O Futuro: que bandas serão lembradas daqui a 100 anos?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Texto original em inglês por LUCY JONES para a revista inglesa NME

"O ano é 2113. Os humanos se comunicam via telepatia sintética e viagens intergalácticas são mais fáceis do que atravessar Londres de ônibus. O clima é controlado com o clique de um botão e namorar com robôs é normal. Seus bisnetos podem carregar facilmente aquela GIF com você fantasiado em seu aniversário de 18 anos depois de 20 doses, ou aquele blog que você escrevia - mas quais bandas e artistas de nosso tempo terão importância para eles?

Robert Plant: "quase saí do Led quando meu filho morreu"Metallica: Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou Reed

Figuras históricas propensas a serem lembradas tendem a ser: a) maníacos genocidas; b) indivíduos que inventaram algo que mudou o mundo ou c) artistas que revolucionaram seu meio. É improvável, na verdade, que a música do ONE DIRECTION e de LADY GAGA será ensinada nas escolas do século XXII. É bastante provável que muitos artistas nem tenham sequer sua existência lembrada. 100 anos é muito tempo, e muitos músicos e artistas excelentes terão sido despejados na lixeira digital. Se olharmos para o ano de 1914, a música popular incluía o ragtime, calypso, músicas de IRVING BERLIN e HENRY BURR, e muitos compositores clássicos como DELIUS, SATIE, VAUGHAN WILLIAMS e RAVEL, mas não há muito que seja lembrado pelo cidadão leigo comum. O vasto acesso à internet tornará a pesquisa mais fácil, mas nossos descendentes estarão ocupados demais em outro planeta para se importarem com The Weekend ou Brooke Candy.

Do ponto de vista histórico, artistas como RUN DMC, os BEATLES, ELVIS, LOU REED, CHUCK BERRY, BOB DYLAN, APHEX TWIN, JAMES BROWN estarão lá, apesar da lista de nomes em potencial ser longa. Artistas como uma história associada a eles têm uma boa chance de sobreviver. MICHAEL JACKSON pode ser lembrado por 'Thriller' ter sido o primeiro vídeo de um artista negro a ser veiculado na MTV, mas ele também pode ser lembrado por sua vida bizarra e as acusações de pedofilia. BIGGIE e TUPAC podem ser lembrados por sua rivalidade de morte, as SPICE GIRLS pelo 'Girl Power' - mais, infelizmente, até que o BIKINI KILL - e AMY, JANIS, JIMI, KURT e o 'Clube dos 27' por esse fato facilmente associado. E daí você tem os Harlem Shakes e Gangnam Styles, exemplos da histeria em massa do começo do século XXI e da psicologia viral da internet. Faixas usadas em filmes por diretores como Martin Scorsese, Quentin Tarantino ou os irmãos Coen provavelmente serão mais longevas, e mesmo aquelas usadas em musicais como 'Mama Mia' [a música de Sondheim com certeza durará muito mais do que a de Drake, por exemplo].

Sugestões do escritório da NME incluem BEYONCÉ, KANYE WEST, LED ZEPPELIN, PJ HARVEY, NICK CAVE, DAVE GROHL, DAVID BOWIE, RADIOHEAD, ADELE e JUSTIN TIMBERLAKE. O autor do texto vota em PHILIP GLASS, THE ROLLING STONES, BOB DYLAN, KRAFTWERK e KANYE WEST. É improvável que bandas enormes como KINGS OF LEON, COLDPLAY ou OASIS sejam lembradas.

Então, se você tivesse que chutar cinco artistas ou bandas que virarão hologramas em festivais de 2114, quais seriam? Os parâmetros são: eles devem estar vivos no século XXI, ou com algum membro ainda sobrevivente. Então o NIRVANA conta mesmo com Cobain tendo morrido em 1994. Quem estaria na sua cápsula do tempo? Hashtag to Twitter: #in100years."




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Notícias

Robert Plant: quase saí do Led quando meu filho morreuRobert Plant
"quase saí do Led quando meu filho morreu"

Metallica: Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou ReedMetallica
Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou Reed

Floor Jansen: Eu não sou uma puta arroganteFloor Jansen
"Eu não sou uma puta arrogante"

HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Eagles: o significado da clássica Hotel CaliforniaEagles
O significado da clássica "Hotel California"

Baixistas: Os 10 maiores segundo os leitores da Rolling StoneBaixistas
Os 10 maiores segundo os leitores da Rolling Stone

Linkin Park: Por que ainda falam de Hybrid Theory?, diz ChesterLinkin Park
"Por que ainda falam de Hybrid Theory?", diz Chester


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336