Músicas separadas no nascimento: A Chave do Sol e Zenith.
Por Willba Dissidente
Fonte: blog: A Chave do Sol
Postado em 25 de outubro de 2012
Confira nos vídeos abaixos as músicas "Change My Evil Ways", lançada pela A CHAVE DO SOL em 1987, disco The Key, e "Spotlights", lançada pelo ZENITH no seu vinil auto-intulado de 1989.
A CHAVE DO SOL
Change My Evil Ways
(Beto Cruz / Dé Vasconcelos)
ZENITH
Spotlights
(Beto Cruz / ZENITH)
Após ouvir as músicas e comparar os anos de lançamento, ficamos com a impressão que o ZENITH ou coverizou A CHAVE DO SOL, ou copiou, ou plagiou ou talvez tenha feito um tributo. Nenhuma das hipóteses procede. Tal antiga polêmica do Hard Rock nacional foi esclarecida recentemente pelo blog A CHAVE DO SOL.
Ironicamente, o ZENITH gravou depois uma música que havia composto antes. Confira as explicações.
Formado na cidade Mogi Guaçu, interior de São Paulo, no finalzinho dos anos 70, o ZENITH em meados dos anos 80 contava com um núcleo estável que foi a formação do grupo até seus últimos dias: Marcus V. Lima (baixo), Hamilton Lima (bateria), Dé Vasconcelos (guitarra) e Rogério Nogueira (vocal) - o tecladista Zuza entraria posteriormente. Entre 1984 e 1985, Rogério se afastou da banda, sendo substituído por um proeminente músico chamado Beto Cruz. Com o então novo cantor, o ZENITH compoz quatro músicas novas (duas em inglês e duas e português), escritas por Dé e Beto.
Pouco tempo depois, Rogério retornou ao ZENITH. Estávamos no final de 1985 e o multi-instrumentista Roberto Cruz entrou então para o grupo A CHAVE DO SOL, que acabara de ficar sem o vocalista Fran (que gravou o segundo disco da banda). Em 1987, quando A CHAVE DO SOL preparava seu terceiro disco, eles trabalharam duas músicas escritas originalmente para o ZENITH, "Solange" e "Change My Evil Ways", sendo que esta última entrou para o LP The Key. Como nota adicional de esclarecimento, Dé Vasconcelos é o José Carlos Vasconcelos que aparece nos créditos do The Key.
Chegamos no ano de 1989, quando A CHAVE DO SOL estava sem sol e o ZENITH assinava com uma gravadora de grande porte, Eldorado, para o lançamento de - infelizmente - seu único LP. Quando escolhiam as faixas que ficariam imortalizadas em vinil, surge a idéia de resgatar uma composiçaõ da 'fase Beto' da banda. Nas palavras de Rogério Nogueira, (a nova letra e arranjo tiveram) "inspiração espiritual". "Depois de pronta, demos crédito ao Beto e tudo ficou lindo", explicou o vocalista num tópico da comunidade do ZENITH no orkut.
Um dos motivos que confundiam mais ainda essa questão era o fato de poucos fãs saberem (ou lembrarem) que Beto tinha sido vocalista do ZENITH. Para piorar o entendimento, em muitas reportagens, e até encarte de Cd, o vocalista era referido como tendo tocado só numa banda chamada Zona Franca (que o blog A CHAVE DO SOL afirma desconhecer) antes de substituir o Fran n' A CHAVE DO SOL.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps