Detonautas: Santa Cruz comenta declaração de Cláudia Leitte

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Carlos Alberto de Oliveira
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 04/10/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Tico Santa Cruz publicou em seu site um longo texto onde aborda, entre outros temas, a declaração recente de Cláudia Leitte sobre os rockers que se acham superiores a fãs de outros estilos. Recomendamos a leitura do texto completo no link abaixo, e publicamos um trecho.

5000 acessosAs histórias por trás de 11 capas clássicas5000 acessosOzzy Osbourne: "O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"

http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/

Apesar de não ser amigo íntimo, apenas conhecê-la de backstages onde por ventura tenhamos nos encontrado, achei equivocada algumas colocações que foram feitas a respeito do que foi expressado em seu blog.

Como estou acostumado a ser mal interpretado, me identifiquei com a questão e na medida do que me cabe, tentarei mostrar o que entendi, sobre o Parágrafo que foi vendido como se Claudia tivesse chamado os roqueiros de nazistas.

“Não gostar de Axé é normal! Anormal é achar-se superior porque conhece John Coltrane ou porque adora o Metallica. Procurem no Google sobre a história de um ariano que se achava superior aos judeus…

Há tanto por fazer. E pessoas com voz ativa, com acesso à internet, manifestam-se como se fossem melhores que as outras porque curtem o LED ZEPPELIN… Hein?”

Pois bem.

Quando mandei um tuíte para Cláudia dizendo que não sou uma apreciador do estilo, mas que nem por isso teria algo contra a PESSOA dela e de que o texto continha a emoção do seu momento de reatividade em relação as críticas, em seguida li o Texto de meu amigo Felipe Voigt, que disparou sua metralhadora fatal, tendo suas opiniões disseminadas feito uma tempestade de fogo por toda a rede. Ambos com seus direitos de livre expressão, estava observando os dois lados.

MINHA INTERPRETAÇÃO.

Quando Claudia coloca em seu texto a referência a um “Ariano que se achava superior aos Judeus”, a meu ver, quis apenas mostrar que a intolerância e o sentimento de SUPERIORIDADE, podem gerar sentimentos de ódio e consequentemente de falta de respeito.

É muito comum na Rede que as pessoas protegidas pelo anonimato, Confundam ÓDIO com diversão. E sem perceber sigam alimentando determinadas posturas que acabam se tornando tão usuais que acabam passando despercebidas e logo banalizadas. O que pode ser um comportamento perigoso para essa geração de adolescentes que passam mais tempo na frente do computador do que convivendo com o mundo real.

É fácil criar um perfil no Twitter, por exemplo, apenas para difamar e ofender alguém, seja artista ou anônimo. Difícil é fazer como o Felipe Fez e escrever a critica com argumentos ( mesmo que eu não concorde com alguns ) e colocar a cara para bater.

Nós que gostamos de Rock, tendemos sem Duvida nenhuma, a subestimar e até menosprezar outros estilos e isso esta ligado ao fato do Rock ter um comprometimento com uma postura critica e ideológica, que é o que o difere de outros estilos. Talvez nesse momento é que venha a sensação de que temos algo de Superior. Dentro do próprio ROCK, por várias vezes me posicionei em relação a outras bandas, mas não como se fosse melhor do que eles, apenas por entender que IDEOLOGICAMENTE, estavam usando o estilo para promover uma postura vazia e mercenária. De dinheiro e espaço, todos nós precisamos, mas nem por isso devemos aceitar e prestar qualquer papel.

AH, mas você participou de um Reality show o que é uma coisa fútil.

Bobagem. Entrei na casa das pessoas que não me conheciam durante 3 semanas e plantei uma série de questões relacionadas as causas sociais e políticas que defendo. Usei a MÁQUINA para chegar onde não chegava, porque uma outra parte da máquina vinha me censurando e me boicotando ( continuam ). Isso, chama-se estratégia. Mas não é sobre isso este texto.

A volta toda, foi para dizer que a meu ver o que Claudia quis expressar foi apenas que o ar de Superioridade de algumas pessoas, incluindo o tal Ariano que causou um genocídio historio esta relacionado com uma postura que se baseia em diminuir os outros por suas escolhas e atividades. Basta conhecer um pouco de história para saber que o recurso usado pelos Nazistas foi exatamente a exaltação de sua raça para, seus dotes, suas capacidades para justificar o extermínio e a dominação dos demais.

O erro de Cláudia, foi escrever sob a condição da emoção do momento. E não lembrar de que em troca de acessos a sites e blogs, muita gente se aproveitaria de manchetes sensacionalistas para chamar atenção. Como não existe por parte da maioria o hábito da leitura de TODOS os lados, antes de emitir uma opinião, acabou gerando um transtorno maior do que o necessário.

Fiz um post sobre a diversidade de estilos e o porquê disso no Rock in Rio, que a quem possa interessar, esta logo abaixo deste. Milhares de pessoas leram e entenderam.

Não gosto de Axé, não sei nada sobre rivalidades entre Claudia e Ivete, se é que existe e como alguém que ouve ROCK e segue a filosofia do ROCK, independente de tocar ou não numa banda de rock, só quero deixar claro que em momento algum me senti comparado a Hitler ou a seus seguidores.

A cegueira tende a nos jogar uns contra os outros.

Mantenho minha posição de que o ROCK esta vinculado a critica e a ideologias, o que o torna DIFERENTE apenas dos estilos que se propõem apenas ao Entretenimento, mas isso não significa SUPERIORIDADE. Logo, quem se acha superior e pensa que pode subjulgar outros estilos, pode SIM, sem querer cometer erros.

Leia o texto completo no link abaixo.

http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 04 de outubro de 2011

Cláudia Leite compara fãs de rock a nazistas

5000 acessosCláudia Leite: musa do Axé adora Led Zeppelin e Iron Maiden5000 acessosClaudia Leitte: "por favor, não toque mais Led Zeppelin"5000 acessosClaudia Leitte: comparando roqueiros radicais a nazistas5000 acessosAngra: Confessori caçando treta com Cláudia Leitte0 acessosTodas as matérias sobre "Cláudia Leite compara fãs de rock a nazistas"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Cláudia Leite compara fãs de rock a nazistas"0 acessosTodas as matérias sobre "Detonautas"

CuriosidadesCuriosidades
As histórias por trás de 11 capas clássicas

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
"O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"

RockRock
As dez lendas mais macabras do gênero

5000 acessosVelocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado5000 acessosMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rock5000 acessosSlash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?3004 acessosPink Floyd: as músicas do "Dark Side Of The Moon", da pior para a melhor5000 acessosMegadeth: Dave Mustaine elogia Kiko mais um pouco5000 acessosDebandados: saíram de uma banda e formaram outras de igual pra melhor

Sobre Carlos Alberto de Oliveira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online