O Futuro: que bandas serão lembradas daqui a 100 anos?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 22 de janeiro de 2014
Texto original em inglês por LUCY JONES para a revista inglesa NME
"O ano é 2113. Os humanos se comunicam via telepatia sintética e viagens intergalácticas são mais fáceis do que atravessar Londres de ônibus. O clima é controlado com o clique de um botão e namorar com robôs é normal. Seus bisnetos podem carregar facilmente aquela GIF com você fantasiado em seu aniversário de 18 anos depois de 20 doses, ou aquele blog que você escrevia – mas quais bandas e artistas de nosso tempo terão importância para eles?
Figuras históricas propensas a serem lembradas tendem a ser: a) maníacos genocidas; b) indivíduos que inventaram algo que mudou o mundo ou c) artistas que revolucionaram seu meio. É improvável, na verdade, que a música do ONE DIRECTION e de LADY GAGA será ensinada nas escolas do século XXII. É bastante provável que muitos artistas nem tenham sequer sua existência lembrada. 100 anos é muito tempo, e muitos músicos e artistas excelentes terão sido despejados na lixeira digital. Se olharmos para o ano de 1914, a música popular incluía o ragtime, calypso, músicas de IRVING BERLIN e HENRY BURR, e muitos compositores clássicos como DELIUS, SATIE, VAUGHAN WILLIAMS e RAVEL, mas não há muito que seja lembrado pelo cidadão leigo comum. O vasto acesso à internet tornará a pesquisa mais fácil, mas nossos descendentes estarão ocupados demais em outro planeta para se importarem com The Weekend ou Brooke Candy.
Do ponto de vista histórico, artistas como RUN DMC, os BEATLES, ELVIS, LOU REED, CHUCK BERRY, BOB DYLAN, APHEX TWIN, JAMES BROWN estarão lá, apesar da lista de nomes em potencial ser longa. Artistas como uma história associada a eles têm uma boa chance de sobreviver. MICHAEL JACKSON pode ser lembrado por ‘Thriller’ ter sido o primeiro vídeo de um artista negro a ser veiculado na MTV, mas ele também pode ser lembrado por sua vida bizarra e as acusações de pedofilia. BIGGIE e TUPAC podem ser lembrados por sua rivalidade de morte, as SPICE GIRLS pelo ‘Girl Power’ – mais, infelizmente, até que o BIKINI KILL – e AMY, JANIS, JIMI, KURT e o ‘Clube dos 27’ por esse fato facilmente associado. E daí você tem os Harlem Shakes e Gangnam Styles, exemplos da histeria em massa do começo do século XXI e da psicologia viral da internet. Faixas usadas em filmes por diretores como Martin Scorsese, Quentin Tarantino ou os irmãos Coen provavelmente serão mais longevas, e mesmo aquelas usadas em musicais como ‘Mama Mia’ [a música de Sondheim com certeza durará muito mais do que a de Drake, por exemplo].
Sugestões do escritório da NME incluem BEYONCÉ, KANYE WEST, LED ZEPPELIN, PJ HARVEY, NICK CAVE, DAVE GROHL, DAVID BOWIE, RADIOHEAD, ADELE e JUSTIN TIMBERLAKE. O autor do texto vota em PHILIP GLASS, THE ROLLING STONES, BOB DYLAN, KRAFTWERK e KANYE WEST. É improvável que bandas enormes como KINGS OF LEON, COLDPLAY ou OASIS sejam lembradas.
Então, se você tivesse que chutar cinco artistas ou bandas que virarão hologramas em festivais de 2114, quais seriam? Os parâmetros são: eles devem estar vivos no século XXI, ou com algum membro ainda sobrevivente. Então o NIRVANA conta mesmo com Cobain tendo morrido em 1994. Quem estaria na sua cápsula do tempo? Hashtag to Twitter: #in100years."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps