Vinil: Londres abre primeira loja de discos impressos em 3D

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar Correções  

Baseado em texto para o jornal inglês THE GUARDIAN

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O frontman do BLOC PARTY convidou a vocalista iniciante BOBBIE GORDON para gravar um single que será vendido exclusivamente na primeira loja de discos de Londres dedicada exclusivamente a discos de vinil confeccionados em impressoras 3D.

Não demorou muito, mas cá estamos, olhando para o primeiro disco impresso em 3D lançado comercialmente. No começo desse ano, a pesquisadora Amanda Ghassaei emitiu uma série de ondas de choque [meio distorcidas] para a indústria musical quando ela postou instruções e protótipos do primeiro disco impresso em uma impressora 3D no blog Instructables.

Apesar da qualidade do áudio ser baixa, "Blue Monday", do NEW ORDER ainda soava bastante fiel por detrás das camadas de confusão sintética, abrindo uma série de possibilidades que tinham o potencial para serem não menos do que revolucionárias. Ao conversar com o [site, igualmente bretão] The Vinyl Factory, contudo, Ghassaei valorizou menos o potencial impacto de sua pesquisa:

"Não tenho certeza se qualquer uma dessas ideias vai por ventura substituir os atuais processos industriais que são usados para produzir discos de vinil. Eu acho que o apelo dessas técnicas é para que adeptos do ‘faça-você-mesmo’ conduzam experiências com o processo ao criarem seus próprios discos raros customizados."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Parte do que ela havia previsto está agora, apenas alguns meses depois, prestes a tornar-se realidade. Trabalhando em parceria com a série Bacardi Beginnings, na qual artistas estabelecidos orientam músicos iniciantes, KELE OREKEKE do Bloc Party aliou-se com Bobbie Gordon para um single beneficente, "Down Boy", que irá lançar a primeira loja do mundo especializada em discos de vinil criados por impressão 3D.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Funcionando temporariamente por dois dias em Londres [13 e 14 de Dezembro] o ‘laboratório’ 3D venderá o single, embrulhado em uma das várias opções de capas criadas pela designer Kate Moross, com todos os lucros destinados à instituição musical de caridade Nordoff Robins.

Meses depois de revelar deu disco impresso em 3D, Ghassaei fez com que colecionadores e conservadores se pronunciassem mais uma vez quando, usando uma ferramenta de gravação a laser, ‘imprimiu’ com sucesso, a faixa "Idioteque" do RADIOHEAD em um bloco de madeira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"O divertido disso pra mim é ver o que as pessoas fazem com isso. Eu espero ver algumas aplicações absurdas para o conceito", disse Ghassaei ao The Vinyl Factory. Suspeitamos que não seja a última vez em que ouvimos falar dela.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Legião Urbana: a versão de Renato Rocha sobre a sua saídaLegião Urbana
A versão de Renato Rocha sobre a sua saída

Manowar: o dia em que a banda arregou pro Twisted SisterManowar
O dia em que a banda arregou pro Twisted Sister


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Goo336 Goo728 Cli336 Goo336 Goo336