Beatles: entenda disputa judicial com a Apple
Por Giovani Ramos
Fonte: Uol
Postado em 27 de outubro de 2012
Não é novidade, mas a banda britânica THE BEATLES perdeu uma batalha judicial sobre direitos de marca para a poderosa Apple, criadora dos computadores Mac e dos populares iPod e iPhone.
Mas isso significa que agora a Apple é dona da marca THE BEATLES? Obviamente não. A disputa judicial encerrada em 8 de maio de 2006, implica sobre o uso do selo Apple Corps, criado pelos Beatles em 1968, e desde já utilizando como símbolo uma maçã.
Ao fim do processo, o veredicto foi contra a ação movida pela Apple Corps, que alegava que a Apple Computer violou um acordo feito em 1991, no qual a empresa americana se comprometeu a não adentrar o mercado musical. A Apple Corps (pertencente a Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, e a fundação George Harrison) alega que a empresa quebrou o acordo ao lançar o iPod e o iTunes (programa de download de musicas).
Porém, a corte decidiu que o iPod e a loja virtual iTunes da Apple Computers, não violam o acordo porque se limitam a transmitir dados, dando ganho de causa a Apple Computers.
Na época, além de perder a disputa, a Apple Corps teve de assumir os custos disputa judicial, que chegaram 3 milhões de libras (5,56 milhões de dólares) e incluem os custos da defesa da empresa rival, que chegam a dois milhões de libras.
E assim fica mais claro o verdadeiro teor da disputa judicial, e espero que se encerre esse boato espalhado pelo senso comum de que "A Apple detêm os direitos autorais/de marca dos Beatles".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps