Vinil: não se engane, ele é só uma propaganda do digital
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 18 de março de 2012
O que estaria de fato causando o repente ‘rebote’ dos discos de vinil? A resposta fácil é que os fãs só querem algo tangível e concreto, um símbolo físico que não seja o iTunes ou o Spotify.
Mas quando mais você se aprofunda no ressurgimento do vinil, mais difícil fica de separá-los do formato digital. Na verdade, o acesso incrível e a descoberta que os formatos digitais possibilitaram poderiam ser as razões pelas quais o vinil esteja vivendo esse pequeno retorno. "A música digital criou a volta do vinil que estamos vendo agora", Jennifer Freund, presidente da empresa DoradoPKG, disse a um grupo de fãs de vinil no festival SXSW esse fim de semana. "As bandas querem ter essa conexão com os fãs, eles querem a conexão física."
Essa indústria reclama diariamente de coisas de receita e royalties. Mas há um nível totalmente diferente de apetite na música hoje em dia, um que sangra naturalmente nos LPs. E por muitas vezes, a fagulha começa online. "Antigamente era o cara que tinha um fanzine que convencia as pessoas a ouvir discos de vinil", disse Freund. "Agora o cara que faz propaganda do vinil tem um blog."
Mas espere: fica ainda mais intrínseco. Porque o vinil não é somente uma expansão além do digital, mas em vários lançamentos inclui o digital – na forma de inserts com senhas para downloads. "É quase uma versão deluxe do digital," disse Jay Millar da United Record Pressing. "É algo que a banda pode autografar."
Mas não vamos nos empolgar – ainda. O vinil ainda é uma indústria minúscula, e no quesito produção, ainda é um jogo muito ingrato. O painel de fabricantes de vinil foi bem aberto, e ressaltou que quase todo o equipamento deles é dos anos 70 ou de antes. Não há, de modo algum, demanda que mereça o tipo de investimento do setor de atacado em equipamento novo, e sabe-se lá se isso um dia irá ocorrer. "Não há peças de reposição para essas máquinas", admitiu Pete Lyman, dono da Infrasonic Sound Recordinng Co. "É um desafio toda vez que temos um problema."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
O programa com a maior audiência da MTV Brasil de todos os tempos, segundo ex-diretor
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Nevermore divulga primeira audição feita por Berzan Önen
Gene Simmons "cuidou" de Paul Di'Anno quando Iron Maiden fez tour com o Kiss
O lendário guitarrista que Regis Tadeu elogiou: "Não é exemplo de técnica, mas é excelente"
Pepeu Gomes comenta convite para tocar no Megadeth


O famoso bordão do Faustão que foi criado após reclamação dos Paralamas do Sucesso
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)
The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris



