Jethro Tull: Thick as a Brick na íntegra em tour de 40 anos
Por Lester Benga
Fonte: Os Armênios
Postado em 31 de agosto de 2011
Em 2012, o clássico Thick as a Brick completa 40 anos. Para comemorar o aniversário desse trabalho aclamado, o Jethro Tull anunciou que sua turnê do próximo ano será temática, com a banda executando o álbum na íntegra!
Os shows terão uma grande produção, com músicos adicionais e projeções de vídeos. A tour começa em abril na Inglaterra e segue por diversos países europeus e Estados Unidos. Novas datas podem vir a ser marcadas.
Lançado originalmente em 1972, Thick as a Brick é um dos trabalhos mais emblemáticos na discografia do Jethro Tull. O álbum conceitual tem uma única música longa, dividida em duas partes (lado A e B do vinil). A capa imita um tablóide (que vinha realmente encartado na primeira prensagem do LP) com notícias falsas. A principal manchete, na "página principal", falava de Gerald Bostock, um jovem gênio. O garoto precoce teria escrito um incrível poema sobre o desafio de envelhecer. O texto o apontava como sendo o "jovem Milton" — numa referência ao polêmico autor de O Paraíso Perdido, do século XVII — e relata sua desclassificação "na última hora" em um suposto concurso de poesia.
O fato do nome Gerald Bostock aparecer dividindo a autoria da canção com Ian Anderson fez muitos acreditarem que a história era real, e que a letra de Thick as a Brick seria realmente o poema citado na capa. Entretanto, tudo não passava de uma piada da banda para enganar a crítica musical que se deslumbrava com discos conceituais, tão recorrentes na época, auge do rock progressivo.
Surpreendendo o Jethro Tull, Thick as a Brick — um trabalho denso e complexo — chegou ao topo das paradas. Mais que isso, foi um dos discos mais aclamados de 1972. O Melody Maker — jornal musical mais importante da história da Inglaterra — deixou o disco em 3º lugar no Top álbuns daquele ano, superando títulos como Vol. 4 do Black Sabbath, Made in Japan do Deep Purple, Fragile e Close to the Edge do Yes, Transformer do Lou Reed, The Slider do T.Rex, The Rise and Fall of Ziggy Stardust de David Bowie, Exile on Main St. dos Rolling Stones, entre outros. Na categoria "instrumentistas não convencionais", o flautista Ian Anderson foi escolhido como o mais expressivo da época. São motivos que apenas atestam o caráter lendário desse trabalho clássico! Um álbum fundamental na prateleira de qualquer colecionador que se preze, de audição obrigatória para apreciadores de rock.
Esse ano, Aqualung — o disco mais aclamado do Jethro Tull — está completando 40 anos e vai ser reeditado em uma versão de luxo, expandida. Ainda não foi anunciado se o grupo irá realizar uma lançamento semelhante com Thick as a Brick em 2012. Os fãs esperam, ansiosos, que sim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps