Davy Knowles & Back Door Slam: Back Blues Again
Por Ricardo de Alencar Igreja
Fonte: Blog Um Cadinho de Songs.
Postado em 19 de agosto de 2012
Imagina você na sua pequena terra natal, uma ilha entre a Irlanda e a Grã-Bretanha, chamada Isle of Man (algo como a 'Ilha do Cara'), com 11 anos escutando no carro do seu pai a música "Sultans of Swing" (já eleita por muitos como um dos dez maiores riffs e solos de guitarra do rock and roll). Você imediatamente pede para o seu pai uma guitarra e aprende a tocar de 'ouvido' a canção...mais tarde, vasculha a coleção do seu pai e descobre ERIC CLAPTON, ROBERT JONHSON, RORY GALLEGHER (guitarrista irlandês). Depois, já guitarrista de blues-rock, com influência da música celta (pelo local de nascimento), se lança no show-business como guitarrista e cantor da banda BACK DOOR SLAM, grava um disco, abre para o mestre JEFF BECK, faz tour com JOE SATRIANI e CHICKENFOOT, sai da banda e faz carreira solo.
Bom, a única coisa em comum com o autor desse texto é o gosto de criança pelo DIRE STRAITS e a guitarra comprada pelo pai (já com 16 anos), o resto, por óbvio, não é a história desse escriba... e sim, de DAVY KNOWLES. O cantor e guitarrista de blues-rock que começou na banda BACK DOOR SLAM e que agora está trabalhando como artista solo e deixou as aulas de violão para aprender sozinho, hoje é um dos guitarristas de blues-rock mais respeitados entre os novatos (começou com apenas 18 anos e hoje tem 25 anos!).
Com a banda, ele tocava guitarra e cantava em seu álbum de estreia "Roll Away - Back Door Slam", cuja faixa-título possui influência 'natal' celta. Depois de uma cisão com o baixista ADAM JONES e o baterista ROSS DOYLE, KNOWLES lançou seu primeiro álbum solo, "Coming Up For Air - Davy Knowles", em 19 de maio de 2009. Knowles se inspirou livremente em suas influências musicais de artistas de blues que ele cresceu ouvindo e roqueiros com 'feedback' no ritmo, tais como DIRE STRAITS, PETER GREEN e o CREAM de ERIC CLAPTON.
KNOWLES e banda gravaram um DVD ao vivo, "Back Door Slam: Live from Bonnaroo - Back Door Slam". O disco solo "Coming Up For Air - Davy Knowles" é muito bom e lançou o guitarrista nos meios blueseiros com grande popularidade, apresentando-se, então, em ínumeros shows e festivais, inclusive com o grande BUDDY GUY.
O guitarrista usa ou já usou os seguintes equipamentos: '1962 Reissue Fender Stratocaster', 'Stevie Ray Vaughan Fender Stratocaster' e captadores da marca 'Rio Grande', 'Reissued Fender Mustang' -- atualmente só disponível no Japão --, 'Gibson J-45' acústica e guitarras 'Paul Reed Smith' e 'PRS guitarras', particularmente a 'PRS305'.
Destaco do ótimo som do cara, especialmente do disco solo -- que ouvi de uma só vez lembrando de STEVIE RAY, JEFF HEALEY, CLAPTON e HENDRIX --, as músicas "Coming Up For Air", "Taste of Danger" (em dueto com JONATHA BROKE) e do disco "Roll Away - Back Door Slam", a ótima faixa-título, "Real Man" (faixa-bônus), "Stay", "Outside Woman Blues", "Takes a Real Man", "Gotta Leave" e "Heavy on My Mind". O disco inteiro de estreia do cara na banda é muito bom e vale a pena escutar também!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
A incrível canção do Iron Maiden que Bruce Dickinson achou que não conseguiria cantar
A resposta de Fernando Deluqui sobre chance de Paulo Ricardo participar do atual RPM
A curiosa relação entre Clarisse Lispector, Steppenwolf e Humberto Gessinger


David Coverdale e a palavra "Love" - Parte I
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
A única banda de Rock brasileira que supera o Ira!, de acordo com Nasi



