Músicas separadas no nascimento: A Chave do Sol e Zenith.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: blog: A Chave do Sol
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 25/10/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Confira nos vídeos abaixos as músicas "Change My Evil Ways", lançada pela A CHAVE DO SOL em 1987, disco The Key, e "Spotlights", lançada pelo ZENITH no seu vinil auto-intulado de 1989.

5000 acessosCapas de álbuns: algumas curiosidades e histórias5000 acessosSimplicidade é para os falsos: o nome de banda mais complicado do mundo

A CHAVE DO SOL
Change My Evil Ways
(Beto Cruz / Dé Vasconcelos)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

ZENITH
Spotlights
(Beto Cruz / ZENITH)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Após ouvir as músicas e comparar os anos de lançamento, ficamos com a impressão que o ZENITH ou coverizou A CHAVE DO SOL, ou copiou, ou plagiou ou talvez tenha feito um tributo. Nenhuma das hipóteses procede. Tal antiga polêmica do Hard Rock nacional foi esclarecida recentemente pelo blog A CHAVE DO SOL.

Ironicamente, o ZENITH gravou depois uma música que havia composto antes. Confira as explicações.

Formado na cidade Mogi Guaçu, interior de São Paulo, no finalzinho dos anos 70, o ZENITH em meados dos anos 80 contava com um núcleo estável que foi a formação do grupo até seus últimos dias: Marcus V. Lima (baixo), Hamilton Lima (bateria), Dé Vasconcelos (guitarra) e Rogério Nogueira (vocal) - o tecladista Zuza entraria posteriormente. Entre 1984 e 1985, Rogério se afastou da banda, sendo substituído por um proeminente músico chamado Beto Cruz. Com o então novo cantor, o ZENITH compoz quatro músicas novas (duas em inglês e duas e português), escritas por Dé e Beto.

A CHAVE DO SOL em 1987
A CHAVE DO SOL em 1987

Pouco tempo depois, Rogério retornou ao ZENITH. Estávamos no final de 1985 e o multi-instrumentista Roberto Cruz entrou então para o grupo A CHAVE DO SOL, que acabara de ficar sem o vocalista Fran (que gravou o segundo disco da banda). Em 1987, quando A CHAVE DO SOL preparava seu terceiro disco, eles trabalharam duas músicas escritas originalmente para o ZENITH, "Solange" e "Change My Evil Ways", sendo que esta última entrou para o LP The Key. Como nota adicional de esclarecimento, Dé Vasconcelos é o José Carlos Vasconcelos que aparece nos créditos do The Key.

ZENITH em 1989
ZENITH em 1989

Chegamos no ano de 1989, quando A CHAVE DO SOL estava sem sol e o ZENITH assinava com uma gravadora de grande porte, Eldorado, para o lançamento de - infelizmente - seu único LP. Quando escolhiam as faixas que ficariam imortalizadas em vinil, surge a idéia de resgatar uma composiçaõ da 'fase Beto' da banda. Nas palavras de Rogério Nogueira, (a nova letra e arranjo tiveram) "inspiração espiritual". "Depois de pronta, demos crédito ao Beto e tudo ficou lindo", explicou o vocalista num tópico da comunidade do ZENITH no orkut.

Um dos motivos que confundiam mais ainda essa questão era o fato de poucos fãs saberem (ou lembrarem) que Beto tinha sido vocalista do ZENITH. Para piorar o entendimento, em muitas reportagens, e até encarte de Cd, o vocalista era referido como tendo tocado só numa banda chamada Zona Franca (que o blog A CHAVE DO SOL afirma desconhecer) antes de substituir o Fran n' A CHAVE DO SOL.

Sites relacionados (em português):

A CHAVE DO SOL:
http://achavedosol.blogspot.com/
http://pt-br.facebook.com/pages/A-Chave-do-Sol/2013319665618...
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=1279098&hl=pt-BR...

ZENITH:
http://www.facebook.com/pages/zenith/262543827096486?ref=ts&...
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=4186193&hl=pt-BR...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de outubro de 2012

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "A Chave do Sol"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "A Chave do Sol"0 acessosTodas as matérias sobre "Zenith"

Capas de álbunsCapas de álbuns
A história das artes de alguns dos maiores clássicos

Simplicidade é para os falsosSimplicidade é para os falsos
O nome de banda mais complicado do mundo

GhostGhost
Nergal revela a identidade de Papa Emeritus II?

5000 acessosExcessos: como os rockstars gastam os seus milhões5000 acessosEm 10/08/1993: Euronymous é assassinado por Varg Vikernes5000 acessosThe Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos5000 acessosGuns N' Roses: Adler fala da crocodilagem que cercou sua demissão5000 acessosIron Maiden: mulheres em uniforme de couro e com spikes5000 acessosMotörhead: "Os Beatles mudaram o jeito de se ver as coisas"

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online