Iron Maiden: Nicko McBrain completa 30 anos gravando com a banda
Por Marcus Vinicius Magalhães
Fonte: Mojo The Music Magazine
Postado em 27 de agosto de 2013
Velho conhecido do Iron Maiden, por abrir alguns shows com sua banda Trust, Nicko McBrain gravava seu primeiro álbum pela Donzela de Ferro em 1983, após a saída do então baterista Clive Burr em dezembro de 1982. Burr faleceu em março de 2013, aos 56 anos, após ser diagnosticado com esclerose múltipla e sua saúde estar em declínio há anos.
Apesar de ter assinado com a grupo britânico no final de 1982, foi no ano seguinte que Nicko deixou sua marca registrada em seu primeiro projeto com a banda: o lendário Piece of Mind. Esse álbum ficou marcado pelas acusações de satanismo com uma mensagem escondida na canção "Still Life", que possui McBrain imitando o ditador Idi Amin Dada e arrotando, tocada de trás para frente.
Conhecido por ser o mais brincalhão e sociável da banda, Michael Henry McBrain adotou o apelido Nicko em sua infância, pelo fato de seu urso de pelúcia preferido se chamar "Nicholas, the bear" (Nicholas, o urso). Por causa disto, seus pais passaram a chamar-lhe de "Nicky".
Para chegar a "Nicko", o baterista, em conjunto com o teclista Billy Day, se reuniram com o gestor da CBS Records. Billy apresentou-o como "o meu baterista italiano e se chama Neeko". Apesar de ter pronunciado de forma errada, a sonoridade agradou McBrain que decidiu desde então usá-lo como o seu nome artístico, tendo efetuado apenas uma pequena adaptação ortográfica na palavra.
Nascido em 5 de junho de 1952 em Londres, o músico descobriu seu talento por percussão após ter o costume de batucar as panelas de sua mãe, quando criança, antes de ganhar seu primeiro kit de bateria de seu pai aos onze anos de idade. Hoje, com seus 61 anos, Nicko tem seu estilo inigualável, sendo uma das maiores influencias dos principais bateristas do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps