Vinil: não se engane, ele é só uma propaganda do digital
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 18 de março de 2012
O que estaria de fato causando o repente ‘rebote’ dos discos de vinil? A resposta fácil é que os fãs só querem algo tangível e concreto, um símbolo físico que não seja o iTunes ou o Spotify.
Mas quando mais você se aprofunda no ressurgimento do vinil, mais difícil fica de separá-los do formato digital. Na verdade, o acesso incrível e a descoberta que os formatos digitais possibilitaram poderiam ser as razões pelas quais o vinil esteja vivendo esse pequeno retorno. "A música digital criou a volta do vinil que estamos vendo agora", Jennifer Freund, presidente da empresa DoradoPKG, disse a um grupo de fãs de vinil no festival SXSW esse fim de semana. "As bandas querem ter essa conexão com os fãs, eles querem a conexão física."
Essa indústria reclama diariamente de coisas de receita e royalties. Mas há um nível totalmente diferente de apetite na música hoje em dia, um que sangra naturalmente nos LPs. E por muitas vezes, a fagulha começa online. "Antigamente era o cara que tinha um fanzine que convencia as pessoas a ouvir discos de vinil", disse Freund. "Agora o cara que faz propaganda do vinil tem um blog."
Mas espere: fica ainda mais intrínseco. Porque o vinil não é somente uma expansão além do digital, mas em vários lançamentos inclui o digital – na forma de inserts com senhas para downloads. "É quase uma versão deluxe do digital," disse Jay Millar da United Record Pressing. "É algo que a banda pode autografar."
Mas não vamos nos empolgar – ainda. O vinil ainda é uma indústria minúscula, e no quesito produção, ainda é um jogo muito ingrato. O painel de fabricantes de vinil foi bem aberto, e ressaltou que quase todo o equipamento deles é dos anos 70 ou de antes. Não há, de modo algum, demanda que mereça o tipo de investimento do setor de atacado em equipamento novo, e sabe-se lá se isso um dia irá ocorrer. "Não há peças de reposição para essas máquinas", admitiu Pete Lyman, dono da Infrasonic Sound Recordinng Co. "É um desafio toda vez que temos um problema."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Banda de guitarrista do Judas Priest anuncia segundo disco e divulga música nova
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
A única banda do rock nacional anos 1980 que tem fãs jovens, segundo Regis Tadeu
Se as bandas de rock nacionais dos anos 80 eram ruins, porque fazem sucesso até hoje?
Slash: Ele se desculpou em carta à namorada por sua obsessão pela guitarra

A banda brasileira que abriu tantos shows gringos que virou alvo de antipatia
Metallica: prejudicando as finanças da Igreja Universal
As regras do Prog Metal
Stratovarius: em turnê pelo Brasil, guitarrista reclama da cerveja local
Hollywood Vampires: Matt Sorum saiu da banda porque não aparecia nem nas fotos
Drogas: As melhores músicas sobre o tema



