Criminal Records: loja de discos dos EUA fecha as portas
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 08 de setembro de 2011
Será que a Amoeba (maior rede de lojas de discos de Los Angeles e São Francisco, na foto acima) é a próxima? A última rede independente de loja de discos a fechar é a CRIMINAL RECORDS, com sede em Atlanta. A Criminal deve fechar as portas por volta do dia 1º de Novembro, devido a uma mistura de vendas baixas, recessão econômica, sobre-expansão e uma migração contínua para os downloads digitas. "Temos estado em situação difícil desde que a economia se abalou," disse o fundador e proprietário Eric Levin ao jornal Constitution. "Temos estado numa tentativa de resgate há três anos. Chega de pagar por isso sozinho."
Qualquer coisa poderia, em tese, acontecer ao longo dos próximos dois meses, e Levin precisa de uma injeção de aproximadamente 150 mil dólares. Mas Levin já tentou um empréstimo, sem sucesso. Isso deixou seu cartão de crédito como única saída, e você não consegue viver no vermelho por muito tempo. Levin havia dito há muito que daria até agosto para ver o estado das coisas.
Mas isso é mais do que apenas outra loja de discos indo pro saco. Levin foi um personagem de destaque na criação do Record Store Day, uma campanha desenhada para ressuscitar o setor e redefinir as percepções de um ramo em queda. Mas talvez a realidade tenha outros planos: a migração para o digital está se tornando mais agressiva, compradores mais recentes (e jovens) estão menos apegados emocionalmente às lojas de discos, e coisas como o vinil têm um alcance muito limitado.
Levin também tem aberto o jogo em reportagens locais, culpando em parte a si próprio por tentar uma sobre-expansão e bancar shows (caros) ao vivo dentro da loja. Mas essas são coisas que empreendedores agressivos fazem, apesar dos riscos. "É o que todo negócio pequeno tem que fazer, crescer mais e mais," disse Levin ao noticiário televisivo local 11 Alive News. "E nós o fizemos."
Mas a Criminal era como uma instituição, e isso levanta algumas questões alarmantes sobre pra onde outras lendas do varejo de discos estão indo. Será que há espaço mesmo para um pequeno nicho no mundo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Dave Mustaine revela sua música favorita do "Black Album" do Metallica, e explica o motivo
A música que Nando Reis fez a letra, mas Samuel Rosa achou muito ruim
Megadeth: história, curiosidades, discografia e formações


Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carne
Cranberries: A triste história da letra de "Zombie"
The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho
A opinião de Renato Russo sobre o fato de o Sepultura cantar em inglês
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)



