Criminal Records: loja de discos dos EUA fecha as portas
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 08 de setembro de 2011
Será que a Amoeba (maior rede de lojas de discos de Los Angeles e São Francisco, na foto acima) é a próxima? A última rede independente de loja de discos a fechar é a CRIMINAL RECORDS, com sede em Atlanta. A Criminal deve fechar as portas por volta do dia 1º de Novembro, devido a uma mistura de vendas baixas, recessão econômica, sobre-expansão e uma migração contínua para os downloads digitas. "Temos estado em situação difícil desde que a economia se abalou," disse o fundador e proprietário Eric Levin ao jornal Constitution. "Temos estado numa tentativa de resgate há três anos. Chega de pagar por isso sozinho."
Qualquer coisa poderia, em tese, acontecer ao longo dos próximos dois meses, e Levin precisa de uma injeção de aproximadamente 150 mil dólares. Mas Levin já tentou um empréstimo, sem sucesso. Isso deixou seu cartão de crédito como única saída, e você não consegue viver no vermelho por muito tempo. Levin havia dito há muito que daria até agosto para ver o estado das coisas.
Mas isso é mais do que apenas outra loja de discos indo pro saco. Levin foi um personagem de destaque na criação do Record Store Day, uma campanha desenhada para ressuscitar o setor e redefinir as percepções de um ramo em queda. Mas talvez a realidade tenha outros planos: a migração para o digital está se tornando mais agressiva, compradores mais recentes (e jovens) estão menos apegados emocionalmente às lojas de discos, e coisas como o vinil têm um alcance muito limitado.
Levin também tem aberto o jogo em reportagens locais, culpando em parte a si próprio por tentar uma sobre-expansão e bancar shows (caros) ao vivo dentro da loja. Mas essas são coisas que empreendedores agressivos fazem, apesar dos riscos. "É o que todo negócio pequeno tem que fazer, crescer mais e mais," disse Levin ao noticiário televisivo local 11 Alive News. "E nós o fizemos."
Mas a Criminal era como uma instituição, e isso levanta algumas questões alarmantes sobre pra onde outras lendas do varejo de discos estão indo. Será que há espaço mesmo para um pequeno nicho no mundo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Família já escolheu ator para interpretar Ozzy Osbourne em cinebiografia
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Behemoth, Deicide, Rotting Christ e Immolation anunciam turnê conjunta
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
A banda que Ritchie Blackmore odiava nos anos 80 por ter estragado o rock
Renato Russo tinha com Cazuza o mesmo receio que Cássia Eller tinha com Renato


A ordem expressa que motorista de Raul Seixas não podia descumprir de jeito nenhum
Mas afinal... o que é rock progressivo?
Rock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 1991
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio



