Vinil: Londres abre primeira loja de discos impressos em 3D
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 21 de novembro de 2013
Baseado em texto para o jornal inglês THE GUARDIAN
O frontman do BLOC PARTY convidou a vocalista iniciante BOBBIE GORDON para gravar um single que será vendido exclusivamente na primeira loja de discos de Londres dedicada exclusivamente a discos de vinil confeccionados em impressoras 3D.
Não demorou muito, mas cá estamos, olhando para o primeiro disco impresso em 3D lançado comercialmente. No começo desse ano, a pesquisadora Amanda Ghassaei emitiu uma série de ondas de choque [meio distorcidas] para a indústria musical quando ela postou instruções e protótipos do primeiro disco impresso em uma impressora 3D no blog Instructables.
Apesar da qualidade do áudio ser baixa, "Blue Monday", do NEW ORDER ainda soava bastante fiel por detrás das camadas de confusão sintética, abrindo uma série de possibilidades que tinham o potencial para serem não menos do que revolucionárias. Ao conversar com o [site, igualmente bretão] The Vinyl Factory, contudo, Ghassaei valorizou menos o potencial impacto de sua pesquisa:
"Não tenho certeza se qualquer uma dessas ideias vai por ventura substituir os atuais processos industriais que são usados para produzir discos de vinil. Eu acho que o apelo dessas técnicas é para que adeptos do ‘faça-você-mesmo’ conduzam experiências com o processo ao criarem seus próprios discos raros customizados."
Parte do que ela havia previsto está agora, apenas alguns meses depois, prestes a tornar-se realidade. Trabalhando em parceria com a série Bacardi Beginnings, na qual artistas estabelecidos orientam músicos iniciantes, KELE OREKEKE do Bloc Party aliou-se com Bobbie Gordon para um single beneficente, "Down Boy", que irá lançar a primeira loja do mundo especializada em discos de vinil criados por impressão 3D.
Funcionando temporariamente por dois dias em Londres [13 e 14 de Dezembro] o ‘laboratório’ 3D venderá o single, embrulhado em uma das várias opções de capas criadas pela designer Kate Moross, com todos os lucros destinados à instituição musical de caridade Nordoff Robins.
Meses depois de revelar deu disco impresso em 3D, Ghassaei fez com que colecionadores e conservadores se pronunciassem mais uma vez quando, usando uma ferramenta de gravação a laser, ‘imprimiu’ com sucesso, a faixa "Idioteque" do RADIOHEAD em um bloco de madeira.
"O divertido disso pra mim é ver o que as pessoas fazem com isso. Eu espero ver algumas aplicações absurdas para o conceito", disse Ghassaei ao The Vinyl Factory. Suspeitamos que não seja a última vez em que ouvimos falar dela.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
O hit do Capital Inicial com frase que confunde por causa de condição climática atípica
Experiente, Tobias Forge do Ghost dá sua opinião sincera sobre Crypta e Fernanda Lira
David Coverdale revela quem quis como substituto de Ritchie Blackmore no Deep Purple


Freddie Mercury: a descoberta do vírus em 1987
Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Como seguir Whiplash.Net por RSS?



