O Paraíso Perdido, do século XVII — e relata sua desclassificação "na última hora" em um suposto concurso de poesia.
O fato do nome Gerald Bostock aparecer dividindo a autoria da canção com Ian Anderson fez muitos acreditarem que a história era real, e que a letra de Thick as a Brick seria realmente o poema citado na capa. Entretanto, tudo não passava de uma piada da banda para enganar a crítica musical que se deslumbrava com discos conceituais, tão recorrentes na época, auge do rock progressivo.
Surpreendendo o Jethro Tull, Thick as a Brick — um trabalho denso e complexo — chegou ao topo das paradas. Mais que isso, foi um dos discos mais aclamados de 1972. O Melody Maker — jornal musical mais importante da história da Inglaterra — deixou o disco em 3º lugar no Top álbuns daquele ano, superando títulos como Vol. 4 do Black Sabbath, Made in Japan do Deep Purple, Fragile e Close to the Edge do Yes, Transformer do Lou Reed, The Slider do T.Rex, The Rise and Fall of Ziggy Stardust de David Bowie, Exile on Main St. dos Rolling Stones, entre outros. Na categoria "instrumentistas não convencionais", o flautista Ian Anderson foi escolhido como o mais expressivo da época. São motivos que apenas atestam o caráter lendário desse trabalho clássico! Um álbum fundamental na prateleira de qualquer colecionador que se preze, de audição obrigatória para apreciadores de rock.
Esse ano, Aqualung — o disco mais aclamado do Jethro Tull — está completando 40 anos e vai ser reeditado em uma versão de luxo, expandida. Ainda não foi anunciado se o grupo irá realizar uma lançamento semelhante com Thick as a Brick em 2012. Os fãs esperam, ansiosos, que sim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
Para Steve Harris, apenas quatro faixas de "Powerslave" são "realmente fortes"
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros no Rock In Rio 1985
Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica

Ian Anderson quer que você escreva a mensagem que estará escrita na lápide dele
A música "genérica" do Jethro Tull que Ian Anderson não gosta
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda esquisita que quase estragou um show do Jethro Tull no auge
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull



