Pirataria: EUA prepara investida contra torrents
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 29 de outubro de 2011
A MPAA [Motion Picture Association of America] entregou uma nova lista de web sites ‘notórios’ ao representante da Associação das Indústrias dos EUA, sites estes que agora correm o risco de se tornarem alvo de uma ação da lei estadunidense. A lista contém os sites de torrent mais visitados, incluindo The Pirate Bay, sites de armazenamento e links de arquivos como o Megaupload e o equivalente russo do Facebook, o Vkontakte. Interessantemente, o serviço de hospedagem RapidShare está ausente da compilação.
Em uma resposta ao órgão recebedor da denúncia [o USTR], a MPAA entregou uma nova lista de ‘mercados conhecidos’ que esta alega que promovem distribuição ilegal de filmes e programas de TV.
A acusação é particularmente interessante uma vez que o legislativo dos EUA, nessa semana, apresentou um projeto de lei para votação que almeja neutralizar tais sites. A MPAA é um dos articuladores mais ativos da emenda e o grupo irá exigir ação policial contra os sites quando a lei for sancionada.
"Os sites criminosos no estrangeiro destacados na lista entregue são uma ameaça direta à nossa comunidade e aos milhões de trabalhadores dos EUA que dependem disso para seu sustento," diz a MPAA em uma declaração.
"A MPAA parabeniza e agradece enormemente o reconhecimento da USTR em relação aos danos causados por esses mercados ilícitos na competitividade global dos EUA e nós aplaudimos seu trabalho para proteger empregos estadunidenses."
No documento, a MPAA lista uma variedade enorme de sites, classificados em várias categorias. Além da localização de tais sites, a MPAA também forneceu uma breve descrição de cada um deles.
Sites do tipo Torrent e P2P
A primeira categoria da MPAA inclui todos os grandes sites de torrent, os quais o grupo afirma estarem facilitando quebra de direito autoral em massa. Também incluído nessa mesma lista está o aplicativo Chinês para a plataforma BitTorrent, o ‘Xunlei’, que é – em parte – de propriedade do Google.
ThePirateBay.org
Rutracker.org
Kat.ph
IsoHunt.com
Demonoid.me
Torrentz.eu
Btjunkie.org
Xunlei.com
Sites de Hospedagem de Arquivos e de Streaming de Filmes e Música
A segunda categoria inclui vários sites de hospedagem e streaming de arquivos, mas também o equivalente russo do Facebook, o VKontakte. O site da rede social abriga uma vasta gama de arquivos de música e de vídeo carregados pelos usuários. A MPAA descreve o VKontakte como um paraíso da pirataria criado para esse fim.
"Esse resultado emana da combinação dos uploads feitos por usuários em sites específicos e tal funcionalidade como função do site – função essa que também abrange troca de torrents – e que é elaborada para facilitar a hospedagem e o acesso a arquivos populares, aliados à falta de esforços afirmativos por parte dos administradores do site para impedir quebra de direito autoral," eles escrevem.
Megaupload.com
Megavideo.com
Putlocker.com
Wupload.com
Simdisk.co.kr
VKontakte
Esta matéria pode ser lida na íntegra no site do LoKaos Rock Show.
http://lokaos.net/aproveite-enquanto-e-tempo-eua-prepara-investida-contra-torrents/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps