Beatles: entenda disputa judicial com a Apple

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Giovani Ramos, Fonte: Uol
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 27/10/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


1143 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify5000 acessosPhotoshop: Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e mais

Não é novidade, mas a banda britânica THE BEATLES perdeu uma batalha judicial sobre direitos de marca para a poderosa Apple, criadora dos computadores Mac e dos populares iPod e iPhone.

Mas isso significa que agora a Apple é dona da marca THE BEATLES? Obviamente não. A disputa judicial encerrada em 8 de maio de 2006, implica sobre o uso do selo Apple Corps, criado pelos Beatles em 1968, e desde já utilizando como símbolo uma maçã.


Ao fim do processo, o veredicto foi contra a ação movida pela Apple Corps, que alegava que a Apple Computer violou um acordo feito em 1991, no qual a empresa americana se comprometeu a não adentrar o mercado musical. A Apple Corps (pertencente a Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, e a fundação George Harrison) alega que a empresa quebrou o acordo ao lançar o iPod e o iTunes (programa de download de musicas).

Porém, a corte decidiu que o iPod e a loja virtual iTunes da Apple Computers, não violam o acordo porque se limitam a transmitir dados, dando ganho de causa a Apple Computers.

Na época, além de perder a disputa, a Apple Corps teve de assumir os custos disputa judicial, que chegaram 3 milhões de libras (5,56 milhões de dólares) e incluem os custos da defesa da empresa rival, que chegam a dois milhões de libras.

E assim fica mais claro o verdadeiro teor da disputa judicial, e espero que se encerre esse boato espalhado pelo senso comum de que "A Apple detêm os direitos autorais/de marca dos Beatles".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

VinilVinil
Os dez discos mais vendidos nos EUA em 2017

1143 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify386 acessosRingo Starr: novo álbum sai em setembro, e traz Paul McCartney1329 acessosBeatles: Paul McCartney fecha acordo sobre direitos autorais308 acessosSgt. Pepper's: entrevista exclusiva com o Sargento Pimenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

A7XA7X
"Ringo e Lars Ulrich são absolutamente geniais

FresnoFresno
"John Lennon seria um cara meio chato!"

George HarrisonGeorge Harrison
O "plágio involuntário" em "My Sweet Lord"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

PhotoshopPhotoshop
Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e mais

Helter SkelterHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Guns N RosesGuns N' Roses
O que ninguém deve fazer ao se tornar um rockstar

5000 acessosIron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda5000 acessosDia do Rock: dez tentativas brasileiras de assassinar o gênero5000 acessosHeavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gênero5000 acessosNick Mason: falando sobre a mensagem subliminar do "The Wall"5000 acessosTamanho não é documento - Um manifesto contra a padronização do cabelo grande5000 acessosDimebag Darrell: "nunca tive paciência para tablaturas"

Sobre Giovani Ramos

Giovani 'Joe' Ramos, reside em São Borja, Rio Grande do Sul. Graduando em Publicidade e Propaganda, foi introduzido ao mundo da música por influência do pai, que escutava Nazareth e Australian Crawl. Na adolescência começou a ouvir Hard Rock e Heavy Metal. Atualmente, é vocalista e guitarrista da banda Jardim de Fogo.

Mais matérias de Giovani Ramos no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online